“Boa tarde, tudo bem? Eu comecei a me aventurar no Linux e, por indicação, estou usando o Pop!_OS.No Windows, eu utilizava o RDP (Área de Trabalho Remota) para me conectar a alguns servidores Windows e computadores. Além disso, configurava a minha área de trabalho para acessá-la remotamente via VPN. Estou enfrentando uma pequena dificuldade para encontrar uma opção similar no Linux. Esse tipo de serviço é exclusivo do Windows ou há alguma ferramenta equivalente no Linux que permita acessar outro PC ou servidor, ou mesmo o próprio PC remotamente utilizando o protocolo RPD?”
Existem algumas boas ferramentas.
Acho que o mais usado (pelo menos, por mim ) é o Remmina.
Você pode encontrá-lo no Flathub.
Não sei se tem na loja do POP_OS (se tiver o plugin flatpak habilitado, com certeza terá).
Seja bem vindo.
Eu acesso servidores usando o protocolo RDP com o remmina diariamente.
Acho que ele é simples e muito útil.
Olá @Eduardo_Junior seja bem-vindo!
Se o objetivo for conectar a máquinas remotas, como cliente, um aplicativo ótimo é o Remmina, como já foi falado aqui.
Agora, se o objetivo for acessar a sua máquina Linux remotamente via RDP, você pode instalar uma ferramenta chamada XRDP, que vai instalar um servidor RDP na sua máquina. Para isso, siga os passos a seguir:
- Instalar o XRDP:
sudo apt install xrdp
- Habilitar o serviço. Se não tiver sido habilitado e iniciado automaticamente durante a instalação, faça isso com o comando:
sudo systemctl enable --now xrdp
Para verificar o status do serviço execute:
systemctl status xrdp
- Configurar o firewall para permitir conexões remotas via RDP:
sudo ufw allow 3389
sudo ufw reload
Algumas considerações. Na minha experiência, tive problema algumas vezes ao tentar logar em uma sessão, onde já estava logado em outro computador, e por alguma razão ele não desconectou automaticamente a outra sessão, como acontece no Windows. Sendo assim, não esqueça de encerrar a sessão manualmente sempre que terminar de usar. Mas isso é algo que pode ser configurado também, tem que pesquisar…
Esse blog tem algumas dicas e tutoriais úteis sobre o XRDP:
https://c-nergy.be/blog/?cat=79
Você também pode verificar o artigo sobre XRDP na excelente Arch Wiki:
https://wiki.archlinux.org/title/Xrdp
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.