Ravyn OS : Sistema basedo em BSD com a cara dos produtos da Apple

Tecnicamente nao e Linux mas e um sistema operacional open source entao eu achei que seria bacana compartilhar por aqui!

https://ravynos.com/

7 curtidas

Mais um, fortemente inspirado no Mac OS?! Tomará que esse vingue ao menos.

Edição: olhando com cuidado, agora, notei que se trata de uma mudança de nome do antigo beta airyxOS.

O ravynOS promete rodar aplicativos de MacOS (embora em estágio bem inicial), e permitir aos desenvolvedores usar a API Cocoa. Ou seja, não é apenas uma mera inspiração no MacOS na aparência, eles querem construir um MacOS livre de verdade.

Em tempo, há um software em desenvolvimento que ao ser instalado no Linux permite rodar aplicações básicas do MacOS. Trata-se do Darling, sendo que com ele já foi possível rodar alguns utilitários de linha de comando.

1 curtida

Só acho que não tem cara de nenhuma das versões do Mac OS, nem o Mac OS Cheetah. É um mix de coisas de diversos sistemas mesmo, mas interessante de qualquer forma.

e onde está a iso para baixar?

eu não entendo esse tesão de copiar o MacOS

1 curtida

Acredito que as pessoas costumam tentar copiar aquilo que elas acham que é ideal, acho que isso vai de cada um, e geralmente a cópia fica meio estranha.

Eu acho o Mac OS um OS bonito, mas pelo menos para mim, uma grande parte disso é o conjunto completo da obra.

Hackintosh perde uma grande parte da sua beleza para mim, você perde o belo monitor, calibrado para um espaço de cor wide gammut P3 específico da Apple, integração entre o sensor true tone, tela e MacOS, um OS com imagens, texturas e afins pensados para o wide gammut Apple P3 , etc.

Ai tem vários aspectos que vão desde características técnicas e objetivas até questões mais superficiais como status e realização de um desejo ilusório.

1 curtida

sinto falta se uma distro *BSD com um ambiente desktop completo com cara de UNIX.