Olá pessoal! Estou tendo alguns problemas aqui e gostaria da ajuda de vcs. Indo direto ao ponto, tive que retirar a tela do meu notebook e desde então uso ele ligado a um monitor externo. Queria saber se consigo desabilitar o monitor do notebook (deixando apenas o externo) logo na hora do boot, de forma que o primeiro login no sistema fosse feito assim. Atualmente uso um script para desativar o monitor do notebook (xrandr --output eDP-1-1 --off) mas este só entra em ação depois de um login “as escuras” (o que é bem chato, aliás).
Uso fedora 32, o monitor está ligado por um cabo vga (posso trocar pra hdmi, se necessário)
Tenta abrir o notebook e desconectar o cabo do monitor integrado, a BIOS vai notar que não há um monitor ali e usar o primeiro que ela achar (provavelmente o externo conectado ao VGA ou HDMI)
Já tentei dar uma boa fuçada na internet caçando configs a mais pra essa bios, sem sucesso. É tudo super restrito, por isso gostaria de desativar via SO.
Na linha que começa com GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT= adicione video=eDP-1-1:d dentro das aspas, separado por espaços dos demais itens.
4.1) EDIT: Se essa linha não exisitir, adicione-a: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“video=eDP-1-1:d”
Salve e saia (Ctrl+o, Ctrl+x)
sudo update-grub
6.1) EDIT: Se sua distribuição não tem esse comando, use: sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Reinicie e veja se funcionou.
Fazendo isso vai continuar sem ver o que acontece durante a tela de boot do computador, mas teoricamente verá a parte gráfica do linux assim que for carregada.
Para atualizar o grub
Só para adicionar informação
BIOS/MBR
grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
¹ - sd* é o dispositivo MBR aonde o carregador foi instalado ex: “sda, sdb”, ou partição caso tenha utilizado esta opção.
EFI/GPT
grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg
Se instalado em EFI, não há a necessidade de executar o comando grub2-install.
Caso queria mensagens mais detalhadas do que está acontecendo, execute pelo menos uma vez o comando.
Consegui! O que eu fiz foi adicionar a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="video=eDP-1-1:d". Depois, atualizei o grub com sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg, reiniciei e tudo certo! Nada mais de login às escuras haha
O “eDP-1-1” corresponde ao MEU dispositivo e pode não funcionar com você!!! Se quiser descobrir o seu, rode o comando xrandr -q | grep 'VGA\|HDMI\|DP\|LVDS' e substitua “eDP-1-1” pelo dispositivo que deseja desativar!