Raspberry Pi 400: Lançado no Brasil, mas o valor assusta

Comentaram que o trabalhador poderia escolher o que ganhar e o que dispensar de direitos trabalhistas.

Não é uma boa ideia. Bons e veteranos profissionais assalariados bem o sabem, ao verem sua remuneração e seu pacote de benefício depreciarem-se porque apareceram concorrentes (em geral, jovens, com exigências muito baixas, sem filhos para sustentar etc.) topando trabalhar por bem menos e sem ligar para descanso remunerado, férias, plano de saúde etc.

Até Adam Smith admitia que a relação capital-trabalho deixada por si mesma implica confronto de forças muito desiguais.

1 curtida

Tá complicado esse tópico, não podemos + falar a razão do problema q o comentário é sinalizado?

3 curtidas

Este é o maior problema da ferramenta, estou sempre observando e vejo sendo usado não para sinalizar problemas do fórum, mas sim “porque não gostei”. Acima de tudo, o fórum nem dá uma explicação razoável do motivo. Tá complicado.

Contagem regressiva até eu ser sinalizado?
3 curtidas

Que felicidade saber que mais gente tá percebendo isso… Isso desmotiva pra caramba fazer posts mais detalhados que dependem de muita pesquisaaqui, é como pisar em ovos você tem que tomar tanto cuidado pra não “machucar” alguém que acaba desistindo, eu só fiz a conta porque era o que eu estava estudando na hora então servia pra fixar conhecimento…

3 curtidas

Eu mesmo elogiei para o @thespation que aqui é um dos poucos lugares q a ordem é mantida, mas se não tomar cuidado, daqui a pouco ninguém poderá comentar algo do q estamos fazendo aqui, pois seremos censurados por alguém simplesmente não gostou e sinalizou.

A realidade é q, não tem como falar do assunto sem comentar o q realmente causa os problemas. Não digo para começarmos atacar políticos nominalmente, até pq não foi em gestões recentes q os problemas começaram.

A realidade é que informações como as do @Natanael.755 servem para refletirmos sobre a situação que chegamos.
Ouço muito 2 tipos de comentários:
Que em 1996, com 100,00 fazia-se uma compra enorme, mas hj com esse valor não compramos quase nada.
Salário mínimo em 1996: R$ 112,00
Salário mínimo hj: 1.100,00

Ou ainda: cachorro quente simples vai “apenas” pão, vina, tomate e batata, não vale 10,00.
Mas como mencionei antes:

Acredito que não tenha nenhum problema explicarmos o motivo da parte final do título: mas o valor assusta.

Você pegou a alíquota máxima do Imposto de Importação, que é de 60%. E, se não me engano, essa ainda é a alíquota a ser paga por importação por pessoa física. Pelo menos foi isso que eu entendi num post que encontrei com uma rápida pesquisa no Google.

Como expliquei, o correto é apurar junto à Receita Federal qual é a alíquota que se aplica a este produto. Na planilha que baixei diretamente do site, vários estão com a alíquota de importação zerada. Então, cravar que se paga 60% de imposto é, na realidade, usar o pior cenário, já que este foi o principal custo apresentado nas suas contas.

Além disso, se por um lado tem os impostos, por outro lado a mão-de-obra aqui é muito mais barata do que em países onde estão vendendo o produto em moeda-forte. Se o importador tiver um auxiliar administrativo que ganha 2.000 reais/mês, mesmo dobrando o custo desse funcionário com encargos, o custo dele não vai chegar nem a 800 dólares/mês. Pense no mesmo empregado num importador americano. Então…

A única forma de se saber exatamente a composição do custo seria que o importador abrisse as contas de como ele chegou nesse preço. Se for a gente fazendo conta aqui, podemos chegar em qualquer cenário, basta usar os números mais convenientes para o resultado que se desejar alcançar.

Como falei, lá na primeira frase do meu primeiro post, não nego a influência de impostos e do custo-Brasil, mas é muito fácil o importador chegar e falar: “ah, o preço é esse porque pago muito imposto”. Se ele disser isso, deveria mostrar, então, a composição do preço final. Aí qualquer um poderia bater o olho e dizer: “ah, é isso mesmo, o importador tem razão; nesse preço metade é imposto”.

1 curtida

Não tem como você simular um preço de atacado no site. Lá é venda a varejo.

Você pode ter um desconto por volume comprado; vários vendedores no AliExpress fazem isso. Mas desconto ainda assim vai ser diferente de preço de atacado.

Desconto por volume de venda vai reduzir a margem de lucro daquele vendedor. Compra por atacado pressupõe que você não está passando pelo varejista.

Eu fiz o máximo com dados que eu tenho, em nenhum lugar eu consegui abaixar esse valor para esse modelo e olha que eu tentei e não foi pouco

Do raspi? Eu peguei uma planilha desatualizada porque pela lista e todas as DARF que eu pude achar na internet de diferentes modelos, estava em 60%… Se alguém conseguiu menos… Por favor apresente…

Discordo, porque os custos trabalhistas são muito elevados.

Se você oferecer a um assalariado básico a possibilidade de incrementar a renda em mais de 1/3, e demonstrar o que custa cada “benefício”, duvido que muitos ficariam na CLT.
O melhor exemplo é que provavelmente mais brasileiros migram para os EUA em busca da “falta de direitos” lá do que os “garantidos” aqui.

E só na teoria mais rasa. Não estou nem falando do livre mercado que realmente existe no Brasil, cujo número de carteiras registradas beira o ridículo e, ainda que fosse isto mesmo, hipoteticamente, então a lei é certamente inefetiva para quem mais precisaria da proteção.

1 curtida

Nisto eu sou MUITO favorável.
O quanto cada um paga de tributo no Brasil deveria ser público e acessível a qualquer um. É como funciona nos países nórdicos.
Muito provavelmente, aqueles que recolhem corretamente seus tributos teriam só benefícios: desnecessidade de reajustes tributários e redução de custos por serviços que o Estado já deveria prestar, reduzindo ou mesmo deixando de pagar escola e/ou plano de saúde.