Raspberry Pi 400, o desktop de US$70 para uso pessoal

Todos conhecem ou pelo menos ouviu falar de algum Raspberry Pi, podendo ser usado para algum projeto de automação, para um servidor doméstico, para ensinar programação ou qualquer coisa que a imaginação permitia. E hoje talvez deu mais um passo importante para os computadores pessoais (PC).

A Raspberry Pi Foundation fez um anuncio no começo desta semana (segunda dia 02/11/2020), com o lançamento do Raspberry Pi 400, que é um computador com chip da tecnologia ARM em formato de teclado, formato esse que ficou muito conhecido nos anos de 1980, principalmente com os ZX Spectrum e o Commodore 128 da época.

Em uma entrevista antes do lançamento, para o pessoal do site The Verge o fundador da Raspberry Pi Foundation, Eben Upton, deu as seguintes declarações para eles:

“Pode ficar embaixo da sua árvore de Natal e … se você abrir seus presentes às 9 horas, às 10 horas você pode estar sentado em frente à sua televisão com um computador.”, em seguida complementando com “Sempre sonhei que Raspberry Pi poderia atrair as pessoas em comprar um PC e, em seguida, induzi-las a se tornarem programadores de computador”, e “Foi o que aconteceu comigo, fui levado a comprar um BBC Micro e, de repente, me tornei um engenheiro de software.”, e finalizando com “Quem deve ajudar? É presumível que possa ajudar qualquer pessoa que precise de um computador.”

Especificações do Raspberry Pi 400 :

  • Processador: Broadcom BCM2711 quad-core Cortex-A72 (ARM v8) 64-bit SoC @ 1.8GHz

  • Memoria RAM: 4GB LPDDR4-3200

  • Conectividades: Dual-band (2.4GHz e 5.0GHz) IEEE 802.11b/g/n/ac wireless LAN, Bluetooth 5.0, BLE Gigabit Ethernet

  • Portas : 2 × USB 3.0 e 1 × USB 2.0

  • GPIO Horizontal 40-pin GPIO header

  • Video & sound: 2 × micro HDMI ports (suporte para até 4Kp60)

  • Multimedia: H.265 (4Kp60 decode);

  • H.264 (1080p60 decode, 1080p30 encode);

  • OpenGL ES 3.0 graphics

  • SD card support: MicroSD card slot para sistema operacional e armazenamento

  • Teclado: 78 ou 79 teclas e o teclado no formato “compacto”, as teclas variam conforme a região.

  • Energia: 5V DC via conector USB

O preço de US$70 ou R$402,01 na cotação atual e sem os impostos, é referente somente pela compra do “teclado-PC”. Já se preferir o Kit Completo, que aí já adiciona um mouse, uma fonte oficial com conexão USB-C, um cartão SD já com o Raspberry Pi OS pré-instalado, cabo micro-HDMI para HDMI e um Guia oficial do Raspberry Pi para iniciantes, são por US$100 ou R$574,30 na cotação atual e sem os impostos.

DESKTOP-SET-UP-2-500x357

O anuncio completo você pode conferir aqui.

Acho muito bacana que essas opções mais acessíveis estejam se tornando realidade, e ainda mais um poder de processamento bacana. Para computadores de primeira viagem, vamos assim dizer, esses “bichinhos” podem ser uma boa, ainda mais aqui no Brasil. Seria muito bom ver eles em centros de aprendizagens, escolas públicas ou qualquer outro projeto de inclusão digital. Mas aí precisamos de incentivos governamentais para isso e mais um monte de coisas, e isso é papo para outro post :grin::yum:.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

10 curtidas

Vontade de comprar é o que não falta. Espero que os revendedores oficiais da raspberry aqui no Brasil passem a vender esse dispositivo.

1 curtida

Achei muito interessante. A solução de tudo no teclado lembra os computadores antigos de 8 e 16 bits, tipo MSX, Commodore, Apple II e outros.

2 curtidas

Ta quase lá. Quem sabe ano que vem eles apresentem um tablet?

Eu achei esse modelo o máximo; se fosse sem fio (não vi se é), seria perfeito!

Torcendo pra próxima geração o raspberry inclua um chip sata3 onboard, ou pci m.2 , pra aí sim virar um PC desktop com Hd, além de teclado abnt2

Por enquanto ainda é um brinquedo.

1 curtida

Quando eu vou fcomprar um raspberry novo vou procurar por esse modelo, muito interessante ele!

Agora o que falta é money…
Mas gosto da satisfação de ter mais um Raspberry Mãe na coleção

Sou do mesmo time:

:notes: Mone¥, que é good nóis num have… :musical_note:

Interessante também seria a possibilidade de se a Diostore passasse a vender também Arduinos e Raspberry’s.

Já tem visibilidade. Quem sabe… Fica a idéia.
Quem apóia dá :heart:

2 curtidas