Raspberry PI/Raspbian - Permissão Negada ao criar pastas (HD EXTERNO)

Olá a todos!

Tenho um Raspberry Pi 3, e quero usar ele para criar um cliente/servidor Torrent usando o Transmission-Daemon dentro do Raspbian

Eu segui alguns tutoriais que encontrei para fazer a instalação e configuração, a mesma foi bem sucedida!

Porém, eu tenho um HD Externo que eu vou usar como pasta destino dos downloads, e aqui é que entra o problema:

-O Tutorial, diz para criar duas pastas, uma com o nome “Torrent-Incomplete” e a outra com o nome “Torrent-Complete” e eu simplesmente não estou conseguindo criar estas pastas dentro do HD! Quando tento, recebo uma mensagem de “Permissão negada” tentei criar usando o terminal em modo root, e não consegui, o HD está com as permissões ativas para qualquer usuário ler e escrever, mas mesmo assim, não obtive sucesso, também não estou conseguindo mover nenhum arquivo pra dentro dele;
Porém, dentro do SD onde o sistema está instalado, eu consigo criar as pastas normalmente!

Desde já, agradeço a quem souber qual é o problema, e como resolver!

Att.

Qual o caminho completo para o HD? E o nome de usuário?

na pasta do seu HD as permissões estão mesmo em com permissões 777? pois geralmente para dispositivos de armazenamento eles vem com essa opção, em todo caso faça o seguinte abra o seu hd no terminal e suba um diretório, após isso poste a saída do comando

ls -la

assim fica mais fácil entender o que está acontecendo.

outra possibilidade é o raspberry ter montado seu HD apenas no modo de leitura, acho que é o mais provável.

se for caso você pode fazer os seguintes procedimentos:
se souber a letra já ajuda :stuck_out_tongue:

sudo umount /media/user/ExternalDrive | esse comando desmonta a unidade de armazenamento

apenas se o comando acima não der certo use o comando a seguir:

sudo umount -l /media/user/ExternalDrive

se não souber a localização o ponto de montagem use esse comando:

lsblk

e copie o que está no campo mountpoint

agora que você já desmontou terá que monta-lo novamente agora com as permissões de leitura e escrita para isso use o seguinte comando:

sudo mount --rw /dev/sda/ /mnt/sua_pasta

senão conseguir montar não se desespere, é necessário montar em uma pasta já existente para basta apenas cria-lá, e provavelmente estará funcionando tudo como deve, pode se montar em qualquer lugar que você queira esses exemplos demostrados apenas seguem um convenção.

1 curtida

O caminho está /media/pi/500gb (500gb é o nome do hd)
Porém, não sei dizer o nome de usuário, acho que o Pi configurou isso sozinho…
No terminal aparece pi@raspberry

Execute estes dois comandos para alterar as permissões:

sudo chown -R pi:pi /media/pi/500gb
sudo chmod 775 /media/pi/500gb

1 curtida

Bom vamos por partes
Primeiramente, não consegui tirar print pela raspberry, então, eu acessei a mesma via Putty
Usando o primeiro comando ls -la (dentro do HD) apareceu o seguinte:

Eu consegui desmontar o HD usando o comando sudo umount /media/user/ExternalDrive

Porém, não consegui fazer a “Remontagem”
Após usar sudo mount --rw /dev/sda/ /mnt/sua_pasta apareceu o seguinte:

Emfim, despluguei e pluguei o HD da Raspberry e ele montou novamente, mas ainda aparece como permissão negada!

Usando o lsbk apareceu o seguinte

Executei os dois comandos,
sudo chown -R pi:pi /media/pi/500gb
sudo chmod 775 /media/pi/500gb
Porém, nenhum deu qualquer mensagem no terminal, e ainda não consigo criar as pastas
Uma observação que percebi agora,
Quando vou em Propriedades/Permissões, no HD, tem a parte de “Controle de Acesso”
Com as seguintes opções:
-Ver Conteúdo
-Alterar Conteúdo
-Acessar Conteúdo

Eu mudo as permissões de “Somente o Proprietário” para “Qualquer um”
E depois que dou o Ok para salvar, ele volta as permissões para Somente Proprietário

Ambos os comandos não geram nenhuma mensagem. Tentou desmontar e montar o HD novamente depois de executar os comandos? Você tem que executar os comandos com o HD conectado no Raspberry Pi.

Tenho um Raspberry Pi e também utilizo o Transmission Web, utilizei os mesmos comandos que te passei para alterar as permissões do meu HD.

Sim! Fiz todo o processo com o HD conectado
Usei o sudo Umount para desmontar, mas não estou conseguindo remontar via terminal
Ele remonta caso eu desconecte e reconecte o HD da Raspi, mas ainda sim ele nega a criação

EDIT:
Tentei re-executar os comandos, e apareceu o seguinte:

Essas mensagens de somente leitura não deveriam aparecer, tente formatar o HD pelo próprio Raspberry Pi.

sudo mkfs.ext4 /dev/sda1

Depois execute os dois comandos que eu havia passado anteriormente.

2 curtidas

Vamos lá então, por partes:

-Primeiramente, não consegui formatar o HD direto do Raspberry, mas fiz isso usando o mint, formatei ele em EXT4
Então, pluguei ele novamente no Raspi, e executei os comandos que vc havia passado, então, reiniciei a Raspi (pois depois que eu desmontava o HD, não conseguia remontá-lo)
Depois de iniciar a Pi novamente, consegui alterar todas as permissões e consegui criar as pastas que eu precisava (SUCESSO! PROBLEMA RESOLVIDO!)
Porém, agora estou com um novo problema:
Eu setei o diretório de cada pasta em seu devido lugar, no arquivo .json do Transmission, e coloquei um torrent para testar, agora estou com esse erro aparecendo:

Tente alterar a permissão da pasta do Transmission.

sudo chmod 775 /media/pi/500gb/torrent-complete

Não funcionou…
O Erro continua

Fiquei sem ideias, vamos ver se alguém tem outra sugestão.

Já tentou mudar a montagem dele no FSTAB? Adicionando as permissões por lá?

Não tentei… Como eu faço isso?

Infelizmente, após diversas tentativas, seguindo dicas e sugestões (até mesmo de foruns gringos) não consegui resolver o problema com o download (Access Denied)
Mas o problema principal do tópico foi resolvido, agradeço ao Drako e a todos os outros que deram suas sugestões
Vou tentar arrumar outras soluções para criar um cliente torrent Web, e vou usar minha Raspi para outros projetos mais legais!

Att.

Aqui tem algumas dicas sobre ele: Como configurar discos e partições no Linux usando FSTAB - Diolinux

Olá, estou com o mesmo problema.

Tentei montat automaticamente com fstab:

sudo nano /etc/fstab

    /dev/sda1 /mnt/extdrive auto rw,noatime 0 0

Mas sem sucesso.

Pesquisei nesse forum e fiz um teste e vi que é o probelama do usuário root versus pi:
https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?t=228092

Fiz um pequeno teste para comprovar:

pi@NASTOR:~ $ nano /mnt/extdrive/torrent/teste1.txt
pi@NASTOR:~ $ sudo nano /mnt/extdrive/torrent/teste1.txt

No primeiro comando o usuário é pi e nao consigo escrever na pasta do HD externo.
No segundo comando o usuário é root pois estou usando SUDO e consigo escrever na pasta do HD externo.

Tentando ver como faço para arrumar isso.
Se conseguir posto aqui.

Evolui em alguns pontos:

Desistir de criar a pasta dentro do diretório /mnt pois de maneira alguma conseguia escrever no disco com o usuário pi. Assim criei a pasta /extdrive no diretório raiz e dei permissão 777:

pi@nastor:/ $ sudo mkdir /extdrive
pi@nastor:/ $ sudo chown -R pi:pi /extdrive
pi@nastor:/ $ sudo chmod 777 /extdrive
pi@nastor:/ $ ls -l | grep extdrive
drwxrwxrwx 3 pi pi 4096 Apr 26 15:38 extdrive

Para montar o disco no boot, vc tem que usar a opção users, pois senão o root se tornará proprietário da pasta automaticamente, mesmo que ela tenha sido montada pelo usuário pi:

pi@nastor:/ $ sudo nano /etc/fstab

/dev/sda2 /extdrive auto rw,users,noatime 0 0

Assim consigo escrever no hd externo com o usuário pi:

pi@nastor:/ $ sudo -u pi nano /extdrive/teste.txt

Porém mesmo tendo colocado o usuario debian-transmission no grupo pi com o comando abaixo:

pi@nastor:/ $ sudo usermod -a -G debian-transmission pi

Não consigo fazer que ele tenha permissão de escrever no hd externo:

pi@nastor:/ $ sudo -u debian-transmission nano /extdrive/teste.txt
Unable to create directory /var/lib/transmission-daemon/.nano: Permission denied
It is required for saving/loading search history or cursor positions.
Press Enter to continue

Alguma ideia pessoal?