Quem aí curte o debian testing?

Agora troquei o firefox pelo chrome pelo desempenho e o uso da ram e processadores, tá bonitão e leve esse gnome-shell 3.36 Captura de tela de 2020-04-30 07-54-10|690x389

6 curtidas

Eu uso (e adoro) no meu desktop do trabalho. Mas estou usando com cinnamon pois não curto muito o esquema do gnome.

Mas ficou um belo desktop, parabéns!

3 curtidas

Eu sou um grande fã do Debian Testing normalmente é a distro que acabo instalando quando quero dar uma checada em como está a evolução do Debian.

Recentemente fiz um teste com o Sid e fiquei muito contente com o resultado, customizando um pouco o tema e ícones ficou muito bacana.

:vulcan_salute:

2 curtidas

qual a diferença entre o debian normal e este debian testing? eu nunca tinha ouvido falar dele

2 curtidas

De forma breve:

  • Debian Stable (normal): são as versões do Debian que são lançados geralmente em ciclos de 2 anos, como Debian 9, Debian 10, etc. Extremamente estáveis mas geralmente com pacotes considerados “velhos” em relação às versões disponíveis.
  • Debian Testing: é a “linha” do Debian que antecede o lançamento de uma nova versão, onde todos os pacotes são extensivamente testados antes de serem considerados estáveis e serem aprovados para a versão final da distro.
  • Debian Sid: é onde os desenvolvedores testam todas as tecnologias que em algum momento podem ser adicionadas ao Debian Testing e posteriormente ao Debian Stable - existe uma confusão comum de chamar o Sid de rolling release mas este não é o caso. Apesar de possuir desenvolvimento contínuo, o Sid não é considerado uma distribuição recomendável para uso geral.

Se quiser detalhes, pode conferir na Wiki do Debian.

:vulcan_salute:

4 curtidas

valeu mesmo pela explicação, eu ja tentei usar debian mas não me habituei muito =/

2 curtidas

Se o debian stable é super estável, podemos dizer que o testing é tão estável quanto o ubuntu??? Sempre tive esta curiosidade e nada melhor do que perguntar pra quem esta usando :slight_smile:

2 curtidas

Eu diria que sim (podendo equiparar-se a versão LTS) pois o processo de testes dos pacotes do testing passa por 2 estágios de teste antes de chegar.
Primeiro eles entram no experimental (nem todos pacotes daqui chegam ao testing ou ao sid, podem ser diversos problemas, inclusive com licenças). Depois vão para o sid (unstable) e só então chegam no testing.
Ultimamente esse processo está sendo mais rápido, alguns gostam pelos pacotes mais novos, outros não, pois acham que os pacotes deveriam ser mais testados como antigamente (mesmo sabendo que o testing não é a stable).

2 curtidas

O Ubuntu usa pacotes da base Debian, mas não utiliza apenas o Stable.
Pacotes Testing ou Unstable podem ser usados de acordo com a necessidade ou interesse da Canonical

:vulcan_salute:

3 curtidas

Cara, esse link aí tá direcionando para outra coisa, para um site de planos de saúde :face_with_raised_eyebrow: :joy:

1 curtida

Mal ae pessoal. Responder o fórum enquanto trabalha às vezes dá nisso.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Para mim, é disparado a melhor distro. Estável, atual, compatível com tudo.
Ainda mais agora, com Flatpaks, Appimagea e Snaps, você mantém os pacotes que quiser sempre atualizados.
Gosto muito de testar distros (não gosto de testar em VM) e sempre deixava uma partição Debian intocável no HD.
Mas quando troquei prá um SSD de 240 GB não sobrou muito espaço para outras… mas o Debian continua lá, firme e forte! E com esse Gnome tá matador!

1 curtida

Relaxa :joy: :v:

1 curtida

Pelo visto a turma aproveitou para aprender mais sobre o debian testing, que bom eu gostava muito do stable mas a versão testing tem pacotes mais atuais e também são estáveis.

1 curtida

Olá. Estou querendo ir para o Debian testing mas ainda não sei se me aventuro nele. Li muitas coisa a respeito do testing como ele nao receber atualizaçoes de segurança. O que voces me indicam ficar no Stable ou tentar o Testing. Segue minha sources.list do testing:

deb Index of /debian testing main contrib non-free

deb Index of /debian testing-updates main contrib non-free

deb http://security.debian.org/ testing-security main contrib non-free

Ela está boa??

1 curtida

Pode usar sem medo. Nunca vi o Testing quebrar. Se usar o Sid, ai sim, é para quem quer botar mais a mão na massa. Um pacote pode sair do nada dos repositórios e custar a retornar e outras coisas do tipo. O Testing é tranquilo.

Você já tá usando o Debian e quer migrar/atualizar para o Testing? Ou quer instalar o Debian Testing? Se for o segundo caso, é só baixar uma iso do Testing e instalar, não precisa mexer nos repositórios.

Obrigado por responder. Já baixei a iso do testing. Vou colocar ele então e caso eu tenha algum problema venho pedir ajuda aqui. Obrigado @Tuxraldo não sei como agradecer.

Passei 2 releases usando o Testing sem nenhuma quebra tbm.
Usei o Testing passando do Wheeze (sys-v) até o Jessie (Systemd) sem quebrar nada.
E olhe que eu usava o debian híbrido, usado pinagem de repositórios.

Ontem mesmo fiz um script de instalação para a iso netboot do Testing.
O script ajuda a fazer uma instalação customizada do Plasma desktop no testing.

1 curtida

O Debian Testing tem repositório de segurança e se beneficia das atualizações vindas do Unstable.
A grande diferença é que não é a equipe do Debian quem gerencia, são os próprios devs dos pacotes.

Quando há uma grande falha de segurança, o time do Debian se preocupa em corrigir no Stable e Oldstable, enquanto os devs trabalham upar o pacote corrigido no Experimental, depois vai pro unstable e só depois chega no Testing.

Não faz medo.
Tem sistema operacional ai há anos com falhas de seguranças graves e muitas agências bancárias usam… kkkk

1 curtida

Obrigado por responder. Instalei o testing ontem a noite e está uma beleza.

2 curtidas