Oi pessoal,
Como sabemos existe hoje vários sites que juram fazer o teste sua velocidade de internet. Como sppedtest, fast do netflix, EAQ e muitos outros.
Já testei muitos deles, mas o resultado nunca informa o valor real e vária muito de um resultado para outro com um distância muito grande de resultados. Muitos informam que tenho 65 ou 63 de download.
A dica que vou passar aqui é para download, mas para navegação você pode mudar o DNS que pode ter uma melhora significativa. Hoje existem o do google, clodeflare, opendns e outros.
Para download recomendo você baixar um arquivo grande de dois servidores mundiais ( Worldwide) que são hoje os melhores e te passará a velocidade real do seu download.
Veja a velocidade do download e multiplique por 8
1 byte (B) equivale a 8 bits (b) .Portanto, para saber se a velocidade, basta pegar o valor apresentado e multiplicar por 8, ou pegar a velocidade da internet contratada e dividir por 8.
exemplo:
Aqui fica em torno de 7.3 a 7.5 então a média é 7.4 MBps
7.4 x 8 = 59,2
Minha velocidade contratada é de 60 Mbps e eu consigo a velocidade média de 59,2 Mbps
Sim o exato foi mal expressado. Quis dizer que ele informa um valor abaixo do real ou bem mais alto do real. Contudo em um erro de resultado muito grande de um para outro. Pois lógico vária mediante a distância , servidor e outros fatores.
Concordo. Mas estes sites não dão o resultado da média real de navegação. Eles dão o resultado de download e upload em seu servidores dispovíveis.
A média real vária de servidor para servidor e outros fatores.
Exatamente o mesmo que ocorre quando vc baixa um arquivo de um servidor específico… Em teoria, um servidor do ubuntu ou mesmo da MS teria maior disponibilidade e menor acesso que o servidor das operadoras de internet… E como seu acesso é feito através dos servidores/roteadores de seu provedor, creio que esse teste seja o mais próximo da realidade.
Ele não informa mais ou menos, ele informa a média dos picos que ele conseguiu, passar do contratado ou vir menos (variação extrema) é exatamente como a internet é. Se vc usa fibra então, a variação é mais cabulosa ainda.
Esses testes são de boa, não precisa desacreditar deles e se dar o trabalho de fazer esses cálculos não
Como alguém que já tem três décadas e utilizava www quando já era comercialmente disponibilizada no Brasil, mas para uma meia dúzia de privilegiados, digo que hoje já estamos chegando à era da plena disponibilidade, que já ocorreu com HD’s, depois com memória RAM, dispositivos móveis, e agora com rede.
E como tal, o problema maior não será a velocidade entre você e seu provedor. Com conexões de fibra até mesmo em cidades do interior, ter acima de 50 mbps quase sempre é mais uma questão de luxo do que qualquer outra coisa, e aí vamos encarar outros problemas, que são a limitação para downloads internacionais, ou mesmo a capacidade das hospedagens dos sites. Aquilo que for fornecido a sua banda não será mais limitação.
Hoje testar velocidade para verificar conexão é coisa de quem ainda está em grande provedor e/ou serviço por par metálico.
Pois é, tem isso. A velocidade é entre você e o provedor que a ferramenta usa de referência. Alguns sites como o SpeedTest e nPerf deixam o usuário escolher para qual servidor deseja testar a velocidade.
O mesmo vale para download, a velocidade vai depender da rota e onde está esse arquivo.
Acrescento mais informações. Estou numa chácara, 50km do Centro de Curitiba. Conexão 2000/500 kbps me custa 105 reais. Jogo online perfeitamente e mesmo participando de campeonatos nacionais de E-Sports (ProRace) não tenho problemas de conexão, mas tenho amigos com 200mb e até 300mb que acabam caindo por vezes ou passando dificuldades de estabilidade. Nem sempre velocidade significa qualidade de conexão.
E sim, navega perfeitamente por sites e etc. A limitação fica pelo tempo de download.
Por trabalhar em provedores e ser formado em redes de computadores, obtive alguns conhecimentos quanto a isso, o esquema é o seguinte:
Os testes sempre vão variar, pois os mesmos dependem da sua conexão com o próprio servidor de testes, medidores como SpeedTest, Minha conexão entre outros não possuem um servidor próprio, ou seja, sempre que reiniciar o teste ele troca pra outro servidor que pode ou não estar lotado ou com problemas. Indico fortemente realizar testes pelo SIMET que é da própria NIC.br, o teste é bem completo e mostra jitter, ping e perda de pacotes, você mesmo pode escolher o servidor em que irá realizar os testes.
Eu sempre realizo contraprovas de teste de velocidade exatamente como você, baixando de um servidor livre como o da Microsoft, ou o bom e velho Kurumim da UFPR.
Em resumo eu executo em ordem:
1 - Speedtest para um servidor da mesma cidade.
2 - Download de um arquivo da Microsoft ou UFPR.
3 - Teste de navegabilidade de modo geral (como YouTube por exemplo).
pra baixar qualquer ISO Linux pra mim sempre foi horrível, tava baixando a iso no ubuntu focal a 14kB por segundo.
segui a dica de alguém que posto sobre trafic shapping, mudei o MAC e o Download da ISO foi a loucura, n ficou boa como devia ser mas ficou quase no limite que minha net deveria dispor.
Meço a velocidade 1 vez por dia (modem recém ligado) pelo comando speedtest-cli, no terminal.
Só em casos excepcionais, meço também pelo Simet (NIC BR) e pelo EAQ (dos provedores).
Em qualquer caso, mede-se apenas a velocidade até um servidor, em geral o que estiver respondendo melhor para a sua região, naquele momento.
Para baixar atualizações e imagens ISO, vai depender muito de haver espelhos no Brasil. Em geral, prefiro o da UFPR, a longo prazo, embora outros estejam mais rápidos em alguns momentos.
Quando o espelho está em outros países, a velocidade costuma sofrer bastante.
O Fast (Netflix) é enganador, pois usa compressão, e muitas vezes dá uma velocidade superior à real.
Na imagem abaixo, o Fast indica 330 Mbps, mas o Conky mostra que não chegou a 207 Mbps (que daria 26,1 MiB/s).