RDP – O acesso do seu Usuário no PC no dispositivo que você quiser

O Protocolo RDP (Remote Desktop Protocol) foi criado pela Microsoft para, como está no nome: Acessar Remotamente o acesso de um usuário que esteja em um computador, seja pela internet quer pela rede local.

Mas qual a utilidade disso?
Na prática, você só precisaria ter 1 computador potente (as vezes nem tanto) - um servidor, que de resto, só algo que possa rodar o Protocolo RDP, Vídeo, Teclado e mouse, e áudio(se quiser).

Qual a vantagem?
Desembolsar o cu$to de só 1 máquina com configurações rasoáveis. E comprar, ou máquinas inferiores para as estações em que se vai se logar. — Que pode ser muito bem substituído por um Raspberry Pi Zero W, um monitor, e um teclado e mouse.

O uso aqui vai ser:
Na sua casa ou empresa, tem só um computador, mas outras pessoas ficam querendo usar, e tem que ficar esperando você usar para que depois ela passa vir a usar?
Como já dito, com um servidor de RDP e vários kits RPi Zero W, todos podem usar a mesma máquina ou PC remotamente. Seu celular suporta rodar uma máquina virtual ou um outro sistema operacional em paralelo?

Então habilitando o serviço de RDP nesse sistema rodando em paralelo, você vai ter seu Windows*/Linux(Ubuntu, Arch, etc) completo no seu bolso.
*É possível também com as versões Home e Pró - eu mesmo já consegui isso.

E se utilizar um kit citado acima, você vai poder acessar a partir de uma TV ou monitor comuns.

Obs.: Se SmartWatches (relógios e pulseiras inteligentes) tivessem um bom processador e memória de sobra, eles também poderiam se tornar Servidores RDP, e você ter o seu PC completo portátil e seus arquivos locais.

Para acessar, basta ter: O IP do servidor, o Usuário e a Senha.

Veja como é simples:

Ativação do RDP de uma VM com Ubuntu e uso pelo Windows.

Mais detalhes:

Faça o teste:
Instale o Ubuntu no seu smartphone Android, e tenha um PC Desktop em seu bolso.


E aí, já fez uso do RDP? Imaginou outras possibilidades de uso?

3 curtidas

Sim, com certeza. O problema é a estrutura que cada país e cidade vai dispor para fornecer a banda de internet para quê funcionem até jogos, como é o caso atual do Stadia aqui no Brasil.

1 curtida

Isso vai se arrumar com o tempo.
Quando acontecer né, já poderemos jogar nossos hardwares locais fora.