Rapoelho no Plasma!

Distro: Crystal Linux
Tema/Theme: Breeze
Ícones/Icons: Papirus
Terminal: Konsole
Wallpaper: Raposas de Papel

Telas

Para o Desktop, escolhi a opção de ter dois painéis: Um painel superior, que fica sempre fixo, com o botão do Overview, o Menu Global, a Área de Notificações e a Hora.





Informações complementares

Pessoalmente estou satisfeito com o Gnome, pois ele é um bom ambiente gráfico pra mim. E como eu estava com problemas com a Bateria no Arch Linux, resolvi instalar o Crystal Linux em meu SSD portátil e ver como ele se comportaria.

Mas ao invés de escolher o Gnome, decidi brincar com o Plasma, e assim instalei o Crystal Linux com o Plasma. Depois de um tempo usando o ambiente padrão, resolvi personalizar ele um pouco. Talvez, chegando um pouco mais perto ao Gnome e a algo que me agrada mais.

Menu Global

Eu também estava flertando muito com a ideia de usar um Applet para colocar a barra de menus no painel superior, para economizar espaço (o que equivale a ouro naquelas resoluções de 1366x768), e testei o MATE e o XFCE, mas apesar de serem bons ambientes, eu queria algo ainda mais completo. Assim, escolhi o Plasma, que oferece isso.

Posso dizer que isso realmente economizou muito espaço na tela, fazendo o Kdenlive caber na tela sem ter que fazer ajustes…

… e a ganhar um pouco mais de espaço no Krita.

Overview

Se tem uma coisa que eu adoro no Gnome, é a tela de Atividades. Sabia que o Plasma tinha algo parecido, e passei a usar isso por lá.

Apesar de ter as teclas de atalho e poder configurar os cantos da tela para ativar o Overview, decidi instalar um Complemento para o Plasma para fazer essa tarefa: O Toogle Overview.

Sobre a Experiência

Usei o Crystal com o Plasma por alguns minutos no meu notebook atual e por um bom tempo no meu notebook antigo. E posso dizer que gostei muito. O Plasma é bem estável, e tenho uma sensação de que algumas coisas nele são mais rápidas.

O Crystal é uma distro que eu adorei usar, já o Plasma é um ambiente que nunca me senti tão bem usando e que ficava perdido na hora de customizar. Juntei as duas coisas e gostei bastante.

Provavelmente, irei voltar a usar o Crystal, mas não com o Gnome, mas sim com o Plasma. E tentar usar o Plasma por mais de um mês.

9 curtidas

Boa noite rapaz.

Eu tenho quase uma ligeira impressão de que você irá expandir seu trabalho no gnome, o plasma ainda tem seus defeitinhos chatos kkk
Vá para o Gnome ou volte para o Gnome, você tem duas escolhas kkk

1 curtida

O plasma é bonito mais o gnome é mais estável.

Por vezes é bom experimentar novos mares. E ao menos nas horas em que usei o Plasma, tanto no meu notebook antigo, quanto no meu atual, ele se mostrou bem estável. E com pequenas ideias que gostei muito, como o KRunner.

Pode ser que o resultado seja esse mesmo. Como vi num vídeo do Dio sobre o Gnome: “Tem pessoas que não conseguem usar o Gnome, e outras que não conseguem usar outra coisa que não seja o Gnome”.

De fato, o Plasma é mais bonito. Mas não sei se foi pelo pouco tempo que fiquei usando o Plasma, mas ele se mostrou bem estável. Talvez eu lide bem com os dois ambientes, tanto com a simplicidade do Gnome e com a Flexibilidade do Plasma.

Eu sou uma raposa simples; eu vejo wallpaper do meu povo, eu curto o post.

Fora isso, sinceramente, nao eh como se fosse por que voce nao fez bem o trabalho de customizacao. Mas eu nao tento simular o Gnome no Plasma. Me da agonia; nunca fica igual! As workspaces devem ir na horizontal, nao na vertical, ugh!

O dia que for possivel definir onde se quer elas, ou houver uma copia perfeita do overview do gnome, uma configuracao dessa ficara bonita. Mas ate la…

//opiniao

Ah, alem disso, nao acho o gnome mais estavel. Acho ele mais conciso; mas o Plasma 6 eh muito diferente do 5 nesse aspecto. Bem melhor, eu diria.

Gnome fez update quebra a extensao, devs sao tao amigaveis como uma ursa com filhote. Plasma bem melhor, quando se permite ele ser plasma, e nao copiando ou tentando chegar perto do gnome.

novamente, //opiniao.

4 curtidas

Acho que tentei realmente chegar mais perto do Gnome, mas eu queria experimentar como seria usar o Menu Global, então esse foi o leiaute que encontrei.

E como o Overview é algo útil, acabei adicionando isso ao Plasma. Mas também coloquei as Áreas de Trabalho para ficarem com duas linhas, pois na maneira que fiz a doca, o Paginador ficaria enorme se não colocasse ele em duas linhas, então talvez isso fez o Overview ficar na vertical, talvez.

A minha primeira impressão do Plasma 6 foi bem positiva. Eu nunca tinha usado ele até agora, o que fiquei usando por mais tempo, foi o Plasma do Debian Bookworm.

Esse é um problema bem chato no Gnome. Tem extensões que eu gosto, mas que não tem suporte oficial ao Gnome 47 (como o Pano, que só tem suporte na versão em desenvolvimento).

O Plasma é um excelente ambiente, mesmo em seu leiaute padrão. Mas ele permite a experimentação, então se eu me cansar desse leiaute, posso voltar para o leiaute normal dele.

É uma coisa que gosto do Plasma. Mas algum dia aí posso tentar usar o Plasma como Plasma mesmo.

3 curtidas

Que tal um layout como o MATE? Nada de icons only task manager, bota logo os botoes como um XP da vida.

Sugestao: colocar ambos os paineis no tamanho 27, workspaces switcher como numeros (ou nao) na lateral direita, e o botao de ver tudo na esquerda. Da pra tacar o menu global tb. Enfim, interessante explorar.

1 curtida

Posso tentar fazer isso também. É uma boa possibilidade que posso testar. E também gosto desse gerenciador de tarefas com o nome dos programas, como era no Plasma mais antigo.

O Plasma abre várias possibilidades, e como ele tem o negócio de “Atividades”, acho que dá pra colocar um leiaute diferente em diferentes atividades.


Não é que ta binhitinho memo, só que tem ums bugs por ai.

1 curtida

Ficou bem limpo o seu Desktop. Gostei.

Acabei de testar aqui, só coloquei a barra inferior menor, e com aquele Gerenciador de Tarefas com Ícones e Texto, e ficou até que bom.

Mas mantive os elementos da forma que eles estavam.

1 curtida

Eu tentei fazer algo similar, e o que consegui ate agora foi isso

Aquele exato menu do MATE eu nao sei se existe pro Plasma.

1 curtida

Adoro o gnome, a questão é a quantidade de consumo da bateria. Este es um ponto que o KDE tem de positivo, mas o XFCE da aula pro KDE.

1 curtida

Acho que quanto mais recursos, mais consumo de energia. Claro, software pode ser mal otimizado, mas geralmente é o tanto de habilidades que o programa tem que faz ele consumir mais recursos.

1 curtida

Caramba, já faz um mês que estou no Plasma? Wow, passou rápido. Sinceramente estou gostando da experiência, e usei o Plasma padrão por boa parte desse tempo, e gostei do que vi.

E acabei personalizando o Plasma para se aproximar de como eu tinha feito com o Crystal, e ainda dei uma mexida na paleta de cores para chegar perto da Catppuccin Latte, que eu gostei tanto. E claro, colocando os elementos para serem levemente tingidos de acordo com a dor dominante do Wallpaper.

E por que não usar o Catppuccin Latte de uma vez? Pois ele deixa a tela de Bloqueio clara demais e não consegui resolver isso.

1 curtida

Encontrei o problema que faz o Catppuccin Latte ficar claro demais na tela de Bloqueio. O problema está na parte de cores “Complementares” do Catppuccin Latte. Essas são as cores “Complementares” do Catppuccin Latte:

E esse é o resultado no SDDM:

E essas são as cores Complementares do Breeze:

E esse é o resultado no SDDM:

Podemos ver que a paleta de cores Complementares do Catppuccin Latte é clara e a do Breeze é escura. E pelo o que parece, o SDDM e a Tela de Bloqueio usam justamente essas cores.

Troquei as cores, e agora o Catppuccin Latte está funcionando melhor.

1 curtida