Raspberry Pi 500 vale a pena?

Raspberry Pi 500
Fala gente, tb? Eu ultimamente ando de olho num raspberry pi, principalmente pelo preço e pela quantidade de coisas q da pra fazer com esse “pczin” arm. E acabei esbarrando no raspberry pi 500, a evolução do raspberry pi 400, o teclado com o “pczin” (amei esse nome) dentro, e queria saber se vale a pena, pra usar como pc mesmo, provavelmente com um arch arm, eu ja verifiquei, todos softwares q preciso funcionam em arm, então ele vale a pena? Ou existe outra verção melhor? Fico grato com qualquer dica ou ajuda

2 curtidas

Olá tudo bem? Deixa eu saber algumas informações e fazer algumas considerações (eita rimou)

Esses 1200 reais que voce vai gastar no raspberry é o dinheiro que voce vai usar para ter o seu principal dispositivo de trabalho/lazer ou é um dinheiro extra que você tem para gastar e como dizem os jovens “se mimar”?

Se for para adquirir o seu dispositivo de produção, eu acho que é melhor ir com o bom e velho x86, existem pc prontos por esse valor na pichau que vão te dar um desempenho muito maior do que o raspberry, obviamente consumindo mais energia.

Se você precisa de mobilidade, aí é algo a se considerar.

Se esse valor que você tem é para gastar, porque você já tem o seu dispositivo principal, então faça o pix :grinning_cat:

4 curtidas

Parece que o raspberrys precisam de sistemas operacionais desenvolvidos especificamente para eles, esses sistemas são oferecidos no programa raspberry pi imager.
Mas não é bem criado para o raspiberry pi, é que o sistema bootável é que tem que ser.

1 curtida

Eu instalei o programa aqui só para dar uma olhada, e eu vi uma opção de instalar imagem customizada, mas sem ser imagem customizada, o que é distribuído oficial é o raspiberry pi os, que é baseado no Debian.
Provavelmente vc vai ter o repositório do Debian a disposição.

1 curtida

Mano, e mais pra me mimar um pouco mesmo, kkk, e tbm quem sabe usar de vez em quando fora de casa ou algo assim, provavelmente continuaria no meu pc mesmo. e sobre o OS @aguamole, pelo q eu vi, existem varios OS para raspberry pi, e me parece q qualquer OS para arm funcionara, e existe o Arch linux arm, q creio q deve funcionar nele…

Sim, em tese qualquer OS aarch64 serve. Mas na prática não é bem assim. Há muitas particularidades e para uma experiência mais tradicional vale ir de padrão mais oficial.

Para o Pi5, nesse momento, o que melhor performa de fato são o Pi OS oficial e o Ubuntu 25.04. Isso de modo tradicional, ou seja, queima a imagem/disco e roda. Fora isso tem que ver builds que usam curadoria da tree específica pra Raspi.

1 curtida

Ahh importante, lembra de certificar de ter fonte e cooler ativo. O Pi5 frita rápido.

1 curtida