Quero mudar para o Linux, mas o ACDSee não deixa

Boa noite!

Meu nome é Cesar, sou o que se poderia chamar usuário insistente que ainda não encontrou a solução final em Linux. Uso computadores desde a época do Windows 3.1, sim, sou velho. Tive meu primeiro contato com Linux através da Conectiva, isso por volta de 2000 ou 2001, mas nunca me empenhei em manter o Linux no meu computador por motivos mil.

Hoje eu tenho minhas duas distros favoritas, Mint e Zorin e o ambiente que mais agrada é o KDE, mas o meu grande problema se encontra em manipulação de imagens. No Windows eu uso uma ferramenta chamada ACDSee e não abro mão dela em hipótese alguma, devido a todas as facilidades que ela proporciona e é justamente essa ferramenta que impede que eu migre de vez para o Linux, pois no restante do que preciso no computador, já encontrei tudo no Linux.

Até hoje não encontrei nenhuma ferramenta no Linux que faça tudo o que ela faz, talvez eu não tenha sabido procurar, mas não acho nada perto. Eu gosto de trabalhar em lote, fazer alguns ajustes mínimos, inserir uma legenda na imagem ocasionalmente ou inserir marcas na imagem para determinados propósitos.

No Linux para fazer tudo o que o ACDSee faz eu preciso reunir algumas ferramentas, sem falar que a interface gráfica em alguns casos é muito feia então eu pergunto a vocês que tem muito mais conhecimento e experiência do que eu, existe alguma ferramenta no Linux que faça tudo da mesma forma que o ACDSee?

Em tempo, já tentei rodar o ACDSee via Wine e tudo terminou em uma lambança só.

Devido a todos esses anos trabalhando com Windows, não me considero um usuário inciante, resolvo bem qualquer questão desde que a informação esteja clara, então se alguém puder me ajudar nessa questão eu agradeço imensamente.

Atenciosamente,

1 curtida

Esse software requer placa gráfica? As tarefas que você executa nele são muito pesadas para processar?

Eu também uso um software que só tem para Windows e a única solução que encontrei foi rodar em uma máquina virtual. Meu computador roda tranquilo e eu deixo compartilhada uma pasta entre o Windows(máquina virtual) e o Ubuntu.

Faz quase 2 anos que uso assim e está tudo certo até agora. Acredito que deveria considerar essa hipótese caso queira ficar rodando apenas uma distro linux no seu PC.

Obrigado pela resposta.

O ACDSee não pede placa gráfica, eu poderia comparar ele ao Digikam em termos de interface, mas infinitamente mais rápido que o Digikam.
Eu nunca pensei nessa solução da VM, mas julgo que ela não vai resolver de forma efetiva o meu problema, pois eu gostaria muito de abandonar o Windows.
Eu já andei testando algumas ferramentas no Linux e as duas que mais chegaram perto foram o XnViewMP e o Digikam, mas a interface do XnView é muito feia e o Digikam leva uma eternidade para montar o cache de imagens que tenho no PC.
Eu vi outras ferramentas em Linux, mas boa parte no shell. Pode parecer arrogância da minha parte, mas na altura do campeonato eu não gostaria de ficar lidando com o shell do linux toda hora em que precisasse executar operações em lote nas imagens que venha a usar.
Quem sabe surge alguém que tenha passado por situação semelhante.
Ainda na busca…

“ACDSee e não abro mão dela em hipótese alguma” Como vc msm respondeu (indiretamente) acho q no seu caso é melhor permanecer no Windows mesmo. Ou tentar aceitar a sugestão de usar uma VM.

2 curtidas

Você usar O Linux Mint na sua máquina principal? Usa dual boot com Windows, é isso?

Olhando agora, a frase que vc citou acima ficou muito pedante e não foi isso que quis dizer, peço desculpas se deixei passar essa ideia.
O que, na verdade, gostaria de dizer é que dentro do ambiente Windows eu só uso o ACDSee, mas gostaria de encontrar um similar a altura dele dentro do ambiente Linux, pois a minha ideia é migrar definitivamente para Linux.

Uso em dual boot, tenho um SSD de 480 Gb rodando Windows e outro de 120 Gb rodando o Mint que considero o mais amigável e mais rápido de todas as distros que andei testando.

Talvez seja uma questão de como você vê as coisas. Eu fiz uma mudança definitiva para linux há quase 2 anos, mas para fazer isso tive que considerar o uso de uma VM. Considero que estou definitivamente no linux pois na minha máquina está instalado apenas Ubuntu e sobre ela é que tem a máquina virtual Windows. Uso raramente a máquina virtual Windows.

Se eu não flexibilizasse um pouco até hoje estaria com dual boot. Não tem muito para onde correr. Tem softwares que só existem para determinada plataforma.

Torço para que alguém conheça uma alternativa à altura desse software.

P.S

Já tentou o versões mais atuais no Wine?

tem o gThumb, já chegou a testar? Talvez sirva pra sua necessidade.

Outro que você pode gostar é o Gwenview.

Sobre o wine, poucos são os casos que algo não funciona com ele nessas versões mais recentes. Tenta utilizar o wine-devel, pode ser que ajude.

Concordo com vc, se colocar na balança o que realmente quero a tendência seria eu me entender com outras ferramentas no ambiente Linux para poder fazer o que quero. Talvez seja um pouco de preciosismo da minha parte, mas após décadas usando Windows nem sempre é tão fácil migrar, mas na pior das hipóteses eu posso acabar usando o Gimp para fazer algumas coisas que o ACDSee faz e deixando o XnViewMP para a manipulação em lote. Não é o melhor cenário do mundo, mas como vc bem observou, se eu quero realmente mudar de ambiente, em algum momento vou ter que ceder em algo.
De qualquer forma agradeço pela força.

Então, o software mais próximo do que eu preciso é o XnView MP, mas a interface dele não colabora muito, mas como disse para o colega acima, talvez seja hora de avaliar as prioridades e aceitar que nem tudo o que quero pode ser feito.
Em relação ao Wine, ainda não tive tempo para fazer a instalação da última versão e ver o que acontece. Vou ver se consigo fazer isso até o final de semana e dou um retorno sobre o que aconteceu, pois, a minha dúvida pode ser a de outros também.
Grato pela indicação.

Olá @cesarferreira tudo bem contigo?

Podia rolar uma listinha com as funções principais que você usa e não podem faltar?

  • função 01
  • função 02
  • função 03
    etc

Assim talvez fique mais fácil do pessoal indicar opções viáveis.

:vulcan_salute:

Salve Eddie, eu penso que o caminho para a solução já está praticamente formatado, mas lendo a sua sugestão, eu diria que isso está praticamente explicitado no primeiro post, só não fui tão objetivo enumerando cada uma delas, mas seguindo sua orientação a coisa ficaria mais ou menos assim:

Função 01: renomear, redimensionar, girar em lote.

Função 02: inserir marcas d’água, setas ou mesmo um texto em determinado ponto da imagem.

Mas como disse acima, é uma questão do que quero e do quanto estou disposto a abrir mão para usar o Linux como SO definitivo em meu computador.

E com certeza com a ajuda de vocês, a tomada de decisão vai ficar bem mais fácil.

Softwares para gestão de imagens como o Rawtherapee e Darktable, possuem estas funções que você elencou. Mas você vai precisar investir um tempo para aprender como fazer essas ações nestas ferramentas ou em outra que você escolha.

Entendo que muitas vezes nos acostumamos com um programa e fica difícil largar, mas, se você realmente vê vantagem em migrar vai precisar investir em alguns aprendizados.

:vulcan_salute:

Eu não sabia que o Darktable tem condições de trabalhar com imagens em lote, vou checar isso hoje e agradeço pela indicação.
Muito obrigado

1 curtida

Procurei pelo programa e a versão free atual é apenas visualizador de fotos. Por acaso a versão que vc usa é a freeware 1.1.21 de 2012?

Acredito que uma boa opção para o seu caso seria tentar utilizar o Winapps:

O que ele faz, basicamente, é integrar os aplicativos de uma VM ao seu host, aparecendo no menu como um aplicativo normal e gerenciado pelo WM da sua DE, parecendo assim uma aplicação nativa.

Não, a versão que uso é a ACDSee Pro 8

Obrigado pela dica, vou colocar na minha lista de tarefas, pois as opções que surgiram hoje são todas bem interessantes.

Boa noite, estou voltando aqui para contar o final da história.

Após analisar as indicações dadas eu coloquei tudo na balança e cheguei no que entendi como a melhor via.
Em um universo perfeito o ACDSee teria uma versão para Linux e eu seria muito feliz, mas não é assim que as coisas funcionam então…
Eu não faço essas edições em imagem como posso ter deixado transparecer, às vezes edito em lote (redimensionar e nomear), às vezes eu preciso inserir algum elemento como balões de texto ou setas apontando para algum detalhe na imagem, mas isso raramente acontece em conjunto.
Buscando na web eu descobri que posso usar o Libre Office Draw para inserir esses elementos na imagem e continuar usando o XnViewMP para renomear e redimensionar em lote e se precisar de algo mais “complexo”, posso fazer isso no Gimp. E o mais legar é que posso fazer isso usando o Mint ou Zorin.
Gostaria de finalizar agradecendo a todos que escreveram aqui, espero um dia poder ajudar da mesma forma.
Tenham todos uma boa noite e uma boa semana.

6 curtidas