A equipe de desenvolvimento do Reborn OS, divulgou em seu blog que a partir do próximo mês (abril) deixarão de manter o instalador para Mac. O motivo para essa decisão é que praticamente não haviam downloads dessa versão e nenhum feedback de usuários possivelmente ativos.
Essa notícia, foi seguida pelo anúncio de que novas imagens do sistema já estão disponíveis para download.
RebornOS-2021.03.13-x86_64.iso
RebornOS-LTS-2021.03.14-x86_64.iso
Na prática, a principal diferença entre as duas versões é que a versão LTS possui um kernel LTS com patches para compatibilidade de hardware (HWE), sendo esta a versão recomendada para usuários que tenham problemas com o instalador oficial ou com algum driver presente no kernel mais atual.
O Reborns OS é uma distro rolling release baseada no ArchLinux.
Como distro, me parece mais interessante que o Arco Linux (o projeto de educar em Linux dos desenvolvedores do Arco é que brilha). Já mereceu vídeo no canal do Diolinux, aliás.
O pessoal do RebornOS precisa é aperfeiçoar o processo de instalação — que conta com um instalador próprio, exclusivo, chamado Cnchi. O instalador nos é apresentado como beta em pleno processo!
A ISO padrão do Arco Linux nem traz essa profusão de escolhas, e instala de cara o sistema em XFCE com opções de sessão em Openbox (gosto!) ou i3 (não gosto…).
Mas, enfim, dei uma chance ao Reborn e o instalei no notebook antigo. Com o MATE, que está na edição mais recente e veio “seco”, no padrão. Claro que já dei uma customizada.
Estou gostando do Reborn! Bem tranquilo de usar no “modo iniciante”. Mas achei a instalação lenta (mais até que a do Q4OS…). Detalhe que a ISO não é pequenina ─ pelo contrário: tem uns 2 Giga.
Outra questão: o instalador dá opção de pôr grupos de programas organizados por função (áudio e vídeo; ferramentas de sistema etc.), mas escolhê-la faz com que o sistema seja montado com vários softwares com uma mesma função.
O Reborn já vem com o Pamac, e na versão MATE traz também a loja do GNOME; mas não consegui desinstalar programas por essa loja, só pelo Pamac. A GNOME Software consta no menu, na seção Ferramentas do Sistema, mas o Pamac é acessível só pelo Centro de Controle.
Usando o RebornOS, novas observações:
. no vídeo no canal Diolinux sobre esse sistema está informado que a GNOME Software está no Reborn apenas para gestão dos flatpaks;
. o RebornOS em Plasma vem com a Discover e com KDE em Wayland por padrão;
. não chequei o Discover para ver se sua função é a mesma da GNOME Software, mas vi no menu do Plasma um item “Gerir Flatpaks”, no qual cliquei, mas deu mensagem de erro;
. o instalador próprio do Reborn (“herdado” do Antergos) trabalhou bem em meu notebook STI, com boot Legacy, mas se atrapalhou no meu Samsung com UEFI: o menu gerado pelo GRUB 2 achou o Linux Mint, mas não o Windows…
No fim das contas, deixei o RebornOS no STI velho de guerra e pus no Samsung o Arcolinux, que se instala via Calamares. Aliás, o Calamares dá banho no Ubiquity…
(Adotei o seguinte método: ter em cada máquina uma distro estável e uma rolling release. Nos meus notebooks as dobradinhas são: MX Linux e RebornOS; e Linux Mint e Arcolinux.)
Bicho, se usa Pamac, esquece o resto… Pamac gerencia AUR, Flatpaks, Snaps, pacman, espelhos, frequência de atualizações… tendo um canivete suíço, pra quê se preocupar com facas meio cegas? Hehehehe
(Ah, se o flatpak não vem instalado, basta recompilar pelo pacote pamac-all do aur)