Raspberry pi: Copiar/Colar Sistema operacional

Olá pessoal! Eu tenho uma dúvida, que talvez seja meio idiota :joy: , mas vamos lá.

Atualmente eu uso o sistema Raspbian Lite dentro do meu Raspberry Pi. Eu fiz um tutorial de instlação do sistema em um pendrive USB pq na época estava sem um cartão SD, funcionou perfeitamente e esta rodando até hoje aqui direitinho.

Agora eu consegui um cartão SD e queria tirar o sistema do USB e deixar funcionando normalmente no SD. Como tenho já muitos pacotes, configuração de servidores, toneladas de arquivos, tudo rodando nesse USB aonde está o sistema Raspbian Lite randando no Raspberry Pi… teria como eu transferir tudo que está no pendrive pro SD com um simples copiar/colar ou algum outra forma diferente?

1 Like

O Clonezilla é uma opção bem popular para essa finalidade, pessoalmente nunca utilizei, mas existem muitos tutoriais online.

https://clonezilla.org/

1 Like

Verifica esse link se te atende :

Diz sobre criar uma iso como no seu caso do pendrive e jogar para o sd,talvez seria uma soluçao.verifique e teste ok?

1 Like

To tentando aprender como funciona o clonezilla, estou vendo algusn videos pela internet, vlw !

1 Like

Super simples clonar um .img pelo proprio terminal de comando em poucos passos, fiz aqui e deu certo, mas tem um problema.

Esse meu USB tem 32Gb, está sendo utilizado no total apenas 6Gb, porém quando se forma a imagem ela vem ocupando 32Gb, mesmo espaço de todo o USB… Sendo assim fica impossivel escrever a imagem no meu SD que tem apenas 8GB.

Vou ver se tem algum parametro pra implementar no comando pra reduzir o tamanho da imagem

2 Likes

A melhor solução que eu conheço é usar o comando dd. Você teria que identificar os drivers. Um deve ser sda e o outro sdb, não sei qual é o pendrive e qual é o cartão mas tudo me leva a crer que o cartão será o sda. Aí você digita no terminal:

sudo dd if=/dev/sdb of=/dev/sda

Isso irá fazer um clone do pendrive no cartão. Só não se esqueça primeiro de identificar qual é o sda e qual é o sdb para não apagar o pendrive.

3 Likes

Eu aprendi o comando dd agora, bem simples mesmo, mas como postei antes, ele fez a .img do tamanho do USB (32Gb) e ela não cabe no meu SD (8Gb).

Não testei fazendo a saida direto do USB pro SD, eu fiz a saida pra dentro do meu notebook. Talvez dê erro se jogar a saida diretamente no SD por causa do tamanho, ou será que não?

Vou tentar essa opção aqui.

0 Likes

Até agora nenhuma solução que tentei deu certo… estou formando imagens gigantescas que não cabem no SD

0 Likes

Tentou GParted ?!
Redimencionando a particao antes de copiar entre um disco e outro ?!

0 Likes

0 Likes

como vc disse pra conseguir isso somente reparticionando para reduzir o tamanho, alguns tiveram sucesso pelo windows mesmo por ser mais facil no paragon,no windows mesmo bem simples.

0 Likes

Bom pessoal, infelizmente não consegui acha ruma solução.

Tentei todas as possibilidades que foram indicadas aqui, eu consegui sim clonar a imagem porém o clone funciona “byte por byte”, ou seja, como o local aonde está meu sistema é um pendrive de 32Gb, a imagem vem com 32Gb.

Eu zipei a imagem e ela caiu pro tamanho original do arquivo, que ficou na faixa dos 5Gb, porém não sei pq, escrever a imagem comprensada no meu SD não funciona, o raspberry nem faz o boot.

Enfim… Vou reinstlar o sistema do zero mesmo mas vou manter esse meu USB com meu sistema operacional lá dentro caso apareça uma alternativa nova

0 Likes