Raspberry Pi 500 vale a pena?

Raspberry Pi 500
Fala gente, tb? Eu ultimamente ando de olho num raspberry pi, principalmente pelo preço e pela quantidade de coisas q da pra fazer com esse “pczin” arm. E acabei esbarrando no raspberry pi 500, a evolução do raspberry pi 400, o teclado com o “pczin” (amei esse nome) dentro, e queria saber se vale a pena, pra usar como pc mesmo, provavelmente com um arch arm, eu ja verifiquei, todos softwares q preciso funcionam em arm, então ele vale a pena? Ou existe outra verção melhor? Fico grato com qualquer dica ou ajuda

2 curtidas

Olá tudo bem? Deixa eu saber algumas informações e fazer algumas considerações (eita rimou)

Esses 1200 reais que voce vai gastar no raspberry é o dinheiro que voce vai usar para ter o seu principal dispositivo de trabalho/lazer ou é um dinheiro extra que você tem para gastar e como dizem os jovens “se mimar”?

Se for para adquirir o seu dispositivo de produção, eu acho que é melhor ir com o bom e velho x86, existem pc prontos por esse valor na pichau que vão te dar um desempenho muito maior do que o raspberry, obviamente consumindo mais energia.

Se você precisa de mobilidade, aí é algo a se considerar.

Se esse valor que você tem é para gastar, porque você já tem o seu dispositivo principal, então faça o pix :grinning_cat:

4 curtidas

Parece que o raspberrys precisam de sistemas operacionais desenvolvidos especificamente para eles, esses sistemas são oferecidos no programa raspberry pi imager.
Mas não é bem criado para o raspiberry pi, é que o sistema bootável é que tem que ser.

1 curtida

Eu instalei o programa aqui só para dar uma olhada, e eu vi uma opção de instalar imagem customizada, mas sem ser imagem customizada, o que é distribuído oficial é o raspiberry pi os, que é baseado no Debian.
Provavelmente vc vai ter o repositório do Debian a disposição.

1 curtida

Mano, e mais pra me mimar um pouco mesmo, kkk, e tbm quem sabe usar de vez em quando fora de casa ou algo assim, provavelmente continuaria no meu pc mesmo. e sobre o OS @aguamole, pelo q eu vi, existem varios OS para raspberry pi, e me parece q qualquer OS para arm funcionara, e existe o Arch linux arm, q creio q deve funcionar nele…

Sim, em tese qualquer OS aarch64 serve. Mas na prática não é bem assim. Há muitas particularidades e para uma experiência mais tradicional vale ir de padrão mais oficial.

Para o Pi5, nesse momento, o que melhor performa de fato são o Pi OS oficial e o Ubuntu 25.04. Isso de modo tradicional, ou seja, queima a imagem/disco e roda. Fora isso tem que ver builds que usam curadoria da tree específica pra Raspi.

1 curtida

Ahh importante, lembra de certificar de ter fonte e cooler ativo. O Pi5 frita rápido.

1 curtida

Só passei aqui para saber se voce comprou e, caso sim, se ele vale a pena.

2 curtidas

Boa tarde, comprei não, acho Q um pc normal vai ser melhor msm…

Olá!

Para ter uma visão real do Pi5/Pi500 em termos de performance.

2 curtidas

essas “frutas PI” sao bons para colocar os add-ons, os IOs da vida, o que seria como uma porta USB.
se for para brincar e puder, os “frutas PI”, arduinos valem a pena.

1 curtida

Eu tenho o e rpi3 e 4 normal não a verão teclado,
o 3 não serve p absolutamente nada kkkkk usei ele
por um tempo como servidor de impressora basicamente para tranformar uma impressora
antiga em impressora wirelles que imprimia de qualquer aparelho na rede, isso funcionou muito bem porem o sd-card sempre corrompe e tem q reformatar.
no rpi4 veio a opção de boot por ssd e muito mais memoria ram e processador melhorado, fiz varios testes com android e batocera, hoje ele é meu servidor nextcloud rodando 24 horas por dia, O rpi 5 com certeza é muito melhor que o 4 eu so prefiro o modelo normal pq vc pode fazer de roteador wifi a servidor headlees ou pc de uso pessoal e o teclado é um pouco mais limitado pelo seu desine, tipo no modelo normal vc compra um case NAS com adptadores p colocar os HDDs ou outros perifericos tipo placa de rede antenas e por ai vai, vc pode ate comprar um case com tela e fazer um steamdek retro com batocera kkk as possibilidades são infinitas.

1 curtida

Nessa live mais uma visão do Raspberry Pi 5 modelo B ou placa padrão e o sistema mais recente com umas otimizações básicas e principalmente um overclock no Pi5 pra ver a diferença quando em em uso modo desktop e alguns benchs simples.

O trixie tá rodando muito lindo, o bookworm tava triste. O trixie deu até um sobrevida pro coitado do pi3.

Eu tenho o Pi5.
Eu fiquei sem PC, para coisas muito leve ele é bom, escutar música, escrever textos, navegar na web.

Agora não inventa de querer fazer nada mais do que isso. Programar nele é triste, tentei rodar mine, ele roda mas não é jogável acima de 360p, já rodei cs 1.6 também a 30fps.

E também é quente demais.

Hardware limitado pro basico se viesse com uma sbc odroid com certeza seria um mini pc eficientemente rapido, mas e aquilo cada um faz oq bem entende com o dinheiro principalmente jogar fora kkkk

Principalmente com uma distribuição Windows like em desempenho, e como colocar uma pedra pra puxar carroça

Obrigada pela resposta.

Minha idéia era usar principalmente para escrita mesmo, usando apps como obsidian e office.

Tenho um espaço reduzido e usar monitor + notebook está ficando complicado.

Já tinha lido que o Pi esquenta e sua confirmação me desanimou, pois que vou passar bastante tempo com as mãos no teclado.

Acho que a melhor saída para mim vai ser um mini pc (vou tentar prender atrás do monitor) com uma distro leve e um teclado compacto mesmo.

Esquenta tanto que é obrigatório o uso de dissipador nele.