Qutebrowser: um jeito diferente de se navegar

Fala gente, tudo bem?

Eh, dessa vez, eu abandonei o Firefox pra valer, mas não teve como, o qutebrowser me pegou de surpresa. É um browser vim-like, extremamente rápido e ótimo pra quem já está acostumado com o vim/nvim.

Uma das coisas que mais me fizeram migrar de vez pra ele são as configs em arquivos de texto, no caso dele, arquivos Python. Isso é ótimo pra portabilidade — principalmente eu que salvo tudo nos meus dotfiles.

Já dei uma boa configurada nele, e ficou assim:

Sim, extremamente minimalista, só o que eu preciso. Eu gostei bastante, espero que vocês gostem também!

4 curtidas

Já usei algumas vezes mas para pesquisas rápidas. Para quem curte a vibe do vim, vai gostar bastante.

Sabe dizer como está o suporte para extensões como o uBlock Origin e AdBlock?

1 curtida

Ih mano, eu uso o adblocker q vem por padrao, parece q e o do brave, nao lembro. Mas eu to gostando bastante dele, to nele 100%

O Adblock dele não é tão efetivo no YouTube, mas é extremamente configurável, continuo no Firefox como padrão, mas o qutebrowser sempre está nas minhas instalações.

1 curtida

Massa mn, mas como eu quase não fico no youtube no pc, eu fico de boas nele, uso 100% pra tudo, inclusive pra desenvolvimento, o dev tools dele e rasoavel, e o mesmo do chromium, por ser baseado nele.

Não conhecia, ele exibe imagens? Ou seria só texto?

O bom do firefox ainda é os micro serviços atrelados a conta de usuário Mozzila.

1 curtida

É um app gráfico mano, escrito em python e qt, exibe sim, to nele agora inclusive (só uso ele, tanto pra navegar quanto pra meus estudos de dev web). Ele e baseado no chromium.

1 curtida

parece ser um navegador legal, mas sou leigo no linux, pode explicar pra um leigo?

1 curtida

@oMostarda, eu não sou mt bom com explicações do 0, mas pedi pro Claude dar um resumão pra ti, e eu corriji e adicionei algumas coisas tbm:

Qutebrowser: O Navegador que vai Mudar sua Vida (ou pelo menos como você navega)

O que é o Qutebrowser?

Imagina se o navegador do seu computador fosse como um carro de Fórmula 1: super rápido, totalmente personalizável, mas que você controla principalmente pelo teclado ao invés do mouse. É basicamente isso.

O qutebrowser é um navegador web minimalista e orientado ao teclado. Isso significa:

• Você navega principalmente usando teclas de atalho
  • A interface é limpa, sem milhões de botões
  • É extremamente rápido e consome pouca memória
  • É altamente personalizável

Por que alguém usaria isso?

Velocidade brutalmente superior: Quando você domina os atalhos, navegar fica tipo Matrix - você nem precisa pensar, os dedos já fazem tudo automaticamente.

Produtividade insana: Não ficar movendo o mouse pra cima e pra baixo economiza muito tempo e esforço.

Personalização total: Você pode configurar literalmente tudo do jeito que quiser.

Mas o que tem a ver com Vim?

O que é Vim?

Vim (Vi IMproved) é um editor de texto que existe há décadas. A característica marcante dele é que você edita texto principalmente usando o teclado, com comandos específicos para cada ação.

Por exemplo:

• j = move cursor pra baixo
  • k = move cursor pra cima
  • h = move cursor pra esquerda
  • l = move cursor pra direita
  • dd = deleta linha inteira
  • /palavra = procura por “palavra”

A Conexão

O qutebrowser usa a mesma lógica de comandos do Vim. Então:

• j = rola página pra baixo
  • k = rola página pra cima
  • f = mostra links clicáveis com letras
  • o = abre nova URL
  • / = procura na página

É como se o navegador “falasse a mesma língua” que o Vim.

Instalando no Linux Mint (q vi no seu perfil q tu usa, mas e pra qualquer distro Debian based)

sudo apt update
sudo apt install qutebrowser

Primeiros Passos

1. Abrindo o Qutebrowser

• Abra o terminal (Ctrl+Alt+T)
  • Digite: qutebrowser
  • Pressione Enter

Ou só abre pelo menu do sistema, eu acho assim mais facil

2. Comandos Básicos de Sobrevivência

Navegação básica:

• o = abrir nova URL (digite e pressione Enter)
  • O = abrir URL na aba atual
  • t = nova aba
  • d = fechar aba atual
  • u = reabrir aba fechada

Movimento na página:

• j = rolar pra baixo
  • k = rolar pra cima
  • gg = ir pro topo da página
  • G = ir pro fim da página
  • H = voltar na história
  • L = avançar na história

Links e interação:

• f = mostrar letras nos links (depois digite a letra pra clicar)
  • F = abrir link em nova aba
  • / = procurar na página
  • n = próximo resultado da busca
  • N = resultado anterior

3. Primeira Missão

1. Abra o qutebrowser
  2. Pressione o
  3. Digite: duckduckgo.com
  4. Pressione Enter
  5. Pressione f
  6. Veja as letrinhas aparecerem nos links
  7. Digite uma das letras pra clicar no link

Parabéns, você acabou de navegar sem usar o mouse! :tada:

Configuração Básica

Onde ficam as configurações?

No Linux, as configurações ficam em: ~/.config/qutebrowser/

Arquivo principal: config.py

Este é onde a mágica acontece. Você pode personalizar TUDO aqui.

Dá uma olhada aqui pra ver minhas configs: dotfiles/qutebrowser at main · Henriquehnnm/dotfiles · GitHub

Comandos Intermediários

Abas e Janelas

• gt = próxima aba
  • gT = aba anterior
  • g0 = primeira aba
  • g$ = última aba
  • gC = clonar aba atual
  • wO = nova janela

Downloads e Histórico

• gd = página de downloads
  • gh = histórico
  • gH = histórico em nova aba

Zoom e Visualização

• + = aumentar zoom
  • - = diminuir zoom
  • = = zoom padrão

Recursos Avançados

1. Bloqueio de Anúncios

O qutebrowser tem bloqueador nativo! Configure com:

:set content.blocking.method both

2. Modo Privado

qutebrowser --private

3. Scripts Personalizados

Você pode criar scripts em Python para automatizar tarefas!

4. Temas

Existem vários temas prontos na comunidade. Popular: Gruvbox, Nord. (Eu uso o Rosé Pine)

Dicas de Ouro

1. Use o Help Integrado

• :help no modo comando pra documentação completa

2. Modo Comando

• Pressione : pra entrar no modo comando
  • Digite comandos tipo :quit (sair), :reload (recarregar)

3. Hints Personalizados

Configure diferentes tipos de hints:

• f = links normais
  • F = links em nova aba
  • fi = campos de input
  • fI = campos de input em nova aba

4. Bookmarks

• m + letra = criar bookmark
  • ' + letra = ir pro bookmark

Links Úteis

Documentação Oficial

Comunidade

Dotfiles e Configurações

Aqui tem todas minhas configs do meu Debian, pode usar oq vc quiser avontade

Vale a Pena?

Prós:

• Velocidade insana depois que pega o jeito
  • Consome pouca RAM
  • Altamente personalizável
  • Te força a ser mais produtivo
  • Impressiona os amigos nerds

Contras:

• Curva de aprendizado no início
  • Alguns sites podem ter problemas (raro)
  • Seus dedos vão ficar viciados nos atalhos

Veredicto: Se você quer ser mais produtivo e não tem medo de aprender algo novo, vai fundo! É tipo aprender a dirigir carro manual - no começo parece complicado, mas depois você nunca mais quer automático.

Primeiro Desafio

Tenta fazer isso sem usar o mouse:

1. Abrir o qutebrowser
  2. Ir no Google (ou DuckDuckGo)
  3. Pesquisar “qutebrowser tutorial”
  4. Abrir o primeiro resultado em nova aba
  5. Voltar pra aba original
  6. Fazer uma nova pesquisa

Se conseguir, você já tá 70% do caminho andado!

Dica final: Não desiste nos primeiros dias. É como aprender a tocar violão - os dedos doem no começo, mas depois vira natural.

1 curtida

Parece ser muito bom.
Vou tirar um dia para testar. Ele aceita todas as extensões do cromium? Pois se for, usarei com o bitwarden.

1 curtida

Mano, mesmo sendo baseado no chromium, ele não tem suporte a extenções tradicionais, eu não uso, sou minimalista, kkk

O que o qutebrowser tem são algumas alternativas meio “faça você mesmo”, é tudo q temos:

Userscripts: Vc pode rodar scripts JavaScript básicos, mas não é nada parecido com as extensões completas que você conhece. É bem limitado. Vc q sabe.

Python plugins: Existe uma discussão rolando há anos sobre suporte a plugins em Python, mas isso ainda não virou realidade na prática.

Sobre o bitwarden, talvez a verção pra desktop, ou até a cli. Vc q sabe.

1 curtida

Ah então está muito complicado a exportação de senhas, pois eu uso o betwarden sincronizar as senhas do Firefox com o google fora de casa.

1 curtida

Vish mano, aí complica msm, talvez se quiser algo mais próximo seja usar o vimium, tanto no firefox quanto no chrome, e bem próximo do qute, so não acho tão bom, pela compatibilidade com alguns sites, principalmente pelo insert mode, q é meio limitado no vimium, por isso uso o qutebrowser…

Ahhh

Então vou só testar de curioso, mas acho que eu vou continuar no Firefox

1 curtida

Após este tópico, fiquei mais curioso para focar no uso do navegador. De fato, para minha percepção, eu consegui ver o quão otimizado ele é comparado ao Firefox – percebi que ele é mais leve e inicia as páginas mais rápido. O aprendizado sobre as binds é rápido e com o tempo me sinto mais confortável – ainda tenho muita coisa para aprender, mas já consigo deixar o mouse de lado em 80% do tempo.

Mas o meu maior problema é em relação a utilização do AdBlock. Ele não é 100% efetivo e fico na preguiça de pesquisar mais a respeito para tentar contornar.

Mesmo com o ponto negativo sobre o AdBlock, eu tornei o qutebrowser o meu navegador principal. A necessidade de abertura do Firefox agora são para situações beeeem específicas no meu uso.

1 curtida

EBA! :tada:
Mais um pro mundo do keyboard-driven!!! Sério mano, eu sou mt feliz com esse browser, principalmente pelo vim-like, por eu tanto amar o nvim. Pra mim, o adblock dele e ótimo, me supre total, e eu já me acostumei bastante com o h, j, k, l, e com os links. Tem sites q sim, são inavegáveis sem o mouse, mas, eu já deixei de lado uns 95% o mouse tbm. E só não desiste mano, quando vc se acostuma, fica incrível!

1 curtida