Raspberry pi: Copiar/Colar Sistema operacional

Olá pessoal! Eu tenho uma dúvida, que talvez seja meio idiota :joy: , mas vamos lá.

Atualmente eu uso o sistema Raspbian Lite dentro do meu Raspberry Pi. Eu fiz um tutorial de instlação do sistema em um pendrive USB pq na época estava sem um cartão SD, funcionou perfeitamente e esta rodando até hoje aqui direitinho.

Agora eu consegui um cartão SD e queria tirar o sistema do USB e deixar funcionando normalmente no SD. Como tenho já muitos pacotes, configuração de servidores, toneladas de arquivos, tudo rodando nesse USB aonde está o sistema Raspbian Lite randando no Raspberry Pi… teria como eu transferir tudo que está no pendrive pro SD com um simples copiar/colar ou algum outra forma diferente?

2 curtidas

O Clonezilla é uma opção bem popular para essa finalidade, pessoalmente nunca utilizei, mas existem muitos tutoriais online.

https://clonezilla.org/

1 curtida

Verifica esse link se te atende :

Diz sobre criar uma iso como no seu caso do pendrive e jogar para o sd,talvez seria uma soluçao.verifique e teste ok?

2 curtidas

To tentando aprender como funciona o clonezilla, estou vendo algusn videos pela internet, vlw !

1 curtida

Super simples clonar um .img pelo proprio terminal de comando em poucos passos, fiz aqui e deu certo, mas tem um problema.

Esse meu USB tem 32Gb, está sendo utilizado no total apenas 6Gb, porém quando se forma a imagem ela vem ocupando 32Gb, mesmo espaço de todo o USB… Sendo assim fica impossivel escrever a imagem no meu SD que tem apenas 8GB.

Vou ver se tem algum parametro pra implementar no comando pra reduzir o tamanho da imagem

2 curtidas

A melhor solução que eu conheço é usar o comando dd. Você teria que identificar os drivers. Um deve ser sda e o outro sdb, não sei qual é o pendrive e qual é o cartão mas tudo me leva a crer que o cartão será o sda. Aí você digita no terminal:

sudo dd if=/dev/sdb of=/dev/sda

Isso irá fazer um clone do pendrive no cartão. Só não se esqueça primeiro de identificar qual é o sda e qual é o sdb para não apagar o pendrive.

4 curtidas

Eu aprendi o comando dd agora, bem simples mesmo, mas como postei antes, ele fez a .img do tamanho do USB (32Gb) e ela não cabe no meu SD (8Gb).

Não testei fazendo a saida direto do USB pro SD, eu fiz a saida pra dentro do meu notebook. Talvez dê erro se jogar a saida diretamente no SD por causa do tamanho, ou será que não?

Vou tentar essa opção aqui.

Até agora nenhuma solução que tentei deu certo… estou formando imagens gigantescas que não cabem no SD

Tentou GParted ?!
Redimencionando a particao antes de copiar entre um disco e outro ?!

como vc disse pra conseguir isso somente reparticionando para reduzir o tamanho, alguns tiveram sucesso pelo windows mesmo por ser mais facil no paragon,no windows mesmo bem simples.

Bom pessoal, infelizmente não consegui acha ruma solução.

Tentei todas as possibilidades que foram indicadas aqui, eu consegui sim clonar a imagem porém o clone funciona “byte por byte”, ou seja, como o local aonde está meu sistema é um pendrive de 32Gb, a imagem vem com 32Gb.

Eu zipei a imagem e ela caiu pro tamanho original do arquivo, que ficou na faixa dos 5Gb, porém não sei pq, escrever a imagem comprensada no meu SD não funciona, o raspberry nem faz o boot.

Enfim… Vou reinstlar o sistema do zero mesmo mas vou manter esse meu USB com meu sistema operacional lá dentro caso apareça uma alternativa nova

Isso da para fazer “facinho” no Gparted é só lteralmente em uma livecd copiar a partição (provavelmente será o /dev/sda1) do sd e depois colar no Pendrive , verifique o tamanho da partição do sd é igual ao armazenamento do Pendrive

É só escolher a opção copiar e depois colar

Ou literalmente dá um CTRL+C e um CTRL+V