Real teste de velocidade de internet

Oi pessoal,
Como sabemos existe hoje vários sites que juram fazer o teste sua velocidade de internet. Como sppedtest, fast do netflix, EAQ e muitos outros.
Já testei muitos deles, mas o resultado nunca informa o valor real e vária muito de um resultado para outro com um distância muito grande de resultados. Muitos informam que tenho 65 ou 63 de download.

A dica que vou passar aqui é para download, mas para navegação você pode mudar o DNS que pode ter uma melhora significativa. Hoje existem o do google, clodeflare, opendns e outros.

Para download recomendo você baixar um arquivo grande de dois servidores mundiais ( Worldwide) que são hoje os melhores e te passará a velocidade real do seu download.

Um é da microsoft.com https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO
Baixe uma iso e veja depois de 40% qual será a media do download

O outro é da evowise.com ( vem melhorando o suporte a cada ano) 10 Gbps

no arch: Email Validation Service | ZeroBounce
no ubuntu: Email Validation Service | ZeroBounce

Veja a velocidade do download e multiplique por 8
1 byte (B) equivale a 8 bits (b) .Portanto, para saber se a velocidade, basta pegar o valor apresentado e multiplicar por 8, ou pegar a velocidade da internet contratada e dividir por 8.

exemplo:
Aqui fica em torno de 7.3 a 7.5 então a média é 7.4 MBps

7.4 x 8 = 59,2

Minha velocidade contratada é de 60 Mbps e eu consigo a velocidade média de 59,2 Mbps

Conhece mais algum servidor. Informe aqui.

Eu uso o EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade da internet)

2 curtidas

O resultado nunca vai ser exato mesmo não…

então.

já testei ele.

E ele sempre informa um valor abaixo do download ou bem acima do real

Por exemplo.
Neste site em um computador na rede via wifi. Ele informa um valor de 27, mas os downloads nestes sites informam um valor 48,8

Sim o exato foi mal expressado. Quis dizer que ele informa um valor abaixo do real ou bem mais alto do real. Contudo em um erro de resultado muito grande de um para outro. Pois lógico vária mediante a distância , servidor e outros fatores.

O a taxa de download de um site especifico não representa a média real da navegação na internet.

Concordo. Mas estes sites não dão o resultado da média real de navegação. Eles dão o resultado de download e upload em seu servidores dispovíveis.
A média real vária de servidor para servidor e outros fatores.

Exatamente o mesmo que ocorre quando vc baixa um arquivo de um servidor específico… Em teoria, um servidor do ubuntu ou mesmo da MS teria maior disponibilidade e menor acesso que o servidor das operadoras de internet… E como seu acesso é feito através dos servidores/roteadores de seu provedor, creio que esse teste seja o mais próximo da realidade.

Ele não informa mais ou menos, ele informa a média dos picos que ele conseguiu, passar do contratado ou vir menos (variação extrema) é exatamente como a internet é. Se vc usa fibra então, a variação é mais cabulosa ainda.
Esses testes são de boa, não precisa desacreditar deles e se dar o trabalho de fazer esses cálculos não :joy:

1 curtida

Entendo, mas como falei há uma erro um grande em seus resultados.

Como disse, o real é o máximo que vc pode chegar e não a média…

Acabei de fazer um teste aqui no EAQ e me passou o resultado de download de 1,8 e upload 9. Se eu tivesse nesta velocidade nem navegar direito.

Como dito é uma dica. Mas o pessoal pode fazer o teste como preferir.

:+1:

só para passar outra dica…

uma lista para quem preferir usar medidor

uma lista

1. Google Fiber Speed Test
  2. Online Speedtest by Ookla
  3. NetSpot
  4. Verizon Speed Test
  5. Fast
  6. SpeedOf.me
    7.AT&T Internet Speed Test
  7. SpeedSmart
  8. Xfinity Speed Test
  9. Meteor
    11-EAQ
    12.simet

Sempre uso o Fast e o nperf.com
O Fast normalmente mostra um valor inferior ao calculado pelo Nperf.

Como alguém que já tem três décadas e utilizava www quando já era comercialmente disponibilizada no Brasil, mas para uma meia dúzia de privilegiados, digo que hoje já estamos chegando à era da plena disponibilidade, que já ocorreu com HD’s, depois com memória RAM, dispositivos móveis, e agora com rede.
E como tal, o problema maior não será a velocidade entre você e seu provedor. Com conexões de fibra até mesmo em cidades do interior, ter acima de 50 mbps quase sempre é mais uma questão de luxo do que qualquer outra coisa, e aí vamos encarar outros problemas, que são a limitação para downloads internacionais, ou mesmo a capacidade das hospedagens dos sites. Aquilo que for fornecido a sua banda não será mais limitação.
Hoje testar velocidade para verificar conexão é coisa de quem ainda está em grande provedor e/ou serviço por par metálico.

Pois é, tem isso. A velocidade é entre você e o provedor que a ferramenta usa de referência. Alguns sites como o SpeedTest e nPerf deixam o usuário escolher para qual servidor deseja testar a velocidade.
O mesmo vale para download, a velocidade vai depender da rota e onde está esse arquivo.

Acrescento mais informações. Estou numa chácara, 50km do Centro de Curitiba. Conexão 2000/500 kbps me custa 105 reais. Jogo online perfeitamente e mesmo participando de campeonatos nacionais de E-Sports (ProRace) não tenho problemas de conexão, mas tenho amigos com 200mb e até 300mb que acabam caindo por vezes ou passando dificuldades de estabilidade. Nem sempre velocidade significa qualidade de conexão.

E sim, navega perfeitamente por sites e etc. A limitação fica pelo tempo de download.

Vocẽ pode testar diretamente do terminal…
sudo apt install speedtest
speedtest

2 curtidas

Por trabalhar em provedores e ser formado em redes de computadores, obtive alguns conhecimentos quanto a isso, o esquema é o seguinte:
Os testes sempre vão variar, pois os mesmos dependem da sua conexão com o próprio servidor de testes, medidores como SpeedTest, Minha conexão entre outros não possuem um servidor próprio, ou seja, sempre que reiniciar o teste ele troca pra outro servidor que pode ou não estar lotado ou com problemas. Indico fortemente realizar testes pelo SIMET que é da própria NIC.br, o teste é bem completo e mostra jitter, ping e perda de pacotes, você mesmo pode escolher o servidor em que irá realizar os testes.

2 curtidas

Eu sempre realizo contraprovas de teste de velocidade exatamente como você, baixando de um servidor livre como o da Microsoft, ou o bom e velho Kurumim da UFPR.

Em resumo eu executo em ordem:

1 - Speedtest para um servidor da mesma cidade.
2 - Download de um arquivo da Microsoft ou UFPR.
3 - Teste de navegabilidade de modo geral (como YouTube por exemplo).

pra baixar qualquer ISO Linux pra mim sempre foi horrível, tava baixando a iso no ubuntu focal a 14kB por segundo.
segui a dica de alguém que posto sobre trafic shapping, mudei o MAC e o Download da ISO foi a loucura, n ficou boa como devia ser mas ficou quase no limite que minha net deveria dispor.

Boa tarde swatquest!

Cara eu já usei praticamente todos os programas e sites e sites de testes, porém o que mais gostei é o que segue abaixo:

Google Fiber Speed Test

Meço a velocidade 1 vez por dia (modem recém ligado) pelo comando speedtest-cli, no terminal.

Só em casos excepcionais, meço também pelo Simet (NIC BR) e pelo EAQ (dos provedores).

Em qualquer caso, mede-se apenas a velocidade até um servidor, em geral o que estiver respondendo melhor para a sua região, naquele momento.

Para baixar atualizações e imagens ISO, vai depender muito de haver espelhos no Brasil. Em geral, prefiro o da UFPR, a longo prazo, embora outros estejam mais rápidos em alguns momentos.

Quando o espelho está em outros países, a velocidade costuma sofrer bastante.

O Fast (Netflix) é enganador, pois usa compressão, e muitas vezes dá uma velocidade superior à real.

Na imagem abaixo, o Fast indica 330 Mbps, mas o Conky mostra que não chegou a 207 Mbps (que daria 26,1 MiB/s).

O que pude verificar, até agora, está num longo post de blog.