Quero desativar o monitor do notebook e ficar apenas com externo

Olá pessoal! Estou tendo alguns problemas aqui e gostaria da ajuda de vcs. Indo direto ao ponto, tive que retirar a tela do meu notebook e desde então uso ele ligado a um monitor externo. Queria saber se consigo desabilitar o monitor do notebook (deixando apenas o externo) logo na hora do boot, de forma que o primeiro login no sistema fosse feito assim. Atualmente uso um script para desativar o monitor do notebook (xrandr --output eDP-1-1 --off) mas este só entra em ação depois de um login “as escuras” (o que é bem chato, aliás).

Uso fedora 32, o monitor está ligado por um cabo vga (posso trocar pra hdmi, se necessário)

desde já meu muito obrigado!!

Tenta abrir o notebook e desconectar o cabo do monitor integrado, a BIOS vai notar que não há um monitor ali e usar o primeiro que ela achar (provavelmente o externo conectado ao VGA ou HDMI)

2 curtidas

Já está assim. Aliás, minha bios é tão pouca opção de config que chega dar dó. Não consigo mudar nada em relação a isso.

Ele reconhece como um tela de 1024x768, sei lá pq.

Entendi. Já tentou atualizar a BIOS? Pode me passar o modelo e as specs do seu note?

1 curtida

Já. Tenho quase certeza de que pela bios não tem jeito, mas fica aí o modelo e as specs.

Samsung ATIVbook 2 - np270e5j
i7 4510u
gt 710m
8gb ram ddr3

Já tentei dar uma boa fuçada na internet caçando configs a mais pra essa bios, sem sucesso. É tudo super restrito, por isso gostaria de desativar via SO.

vc pode usar o próprio linux mesmo, em teoria
no seu caso seria só adicionar “video=eDP-1-1:d” no arquivo de configuração do grub
src

poderia me eplicar como fazer isso? Fico meio perdido quando o assunto são arquivos de boot haha

  1. Logue no computador
  2. abra o terminal
  3. sudo nano /etc/default/grub
  4. Na linha que começa com GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT= adicione video=eDP-1-1:d dentro das aspas, separado por espaços dos demais itens.
    4.1) EDIT: Se essa linha não exisitir, adicione-a: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“video=eDP-1-1:d”
  5. Salve e saia (Ctrl+o, Ctrl+x)
  6. sudo update-grub
    6.1) EDIT: Se sua distribuição não tem esse comando, use: sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
  7. Reinicie e veja se funcionou.

Fazendo isso vai continuar sem ver o que acontece durante a tela de boot do computador, mas teoricamente verá a parte gráfica do linux assim que for carregada.

2 curtidas

O arquivo nao tem esta linha, alem do comando update-grub nao ter sido encontrado

vc pode copiar o conteúdo e colar aqui então?
acho que o update-grub “é só pra” Debian e baseados no Debian, o resto é

grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

1 curtida

Encontrei o grub update para o fedora, é este comando mesmo.

A saída é:

    GRUB_TIMEOUT=5
    GRUB_DISTRIBUTOR="$(sed 's, release .*$,,g' /etc/system-release)"
    GRUB_DEFAULT=saved
    GRUB_DISABLE_SUBMENU=true
    GRUB_TERMINAL_OUTPUT="console"
    GRUB_CMDLINE_LINUX="rd.driver.blacklist=nouveau modprobe.blacklist=nouveau nvid>
    GRUB_DISABLE_RECOVERY="true"
    GRUB_ENABLE_BLSCFG=true

esse GRUB_CMDLINE_LINUX também pode ser usado, só colocar o coiso lá em cima nessa linha ai separado por espaço dos outros que já existem

daí fica GRUB_CMDLINE_LINUX="[tudo que tem lá]" video=eDP-1-1:d certo?

não, ficaria assim

GRUB_CMDLINE_LINUX=“[tudo que tem lá] video=eDP-1-1:d”

tudo dentro das aspas, nada fora delas

1 curtida

Não rolou :confused:

A linha ficou

GRUB_CMDLINE_LINUX=“rd.driver.blacklist=nouveau modprobe.blacklist=nouveau nvidia-drm.modeset=1 resume=/dev/mapper/fedora_localhost–live-swap00 rd.lvm.lv=fedora_localhost-live/root00 rd.lvm.lv=fedora_localhost-live/swap00 rhgb quiet video=eDP-1-1:d”

No fedora se não me engano

Depois de fazer a mudança no /etc/default/grub

Adicionando na linha onde tem quiet o video=eDP-1-1:d

Execute
sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

Para atualizar o grub
Só para adicionar informação

BIOS/MBR

grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

¹ - sd* é o dispositivo MBR aonde o carregador foi instalado ex: “sda, sdb”, ou partição caso tenha utilizado esta opção.

EFI/GPT

grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg

Se instalado em EFI, não há a necessidade de executar o comando grub2-install.
Caso queria mensagens mais detalhadas do que está acontecendo, execute pelo menos uma vez o comando.

grub2-mkconfig /etc/grub2-efi.cfg

2 curtidas

Consegui! O que eu fiz foi adicionar a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="video=eDP-1-1:d". Depois, atualizei o grub com sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg, reiniciei e tudo certo! Nada mais de login às escuras haha

obg a todos pela ajd!!!

2 curtidas

Nota para quem for usar este tópico!!!

O “eDP-1-1” corresponde ao MEU dispositivo e pode não funcionar com você!!! Se quiser descobrir o seu, rode o comando xrandr -q | grep 'VGA\|HDMI\|DP\|LVDS' e substitua “eDP-1-1” pelo dispositivo que deseja desativar!

3 curtidas