Eh, dessa vez, eu abandonei o Firefox pra valer, mas não teve como, o qutebrowser me pegou de surpresa. É um browser vim-like, extremamente rápido e ótimo pra quem já está acostumado com o vim/nvim.
Uma das coisas que mais me fizeram migrar de vez pra ele são as configs em arquivos de texto, no caso dele, arquivos Python. Isso é ótimo pra portabilidade — principalmente eu que salvo tudo nos meus dotfiles.
O Adblock dele não é tão efetivo no YouTube, mas é extremamente configurável, continuo no Firefox como padrão, mas o qutebrowser sempre está nas minhas instalações.
Massa mn, mas como eu quase não fico no youtube no pc, eu fico de boas nele, uso 100% pra tudo, inclusive pra desenvolvimento, o dev tools dele e rasoavel, e o mesmo do chromium, por ser baseado nele.
É um app gráfico mano, escrito em python e qt, exibe sim, to nele agora inclusive (só uso ele, tanto pra navegar quanto pra meus estudos de dev web). Ele e baseado no chromium.
@oMostarda, eu não sou mt bom com explicações do 0, mas pedi pro Claude dar um resumão pra ti, e eu corriji e adicionei algumas coisas tbm:
Qutebrowser: O Navegador que vai Mudar sua Vida (ou pelo menos como você navega)
O que é o Qutebrowser?
Imagina se o navegador do seu computador fosse como um carro de Fórmula 1: super rápido, totalmente personalizável, mas que você controla principalmente pelo teclado ao invés do mouse. É basicamente isso.
O qutebrowser é um navegador web minimalista e orientado ao teclado. Isso significa:
Você navega principalmente usando teclas de atalho
A interface é limpa, sem milhões de botões
É extremamente rápido e consome pouca memória
É altamente personalizável
Por que alguém usaria isso?
Velocidade brutalmente superior: Quando você domina os atalhos, navegar fica tipo Matrix - você nem precisa pensar, os dedos já fazem tudo automaticamente.
Produtividade insana: Não ficar movendo o mouse pra cima e pra baixo economiza muito tempo e esforço.
Personalização total: Você pode configurar literalmente tudo do jeito que quiser.
Mas o que tem a ver com Vim?
O que é Vim?
Vim (Vi IMproved) é um editor de texto que existe há décadas. A característica marcante dele é que você edita texto principalmente usando o teclado, com comandos específicos para cada ação.
Por exemplo:
j = move cursor pra baixo
k = move cursor pra cima
h = move cursor pra esquerda
l = move cursor pra direita
dd = deleta linha inteira
/palavra = procura por “palavra”
A Conexão
O qutebrowser usa a mesma lógica de comandos do Vim. Então:
j = rola página pra baixo
k = rola página pra cima
f = mostra links clicáveis com letras
o = abre nova URL
/ = procura na página
É como se o navegador “falasse a mesma língua” que o Vim.
Instalando no Linux Mint (q vi no seu perfil q tu usa, mas e pra qualquer distro Debian based)
sudo apt update
sudo apt install qutebrowser
Primeiros Passos
1. Abrindo o Qutebrowser
Abra o terminal (Ctrl+Alt+T)
Digite: qutebrowser
Pressione Enter
Ou só abre pelo menu do sistema, eu acho assim mais facil
2. Comandos Básicos de Sobrevivência
Navegação básica:
o = abrir nova URL (digite e pressione Enter)
O = abrir URL na aba atual
t = nova aba
d = fechar aba atual
u = reabrir aba fechada
Movimento na página:
j = rolar pra baixo
k = rolar pra cima
gg = ir pro topo da página
G = ir pro fim da página
H = voltar na história
L = avançar na história
Links e interação:
f = mostrar letras nos links (depois digite a letra pra clicar)
F = abrir link em nova aba
/ = procurar na página
n = próximo resultado da busca
N = resultado anterior
3. Primeira Missão
Abra o qutebrowser
Pressione o
Digite: duckduckgo.com
Pressione Enter
Pressione f
Veja as letrinhas aparecerem nos links
Digite uma das letras pra clicar no link
Parabéns, você acabou de navegar sem usar o mouse!
Configuração Básica
Onde ficam as configurações?
No Linux, as configurações ficam em: ~/.config/qutebrowser/
Arquivo principal: config.py
Este é onde a mágica acontece. Você pode personalizar TUDO aqui.
Aqui tem todas minhas configs do meu Debian, pode usar oq vc quiser avontade
Vale a Pena?
Prós:
Velocidade insana depois que pega o jeito
Consome pouca RAM
Altamente personalizável
Te força a ser mais produtivo
Impressiona os amigos nerds
Contras:
Curva de aprendizado no início
Alguns sites podem ter problemas (raro)
Seus dedos vão ficar viciados nos atalhos
Veredicto: Se você quer ser mais produtivo e não tem medo de aprender algo novo, vai fundo! É tipo aprender a dirigir carro manual - no começo parece complicado, mas depois você nunca mais quer automático.
Primeiro Desafio
Tenta fazer isso sem usar o mouse:
Abrir o qutebrowser
Ir no Google (ou DuckDuckGo)
Pesquisar “qutebrowser tutorial”
Abrir o primeiro resultado em nova aba
Voltar pra aba original
Fazer uma nova pesquisa
Se conseguir, você já tá 70% do caminho andado!
Dica final: Não desiste nos primeiros dias. É como aprender a tocar violão - os dedos doem no começo, mas depois vira natural.
Vish mano, aí complica msm, talvez se quiser algo mais próximo seja usar o vimium, tanto no firefox quanto no chrome, e bem próximo do qute, so não acho tão bom, pela compatibilidade com alguns sites, principalmente pelo insert mode, q é meio limitado no vimium, por isso uso o qutebrowser…
Após este tópico, fiquei mais curioso para focar no uso do navegador. De fato, para minha percepção, eu consegui ver o quão otimizado ele é comparado ao Firefox – percebi que ele é mais leve e inicia as páginas mais rápido. O aprendizado sobre as binds é rápido e com o tempo me sinto mais confortável – ainda tenho muita coisa para aprender, mas já consigo deixar o mouse de lado em 80% do tempo.
Mas o meu maior problema é em relação a utilização do AdBlock. Ele não é 100% efetivo e fico na preguiça de pesquisar mais a respeito para tentar contornar.
Mesmo com o ponto negativo sobre o AdBlock, eu tornei o qutebrowser o meu navegador principal. A necessidade de abertura do Firefox agora são para situações beeeem específicas no meu uso.
EBA!
Mais um pro mundo do keyboard-driven!!! Sério mano, eu sou mt feliz com esse browser, principalmente pelo vim-like, por eu tanto amar o nvim. Pra mim, o adblock dele e ótimo, me supre total, e eu já me acostumei bastante com o h, j, k, l, e com os links. Tem sites q sim, são inavegáveis sem o mouse, mas, eu já deixei de lado uns 95% o mouse tbm. E só não desiste mano, quando vc se acostuma, fica incrível!