Olá, sou um novato entusiasta do Linux, comecei minha jornada nesses meses com o Ubuntu e de início gostei, porém o achei bastante pesado e de repente havia dado um b.o na inicialização dele junto com o W11. Ok, aproveitei a oportunidade para testar o Pop_OS aonde um amigo meu mais experiente me indicou testar e de início curti pra caramba a interface dele, só que havia um problema…ele só entrava no dualboot com o windows com o secure boot desativado, o que acabou me desanimando…
Comprei outro laptop e com certeza irei utilizar o dualboot com o Windows, alguém poderia me ajudar quanto a uma tutorial mais simples de como solucionar este problema? Caso infelizmente não consiga resolver, penso em testar um Mint, ZorinOS ou Fedora para uso.
Pop!_OS é uma desgraça com security boot,digo isso por experiência própria,ou vc usa ubuntu,ou vc usa Distro Base Ubuntu maaaasss eu acho que eu consigo ajudar tem que assinar o kernel e o bootloader manualmente:
Gerar chaves para o Secure Boot (chave pública e privada)
Assinar o kernel (vmlinuz) e o initramfs
Assinar o bootloader (/boot/efi/EFI/Pop_OS/grubx64.efi ou o systemd-boot se estiver usando ele)
Adicionar sua chave pública no firmware UEFI (através do MokManager ou BIOS/UEFI)
Mas realisticamente se vc quiser usar Security Boot DESISTE do Pop!_OS vc vai ter que usar outra distro base ubuntu
O Secure Boot é uma medida de segurança da UEFI que impede que sistemas operacionais “não assinados” sejam carregados. Algumas distros como o Ubuntu e o Fedora oferecem suporte nativo a Secure Boot. Já outras, como o Pop!_OS, não oferecem suporte oficial ao Secure Boot.
Pop!_OS não é compatível com Secure Boot por padrão.
Ou seja: se você quiser dualboot com Secure Boot ativo, Pop!_OS não é a melhor escolha a não ser que você desative o Secure Boot permanentemente (o que, para alguns, é uma desvantagem).
2. Quer usar o Pop!_OS mesmo assim?
Se você não se importa de desativar o Secure Boot, pode usar o Pop!_OS tranquilamente:
Passos rápidos:
Acesse o Setup da BIOS/UEFI (geralmente com F2, Del ou Esc ao ligar).
Vá até a aba Boot ou Security.
Desative o Secure Boot.
Salve e saia.
Instale o Pop!_OS.
Após isso, o GRUB (ou systemd-boot, que o Pop usa) vai carregar o Pop e o Windows.
Com Secure Boot desativado, o Windows ainda funcionará normalmente, mas você perderá a proteção adicional que ele oferece.