Quero instalar o Pop_OS! no meu novo notebook, mas têm a questão do secure boot

Olá, sou um novato entusiasta do Linux, comecei minha jornada nesses meses com o Ubuntu e de início gostei, porém o achei bastante pesado e de repente havia dado um b.o na inicialização dele junto com o W11. Ok, aproveitei a oportunidade para testar o Pop_OS aonde um amigo meu mais experiente me indicou testar e de início curti pra caramba a interface dele, só que havia um problema…ele só entrava no dualboot com o windows com o secure boot desativado, o que acabou me desanimando…

Comprei outro laptop e com certeza irei utilizar o dualboot com o Windows, alguém poderia me ajudar quanto a uma tutorial mais simples de como solucionar este problema? Caso infelizmente não consiga resolver, penso em testar um Mint, ZorinOS ou Fedora para uso.

Obrigado desde já pela ajuda galera xD

2 curtidas

Pop!_OS é uma desgraça com security boot,digo isso por experiência própria,ou vc usa ubuntu,ou vc usa Distro Base Ubuntu maaaasss eu acho que eu consigo ajudar tem que assinar o kernel e o bootloader manualmente:

Gerar chaves para o Secure Boot (chave pública e privada)

Assinar o kernel (vmlinuz) e o initramfs

Assinar o bootloader (/boot/efi/EFI/Pop_OS/grubx64.efi ou o systemd-boot se estiver usando ele)

Adicionar sua chave pública no firmware UEFI (através do MokManager ou BIOS/UEFI)

Mas realisticamente se vc quiser usar Security Boot DESISTE do Pop!_OS vc vai ter que usar outra distro base ubuntu

2 curtidas

Que cê me diz o Zorin OS?

vc fez a partição do EFI?

Zorin os é uma boa,ja usei e recomendo

1 curtida

Fiz as partições, e tentei fazer o processo do Shim e sinceramente, acabei passando muita raiva e desisti, optei pelo Fedora mesmo

1 curtida

:warning: Sobre o problema: