Quero migrar para o Linux

Olá, quero migrar para o Linux ja tem um tempo, porém ainda tenho muitas dúvidas em qual distro possa me atender, pois estou 1 ano na área de programação e desenvolvimento e também as empresas solicitam muito o uso de Linux. Então eu queria saber qual distro eu deveria usar para programar e trabalhar. Alguma dica?

4 curtidas

O Ubuntu, é bom,@RichardAnjos7 porquê tem documentação e suporte da comunidade, fácil de instalar e usar, muitas ferramentas de desenvolvimento disponíveis.
Os contras é que pode ser considerado pesado em termos de uso de recursos.
O Fedora é bom também,o bom é que tem sempre as últimas versões de software, forte foco em desenvolvedores, boa documentação.
O chato é que as atualizações frequentes podem ser desafiadoras para iniciantes.

O Linux Mint é bom, muito usado por iniciantes,também,baseado no Ubuntu, mas escuto muito relatos de bugs,com uma interface mais amigável, fácil de usar e configurar,mas o não muito recomendado é porque tem menos foco em desenvolvedores em comparação com Fedora.

Já o Pop!_OS,focado em desenvolvedores e jogadores, tem suporte excelente para hardware e uma interface limpa, mas menos conhecido, mas está ganhando popularidade.

O Manjaro, é bom também porque baseado em Arch Linux, mais fácil de instalar e usar, acesso ao AUR (Arch User Repository).
Mas pode ser um pouco instável às vezes devido às atualizações rolling release, e para iniciantes, pode haver estresse,kkk. Veja o Debian, também,eu atuei como baixista por muitos anos, sempre gostei da logo em vermelho dele, lembra muito a clave de Fá maior.

Eu, comecei no Windows também,mas a muitos anos, uso e prefiro Archlinux. :penguin:

4 curtidas

Depende do seu trabalho. Por exemplo o Mint quebra com regularidade e isso pode ser um problema, o Ubuntu é melhor pois é a base de outros sistemas… Se você gosta de jogos, o pop é uma boa

1 curtida

Muito obrigado pela resposta meu amigo, fico feliz que tenha tirado um pouco do seu tempo para me ajudar com minha dúvida. Eu estava testando o Pop!_OS e admito que me encantou já de início, mas vou testar o Archlinux e outras distros também com carinho. Obrigado desde já!

1 curtida

Olá Saula, tudo bem?
Então, estou com dúvidas em 4 distros, Fedora, Pop!_OS, Ubuntu e Linux Mint. Obrigado pela ajuda e resposta amigão!

1 curtida

Se é questão de programação e trabalho, dá uma conferida nesse meu projeto: TigerOS

1 curtida

Tudo bem então,@RichardAnjos7, tem as distros brasileiras também, uma delas é o BigLinux, mas há outras também. O archlinux é uma escolha ótima para quem quer estabilidade, aqui no fórum,na categoria "Artigos da comunidade"tem um tópico muito bom sobre o archlinux, você pode conferir esse tópico aqui:Como NÃO quebrar o Arch Linux: medidas para aumentar a confiabilidade do sistema
Tem também os vídeos do canal Diolinux sobre, material didático muito bom. Recomendo.:dart:

1 curtida

Acho que a maioria dos desenvolvedores por ai usa Archlinux, porque tem um repositório grande, um suporte bom e é rolling release, ou sejá ele esta sempre atualizado com a atualidade, eu uso o arch é a melhor distro que já usei.

3 curtidas

Olha, nunca testei o Fedora. Mas usei num PC de um amigo, e posso dizer que foi uma boa experiência e só não vou dar nota 10 pois os comandos são diferentes e isso confunde o cérebro de primeira viagem.

Eu recomendo o Pop pois é muito fácil de arrumar quando dá problema, literalmente o Pop tem a função de instalar o sistema novamente mas mantendo os arquivos e programas — uso direto essa funcionalidade.

1 curtida

Show demais! vou conferir amigo, abraços.

1 curtida

Ele me encantou de início, e ainda estou testando amigão! Sobre o Fedora ainda não testei, mas quero experimentar!

1 curtida

Saudações!
Vou dizer o que sempre digo. A melhor pessoa para decidir a melhor distro a ser usada é você mesmo. Experimente o maior número de distros que puder, para aí, sim, determinar qual a melhor para o seu uso. Teste, teste e teste. :wink:
Vejo que você está no caminho certo. :slightly_smiling_face:
Seja muito bem-vindo ao Linux.

5 curtidas

Boa tarde pessoal,
Gostei do conselho do @msteles eu fiz isso mesmo, testei muitos estudei muito.
Como um usuário de um pouco mais de 20 anos de Windows pra mim o Zorin Os está sendo o responsável por essa mudança.

Mas testei Linux MInt, Pop-os, Ubuntu, Algumas flavors do Ubuntu, ElementaryOs.

Usei também o canal do DioLinux no youtube para entender o funcionamento básico e como é cada uma delas.

3 curtidas

Então, eu estou testando algumas, e o que voce falou é a pura verdade mas também sempre é bom consultar os experientes hehe. Obrigado amigão, tmj!

2 curtidas

Eu estou neste processo também, ja tentei umas 2x mas acabo desistindo na metade porque fico com preguiça no fim.

Mas agora estou empenhado, to rodando o Ubuntu 24.04 aqui ja fiz todas as minhas configurações relacionadas aos ajustes pra deixar agradável pra mim, só falta algumas configurações relacionados ao que uso para meu trabalho, (Infraestrutrua).

Não estou pensando em games por enquanto…

Alguns problemas que me chateiam um pouco -

1 - Ligação pelo whats ainda não funciona, talvez algum dia aconteça mas acho que ainda está longe.
2 - O app do Anydesk que utilizo muito para conexões tem um bug se deixar o ícone dos apps rodando na barra do gnome, onde a tela no conta superior direito fica inutilizável, achei um jeito de contornar, desabilitando a extensão que mostra os ícones na barra.
3 - Delay da ativação e desativação do Capslock, vou ter que me acostumar a apertar o caps e ter m delay mental para não digitar a próxima tecla muito rápido.
4 - Sincronização padrão do Ubuntu com serviços Cloud, Drive, Onedrive é pífia, acabei comprando o insync para ter uma descente.

1 curtida

Qual distribuição usar é uma questão que surge praticamente diariamente nos fóruns internet afora. Para o seu uso, como um desenvolvedor, recomendo que avalie algumas necessidades antes. Você quer experimentar coisas novas e quebrar a cabeça resolvendo problemas que nunca encontrou antes? Ou preza pela estabilidade e certeza de ter seu computador sempre funcionando de maneira previsível? Prefere um uso mais tradicional ou gosta de lidar com tecnologias novas e diferentes? Tudo isso tem um peso em qual SO vai te deixar mais confortável. O que eu realmente recomendo é que você teste. Use seu tempo livre para testar todas as distribuições que lhe interessarem.

Como um usuário praticamente casual, que encara a programação mais como hobby do que como trabalho, eu tenho um grande apego ao Fedora. Nunca me deixou na mão, e sempre que eu preciso, ele me atende. Já mexi muito com Rust e C++ usando ele e nunca tive maiores problemas. Também sou muito chegado na sua interface padrão, o GNOME. Se prefere ir por indicações pessoais, realmente recomendo o Fedora. Entretanto, como disposto acima, o melhor seria se testasse tudo até achar algo que lhe agrade.

3 curtidas

Vejo nesse post, a veracidade das palavras do Torvalds, sobre a razão do Linux no desktop nunca crescer de verdade.
Só funcionário público pra ter tempo livre e remunerado pra ficar testando um monte de distros, até definir a que melhor lhe atende.

Mas dá pra resumir em:
Quer pacotes .deb?
O próprio Debian te atende
Mas se quer melhor detecção de hardware, vai de Ubuntu. Só desativar e remover os snaps, se não gostar deles. Instala o suporte ao flatpak e a Gnome Software.
Não quer o Gnome? Debian permite escolher o DE na hora da instalação, já Ubuntu tem suas flavors.

Quer pacotes RPM?
Vai de Fedora. Com as Spins oferecendo outros DEs.
Manjaro também oferece diversas opções de escolha para desktop.

Por isso que tenho conseguido tantas parcerias com o TigerOS: UM nome, UM ambiente gráfico. 12 aulas ensinando o uso básico, sendo que estou procurando investidor, para lançar uma versão mais completa, com 20 aulas.
Resultado: depois que a pessoa já aprendeu a usar o Plasma Desktop, dificilmente vai ter ânimo pra distro hopper ou procurar outro DE.
E olha que tem aula ensinando a instalar via terminal, flathub, AppImage e até mesmo habilitar Snaps.

Reparem bem esses adolescentes: até tem tempo pra ficar testando 200 distros, cada um dos DEs, ou mesmo WM.
Porém, lhes entreguei UMA solução para iniciarem o aprendizado.

Mas eles sabem que existe outras opções?

Claro que sabem! Inclusive alterno entre Debian e as spins do Fedora, para mostrar os ambientes gráficos.
Aliás, dei uma aula explicando sobre pirataria, sobre a filosofia Gnu, falei sobre o Stallman, usando de muita zoeira (tipo: dizer que ele é um ex de “Radical Livre”).

9 curtidas

o mint quebra???

OI???

Mint é um dos sistemas mais estáveis à disposição.

Seu desenvolvimento é criticado, até, pelo conservadorismo, justamente porque a estabilidade é priorizada.

3 curtidas

Para programador iniciante que quer “ir pegando o jeito” do Linux a melhor opção, a meu ver, é Ubuntu.

Mais adiante, vale acrescentar experiência com usos de Debian, Fedora e Arch.

Esse é o arco das distribuições de Linux mais influentes e presentes no mercado ou entre “gente de TI”. Ubuntu e Debian estão em muitos sistemas corporativos, e o Fedora é porta de entrada para o Red Hat Enterprise Linux, que é outro sistema forte no meio corp.

OpenSUSE também é um sistema de peso no mercado e no meio da TI. Tal qual o Fedora, ele é porta de entrada para o SUSE Enterprise Linux, um sistema de qualidade reconhecida entre as empresas, só que pouco adotado nas Américas.

4 curtidas