Recomendação de Adaptadores Bluetooth Linux

Olá a todos, estou pensando em comprar esse adaptador bluetooth da Ugreen especificamente esse:

Queria saber se algum dos “pinguiners” tem esse adaptador, se qual a experiência.
Também gostaria de recomendações pois sei que esses adaptadores tem dois casos ou é plug in play e não precisam fazer nada, ou precisam drivers instalados manualmente.

Olá @Raficks, tudo bem contigo?

EU não consegui identificar o modelo com base nesse print que você mandou, mas eu uso um modelo da Ugreen a bastante tempo e funciona perfeitamente. Aqui no fórum temos alguns reviews de adaptadores bluetooth que funcionam bem no Linux, sugiro utilizar a ferramenta de pesquisa e dar uma conferida.

:vulcan_salute:

Opa, vacile em não ter mandado o modelo, desculpa, na descrição tem isso aqui:

Eu já tinha lido esse artigo sobre o adaptador da orico, porém não consegui achar o driver pelo link que você tinha deixado disponível, eu achei um driver do github, porém como eu olhei por cima acabei deixando de mão por não confiar…

Em versões recentes do kernel não é mais necessário instalar o driver manualmente, se não me engano, eu tinha deixado isso comentado no artigo. Vou até conferir novamente.

P.s.: a informação estava na discussão e não no meu tutorial, acabei de atualizar para informar isso.

:vulcan_salute:

1 curtida

esses pcie intel 210 sao plug and play no linux

1 curtida

Eu sei que essas placas PCIe são plug in play, mas não queria gastar tanto assim, e prefiro USB, mas valeu pela recomendação.

1 curtida

Tenho essa placa AX210 funcionando ok no Arch Linux.
Wifi e bluetooth funcionando tranquilo aqui.

1 curtida

Cara, eu tenho um Orico 4.0 faz muitos anos e sempre funcionou 100% no Linux, aliás foi o que melhor funcionou até hoje desses baratinhos. Eu comprei um da mesma marca que é 5.0 ou 5.2 e não funciona bem no Linux, só no WIndows.

O lsusb do 4.0 é: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)

Não sei exatamente o modelo mas é exatamente igual esse:

Acho que uso ele desde 2015 ou 2016, quase 10 anos já, diariamente. Consigo jogar com o DS4 e o fone BT com SBC-XQ ao mesmo tempo sem problemas, mesmo sendo 4.0. Consigo mandar audio com AptX HD também pro meu receptor da Ugreen e funciona numa boa. Eu sinceramente não entendo muito de BT e não sei qual a diferença entre os protocolos além de largura de banda e economia de energia. Minha única crítica é o alcance, se eu saio um pouco pra longe com o fone o som começa a falhar, coisa que não acontece quando uso o fone no celular, por exemplo.

EDIT: O modelo 5.0 que tenho é esse aqui:

Não compre desse, não funciona no Linux, fica caindo a conexão toda hora e tem que ficar tirando e colocando no USB pra voltar. No Windows funciona perfeitamente.

EDIT2: Acabei de ver que o Eddie postou sobre esse exato modelo ali em cima, talvez o meu esteja bichado?? Nunca consegui fazer funcionar direito e já tentei em inúmeras distros e em uns 4 PCs diferentes.

tenho este 5.0 igual, em kernel mais recente funciona, talvez esteja em alguma distro LTS?

Então, continuando a discussão, alguém aí já testou o adaptador da Baseus? Esse aqui:

Eu tô para comprar esse para conseguir usar o meu fone QCY T13 ANC no PC e também talvez meu controle de PS4 da Sony :thinking:

Eu até fiz uma pergunta no anúncio se o vendedor podia testá-lo no Linux :grin: mas ele disse que não usa :laughing:

se puder reportar aqui seria bom para outros que queiram saber se é reconhecido e funciona no Linux com mais detalhes…

Eu tô usando o Ubuntu, se não me engano ele tá no kernel 6.8. Depois vou testar novamente pra ver se continua o mesmo problema.