Quero uma distro com estabilidade

Boa dia a todos,

Contexto:

Uso distros linux desde fevereiro quando meu windows deu pau (oque não é novidade) desde então me aventuro no lindo mundo linux, com certeza sou distro hopper kkkk, ja testei de tudo um pouco tanto em VM quanto em instalações normais.

Avia me estabilizado no pop os pelo simples motivo que eu descobri a beleza de ter um tilling ativo, que coisa maravilhosa de se ver, pórem, tive um grande problema, com o uso do timeshift eu fui restaurar um backup, e não me atentei que estava pouco espaço em disco, e meu sistema foi de base, não consegui mais recuperar.

Então pensei, vou instalar o cachy os com gnome e hyprland juntos, mas por algum motivo nada funcionava, não instalava nenhuma pacote via pacman, e os flatpak não conseguia desistalar.

Na intenção de ter mais estabilidade fui pro bazzite, configurei meu gnome (ficou lindo) e ja estou usando no dia a dia.

Pedido de ajuda:

Sei que não deveria e não foi feito pra isso, mas instalei o Hyprland no bazzite, e queria instalar o Caelestia Shell, um shell maravilhoso de lindo, e com as funcionalidades que eu quero, mas por precisar do pacman e o sistema ser apenas leitura, não funcionou.

Então venho vos pedir ajuda, nobres cavalheiros, eu to com muita vontade de usar o Hyprland com o Caelestia, alguém sabe de um jeito de fazer funcionar? (os pacotes/dependências que ele pede instalei tudo via rpm-ostree)

E se não for possivel gostaria de uma indicação de distro que poderia usar essa combinação, porem tenho medo das baseadas em arch não serem estaveis, to cansado de formatar e quero sussego agora kkkkk, minha ideia seria usar apenas apps em flatpak, container, e tava pensando nos pacotes Nix só por serem algo apar do sistema, e não parte dele oque em teoria deixaria o sistema mais estavel nas atualizações.

Nas pesquisas que fiz usar flatpak em conjunto com os Nix me garantiria uma boa estabilidade.

Qual distro ou solução me recomendam?

1 curtida

Bem interessante esse “Caelestia Shell”. Você criou uma sementinha do mal aqui do meu lado e vou subir uma máquina do Arch para testar, apesar do meu sistema atual também ser o Arch. Vou ler a documentação e entender o que é preciso instalar para replicar. Volto aqui nos próximos dias com meu resultado.

Por que não usar o Arch puro? Para ser bem sincero, para o meu uso, ele é muito estável. Eu não mexo em muitas configurações, então tenho 0 medo de quebra, além de atualizá-lo sempre no domingo (aí eu acompanho o que veio de atualização antes de aplicá-las). Meu uso pessoal é com o Hyprland, Spotify, navegadores (qutebrowser e Firefox), Steam e só.

“Ah, mas o Bazzite…” - infelizmente não sou capaz de opiniar sobre, pois tenho 0 conhecimento no comportamento da distribuição, apesar de ser baseada no Fedora (última vez que usei o Fedora, fazem mais de 5 anos).

1 curtida

Não tentei um Arch puro por medo kkkk, não sei nem por onde começar a pesquisar como instalar as coisas nele kkkkkk, se for possível vou instalar o linuxtoys e vou habilitar o Aur (não sei como faz isso) e instalar a loja do cosmic q acho maravilhosa e bem completa, a bazar (loja de flatpak especificamente).

E tô bem curioso em relação ao Nix kkkkk

Sobre o bazzite ele é imutável, a raiz dele é só escrita e não tem nada a ver com o fedora padrão.

Vc tem alguma dica de por onde começar a estudar o Arch, pelo q sei tu constrói oq quer por cima dele, e isso me deixa meio com pé atrás de nesse tempo da construção dar problema.

1 curtida

Hoje a instalação dele está bem facilitada utilizando o archinstall. É só iniciar o live iso, digitar este comando e boa. Mete marcha. Se precisar de apoio, você tem a wiki que é maravilhosa.

a. https://wiki.archlinux.org – documentação oficial do Arch.
b. https://archinstall.archlinux.page – documentação oficial para o Arch Install.

Para isso, é só utilizar máquina virtual para fazer os testes. Do meu lado, já estou a validar também com QEMU + Virt-manager.

2 curtidas

Pra ter uma estabilidade unânime no arch vc vai ter que evitar o AUR, a dessincronização de pacotes pode parar o gerenciador de pacotes, mas se vc for tranquilo vai conseguir um sistema sólido mesmo com o AUR

1 curtida

Por aqui, no primeiro teste da VM, funcionou conforme esperado. Instalei o AUR (no meu caso, foi o PARU por costume mesmo) e instalei o pacote recomendado (“caelestia-shell”) para fazer o processo automático.

Aí o restante é buscar as configurações recomendadas pelo criador e deixar o setup 100%. Mas só de fazer a instalação inicial, eu já gostei do layout. Posso considerar uma instalação na minha máquina real.

Segue a referência:

Eu uso o AUR somente com pacotes que realmente não tem no repositório oficial, mas só faço a instalação após verificar o PKGBUILD. Igual esse caso inicial que ele trouxe do “Caelestia Shell” – pode fazer a instalação automática via AUR ou faz a instalação manual com todos os pacotes via repositório oficial, mas aí é um trabalho mais demorado. Enfim, vai de usuário para usuário.

2 curtidas

Como assim dessincronizacao? Não entendi pq quis dizer

1 curtida

As funcionalidades que mais gostei foi do auto theme, ele faz o tema do sistema com base no wallpaper, e outra função que amei é q usando vc passa o mouse encima de algum menu ele abre automático com uma animação muito fluida

1 curtida

Como habilito o AUR? Kkkk Alguma recomendação ou concelho?

1 curtida

É simples. Só precisa fazer o clone do repositório e compilar. Tem um passo a passo da instalação no README.

2 curtidas

Dessincronização nada mais nada menos que o pacote não bater com suas dependecias
Imagine pacote A, ele necessita de pacote B na versão tal, se em algum momento o mantedor atrasar o pacote B vai gerar uma diferença, com isso o pacman vai te avisar que pode quebrar e criar inconsistência com pacotes C D E e por ai vai, isso gera a quebra e deixa o sistema inconsistente, em outros casos pode incapacitar o sistema inteiro mas isso depende da sua atenção como dita pelo @rafa.k

1 curtida

No momento da instalação pelo pacman isso aparece certo?
Ex: instalo o Firefox, ele vai me pedir confirmação se quero instalar com uma lib desatualizada?

2 curtidas

Na pratica ele vai te avisar do conflito, e ai vc decide se quer prosseguir ou não
Exemplos de fora do repo podem variar do mantedor, geralmente vai ter uma flag no AUR como desatualizado mas mesmo se tiver muitas transições de pacote podem criar o cenario de quebra, oq e impossivel usando o core ou extra e multilib

1 curtida

Mas não se prenda no argumento de “quebrar” o sistema. É só fazer uma instalação e configuração do snapper para sempre ter um ponto de restauração.

1 curtida

Olha, depois de testar muitas distros. Cheguei a conclusão que todas são estáveis, o problema é o usuário kkkkkkkk

3 curtidas

O Arch é btrfs ou ext4?

1 curtida

@rafa.k @Saulo_Ferro_Maciel
Um resposta pra vocês junto kkkkkkk
Eu tô chegando na mesma conclusão já, eu mencionei a parte da estabilidade é que em 90% dos vídeos sobre distros por aí, estabilidade sempre é um assunto bastante falado até, por exemplo o Cachy OS que usei na primeira vez que instalei fiquei um mês com ele, até a um certo dia as coisas começaram a parar de funcionar aí fui pro Pop OS que só deu problema por conta que tava com o HD cheio e eu não percebi, e quando instalei o Cachy novamente ele simplesmente não instalava nada, não funciona de jeito nenhum.

Mas sobre o problema ser o usuário eu concordo kkkkk, sou um tanto novato ainda, e adoro ficar mexendo , por diversão e ver oq é possível de ser feito.

Adorei a liberdade que o Linux da aos usuários

2 curtidas

kkkk, pior q eu tenho q concordar contigo @Saulo_Ferro_Maciel, 99% dos problemas e quando se fussa em algo q não se deve, os outros 1% são problemas técnicos da distro… Mas não da pra negar q tem sim distros mais estáveis, tipo o Debian, mas as “instáveis” meio q não existe no sentido q agente pensa.

1 curtida

Durante a instalação, você é quem define qual o filesystem vai utilizar.

Verdade seja dita. O sistema vai quebrar na maioria das vezes com alguma modificação que você fez. Raras foram as vezes que eu quebrei o sistema com erro de atualização, por exemplo.

2 curtidas

Eu reafirmo isso.

Tenho uma instalação de anos do Arch, só atualizando, e continua funcionando sem problemas.

1 curtida