Distro: Crystal Linux
Tema/Theme: Breeze
Ícones/Icons: Papirus
Terminal: Konsole
Wallpaper: Raposas de Papel
Telas
Para o Desktop, escolhi a opção de ter dois painéis: Um painel superior, que fica sempre fixo, com o botão do Overview, o Menu Global, a Área de Notificações e a Hora.
Informações complementares
Pessoalmente estou satisfeito com o Gnome, pois ele é um bom ambiente gráfico pra mim. E como eu estava com problemas com a Bateria no Arch Linux, resolvi instalar o Crystal Linux em meu SSD portátil e ver como ele se comportaria.
Mas ao invés de escolher o Gnome, decidi brincar com o Plasma, e assim instalei o Crystal Linux com o Plasma. Depois de um tempo usando o ambiente padrão, resolvi personalizar ele um pouco. Talvez, chegando um pouco mais perto ao Gnome e a algo que me agrada mais.
Menu Global
Eu também estava flertando muito com a ideia de usar um Applet para colocar a barra de menus no painel superior, para economizar espaço (o que equivale a ouro naquelas resoluções de 1366x768), e testei o MATE e o XFCE, mas apesar de serem bons ambientes, eu queria algo ainda mais completo. Assim, escolhi o Plasma, que oferece isso.
Posso dizer que isso realmente economizou muito espaço na tela, fazendo o Kdenlive caber na tela sem ter que fazer ajustes…
… e a ganhar um pouco mais de espaço no Krita.
Overview
Se tem uma coisa que eu adoro no Gnome, é a tela de Atividades. Sabia que o Plasma tinha algo parecido, e passei a usar isso por lá.
Apesar de ter as teclas de atalho e poder configurar os cantos da tela para ativar o Overview, decidi instalar um Complemento para o Plasma para fazer essa tarefa: O Toogle Overview.
Sobre a Experiência
Usei o Crystal com o Plasma por alguns minutos no meu notebook atual e por um bom tempo no meu notebook antigo. E posso dizer que gostei muito. O Plasma é bem estável, e tenho uma sensação de que algumas coisas nele são mais rápidas.
O Crystal é uma distro que eu adorei usar, já o Plasma é um ambiente que nunca me senti tão bem usando e que ficava perdido na hora de customizar. Juntei as duas coisas e gostei bastante.
Provavelmente, irei voltar a usar o Crystal, mas não com o Gnome, mas sim com o Plasma. E tentar usar o Plasma por mais de um mês.