Quem usaria telefone com linux?

Acho que não tem muitas opções além de BSD e Linux, não? Até o IOS é tão problemático (se não mais) que o Android…

1 curtida

Sim, esse é o “X” da questão que me faz por exemplo preferir computadores a celulares: tenho muito mais versatilidade com um PC. Se tenho que usar um smartphone estou praticamente limitado ao sistema fechado e elitizado da Apple ou a falta de privacidade, excesso de publicidade e filosofia freemium do Google.

2 curtidas

Já houveram várias tentativas de um sistema operacional open source bom para celulares, como o próprio Firefox OS e Meego, mas, não vingam nunca.

Acho complicado. Tenho certeza até que o Ubuntu Touch poderia ser fantástico, mas de que adiantaria um SO pra telefone maravilhoso sem apps feitos pra ele? Na minha visão tem que ter uma grande empresa por trás do SO (como Google com Adroid, Apple com o IOS) pra fechar parcerias com os principais desenvolvedores de apps para faze-los rodar em seu sistema. Nem a Microsoft com o Windows Phone conseguiu… E na minha opinião (vou escrever e sair correndo) o Windows Phone era excepcional! Usei por muito tempo. Leve, fluído, bonito e prático. Só sofria demais com a falta de apps.

1 curtida

Mano, concordo plenamente contigo. Cada palavra. Eu já estou acostumado em estar no controle com distros linux. Aí quando pego o celular para fazer algo, me sinto limitado. Tudo parece estar contra mim, juntando cache desnecessário, dados que só fazem entupir a memória do celular. Eu mesmo já até desativer a função do Whatsapp de baixar midia automaticamente. Pra quê isso??? Whatsapp Web não baixa essas fotos no computador, muito menos o Telegram. Mas o Telegram funciona de forma independente enquanto o Whatsapp depende do celular para funcionar. Pra quê isso???

Mas apesar de ser tudo lindo e maravilhoso no mundo ideal, nossa vida não é assim. As pessoas ao nosso redor estão dependentes dessas plataformas, então acaba sendo um pouco inviável. Lindo e maravilhoso, mas inviável. Inviável só pela falta de apps populares. Embora eu entenda o motivo de não existir Whatsapp nessas distros Linux para mobile e também o porquê de quem preferir comprar esses celulares, de relamente não quererem Whatsapp e outros no celular, efetivamente vai se tornar um obstáculo. Infelizmente é assim que a banda toca. Não temos mais privacidade. Viramos um produto. E quando tentamos sair dessa matrix… bem… já viram o filme. xD

Mas eu fico na esperança de um desses vingar e talvez popularizar com o Telegram. Não sei se é open source ou não. Eu mesmo já ativei o Facebook Container no Firefox para ficar longe deles o máximo possível.

2 curtidas

Eu tive um Firefox OS, comprei o aparelho dois meses antes de ser descontinuado, então o vendi rapidamente.

O Firefox OS era completamente escrito em HTML, o desempenho era ótimo para um smartphone fraco, cujo hardware era suficiente para suportar o sistema e seus apps, e isso o tornava um ótimo custo-benefício em 2014/2015, visto que o mais barato custava R$ 120,00 (foi o que comprei), e outro aparelho um pouco melhor, por aproximadamente R$ 240,00, enquanto outros aparelhos com Android custavam em torno de R$ 600,00.

Como era opensource, era descartado a tal da “obsolescência programada”, então somando este benefício com o desempenho do sistema, eu enxergava muito potencial nele.

Uma pena que foi descontinuado, a falta de Apps oficiais como Facebook, WhatsApp, Instagram, entre outros populares devem ter colaborado com o fracasso.

Hoje eu uso Android, mas não sinto a mesma coisa que sentia com Firefox OS, pois nele eu me sentia como um proprietário do sistema, sentimento este que não tenho usando Android.

1 curtida

Uma pena. Ficamos totalmente reféns.

2 curtidas
1 curtida

Falta de apps nunca seria problema enquanto existir comunidade, o que poderia ser um problema é a falta de apps proprietários para quem gosta de WhatsApp e essas coisas, pelo menos inicialmente, mas, é certeza que surgindo a demanda as próprias empresas portariam.
A maior dificuldade hoje é convencer as empresas em investir em bons aparelhos e a preços acessíveis em mercados como o nosso e depois convencer o mercado consumidor a adquirir tais produtos. Satisfeitas essas condições tudo se resolveria a seu tempo. A maioria das pessoas segue apenas o comportamento de manada.

Mas, até isso não é de todo um problema, vejam nesse último vídeo que no Ubuntu Touch já tem Twitter, WhatsApp…

Eu usaria muito de boa. Contudo uso muitos apps da google graças a universidade. Isso me impede de desgooglizar também. Isso é chato demais cara.

2 curtidas

Cada vez que vejo o Librem 5 me brilham os olhos, mas não tenho condições de comprar. :-:
Ainda mais que sou fã do gnome hehe.
Olha que lindão o hardware

download

3 curtidas

O Pinephone com Manjaro também é lindo!

2 curtidas

vinicius_oliveira: quem usaria telefone com linux?
-eu já uso! android !
vinicius_oliveira: mas estou se referindo a outros SO que não sejam android!
-eu usaria um SO que assumi-se que esta em um celular e não um SO que parece uma gambiarra!

Eu adoraria comprar ele, mas não há beleza no mundo suficiente que justifique o Pinephone com Manjaro custar 199 dólares com mesma RAM, mesma tela, e praticamente as mesmas coisas que o Librem 5 que custa 799. :confused:

Isso aconteceu comigo, a solução foi migrar de banco

1 curtida