Senhores, primeiramente: Boa noite. É um prezer estar fazendo parte desse fórum de pinguins!
Dito isso, preciso de uma ajudinha… É um problema que já “resolvi”, mas eu adoraria consertar de verdade esse problema.
Jogo num Kubuntu 25.04 e sou muito feliz. Consigo jogar muita coisa com FPS alto, mais alto ainda com o Above 4g decoding habilitado. Mas notei estranhezas quando resolvo ativar o ResizebleBAR na minha BIOS
Sempre que o RE-BAR está ativado, o FPS dos meus jogos cai pela metade, às vezes mais, dependendo do jogo.
Levei dois meses para perceber que era o RE-BAR. Desativei-o na BIOS (O linux aumenta o BAR de qualquer jeito, desde que o Above 4g decoding esteja ativado, então não liguei na hora) e agora tudo corre bem.
Mas, ocasionalmente, eu uso o Windows para jogar alguns jogos cujo anticheats não me permitem no Linux e agora o problema se repete inversamente. Perco muitos FPS no Windows por estar com o RE-BAR desativado.
Será que alguém passou por algo parecido? E é uma sinuca de bico, se mantenho o RE-BAR desativado, perco FPS no Windows. Se resolvo ativar, o Linux vai performar mal.
Claro - “Mude o status do RE-BAR na bios toda vez que trocar de sistema” - Até pode ser, mas é meio exaustivo ficar fazendo isso.
Se alguém tiver uma idea de como “Ignorar o RE-BAR da BIOS” no linux, ou ativar o RE-BAR no windows sem mudar nada na BIOS, ficarei grato.
Hardware:
CPU: AMD Ryzen 7 3700X
GPU: AMD Radeon RX 6600
MB: AsRock A320M-HD R4.0
RAM: 32GB pentes genéricos da China