Quero usar o Termux

Olá, td bem com tds?

Então, eu venho tentando usar o Termux a algum tempo, como hobby msm, e estou tendo alguns problemas, eu baixo ele pelo play store, daí eu dou todas as permições necessárias, mas msm assim não consigo baixar nenhum pacote, eu também instalei o F-droid e tentei baixar ele por lá, mas sem sucesso, é possível q o meu celular esteja “ficando para trás”?

Obs:

Uso o j4lte, j400M ou j4 2018, com Android 10, sempre vejo se tenho espaço suficiente, limpo cache e até dados de apps as vezes e claro q limpo a RAM, mas msm depois de fazer td isso ainda não consigo.

Alguém poderia me ajudar, por favor? ( Estou entrando agora no vasto universo da programação e como todo mundo estou tendo problemas no começo, espero q entendam e possam me dar uma mão) Agradeço desde já!

1 curtida

Devido a problemas técnicos, o pacote da Google Play do Termux está extremamente desatualizado (desde novembro do ano passado). Para obter um Termux plenamente funcional, ele deve ser baixado de app stores alternativas (como o F-Droid).

É uma das primeiras orientações que tem na descrição do app na Play Store, inclusive:

NOTE: Updates over Google Play is currently halted due to technical reasons. In the meantime, see GitHub - termux/termux-app: Termux - a terminal emulator application for Android OS extendible by variety of packages. for alternative installation sources.

Inclusive, a tendência com atualizações futuras é o Termux como conhecemos hoje deixar de funcionar inteiramente sem root, devido à implementação de políticas W^X no Android:

1 curtida

No caso, futuramente, vou ter q fazer root para usar termux?

Então, antes de ver oq vc havia escrito eu baixei um apk do termux_v0.117.apk e instalei, você acha q eu vou ter problema?

Estou instalando uns packages q são necessários pra usar ele agr e sempre dou um pkg update && pkg upgrade, quais conselhos vc tem pra mim?

Obrigado pela atenção, espero q possa me ajudar.

Caso eles não mudem o modelo de empacotamento (o que eles já estão estudando fazer).

Mesmo que mudem, é capaz do uso dele em programação ficar bastante limitado, uma vez que não vai ser mais possível simplesmente dar cc codigo.c && ./a.out sem esbarrar nessa política de segurança.

Bom, se for do GitHub do projeto ou do F-Droid, está tranquilo.

Está fazendo certo.

Eu baixei o apk do site do F-droid, eu estou pensando em trocar de celular e pc, pq os dois q eu tenho são velhos, então futuramente com um pc e celular novos vou fazer root e usar o termux no celular, estou entrando agr no mundo da programação e pretendo aprofundar pq gosto mt e qro trabalhar na área, obrigado pela ajuda e Deus abençoe por td. Até mais, nos vemos por aí. :grin::robot:

Vale lembrar que root ainda não é uma necessidade.

Enquanto o Android mantiver compatibilidade com apps escritos para Android 9, o Termux funcionará sem root.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.