Queda de wi-fi e touchpad congelando sistema

Boa noite pessoal.
Informo que sou novo no fórum, assim como sou novo no assunto de Ubuntu/Linux então de antemão já peço desculpas se o que vou perguntar é alguma besteira muito grande.

Sou aluno de um curso de programação web uma das exigências do curso é a utilização do sistema operacional Linux o qual eles recomendam o Ubuntu inclusive na forma de dual boot. Fiz a instalação do Ubuntu (20.04 LTS) na minha máquina (notebook lenovo ideapad s145 B2DJ0002BR) e estou tendo 2 empecilhos:

  1. Após algum tempo de uso do sistema (tempo de uso bem aleatório que pode ser daqui a pouco ou após algumas horas) o WI-FI simplesmente para de funcionar e não consigo acessar nem a opção de buscar rede e só consigo voltar ao normal reiniciando o meu ntbk. Ao reiniciar algumas vezes aparece uma tela preta com algumas linhas de código. Pelo pouco que entendo eu consigo verificar que ele identifca que houve falha no componente ath10k(que acredito ser minha placa de rede), como se ele tivesse sido removido (device is gone). Logo após consta também a informação “crash on firmware”. Eu até busquei alguma forma de atualizar o firmware e a forma que encontrei com o comando fwupd informa que não há nada a atualizar. Como sou novo no mundo do Linux possa ser alguma configuração que me falte fazer. Tentei pesquisar no google e até achei algo que me fez sentido, mas o post é antigo, a conversa não evoluiu e não há uma resposta pra me ajudar (Estações perdendo conexão com Ubuntu apos um tempo). Estando no windows eu não tenho este problema. Só que por conta do curso agora fico mais tempo utilizando o Linux.

2 O touchpad do meu notebook não funciona direito no Ubuntu e não sei o motivo. Ele faz o sistema congelar por vários segundos quando é utilizado ficando inviável. No Windows ele funciona normalmente. Imaginei que poderia ser instalação de drivers(novamente me desculpem se estiver falando alguma besteira aqui, pois lembro que ouvi em algum lugar que pra linux não é necessário instalação de drivers, mas não tenho certeza), mas no site do fabricante não consta driver para Linux deste notebook. Por sorte tenho um mini mouse que o utilizo quando estou usando o Ubuntu então não é um problema urgente, mas acho que deveria estar funcionando corretamente. Até encontrei uma solução passo a passo que configura o arquivo no grub, mas não deu certo aqui pra mim.

Se alguém já teve este problema por favor me ajuda. Estes problemas estão sendo bem frustrantes pra mim.

2 curtidas

De antemão posso adiantar que o Ubuntu 20.04 não vai funcionar legal por causa do Kernel que ele vem. Ele vem com o 5.4, e o seu processador é um intel core de décima geração, que só vem com suporte a partir do Kernel 5.10. Minha sugestão: utilize o Linux Mint Edge ou o Pop!_OS (20.04), pois eles já vem, por padrão, com um Kernel mais atualizado.

2 curtidas

Como pediu, o resultado do comando passado:

System:
  Kernel: 5.13.0-39-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.36.9 
  Distro: Ubuntu 20.04.4 LTS (Focal Fossa) 
Machine:
  Type: Laptop System: LENOVO product: 82DJ v: Lenovo IdeaPad S145-15IIL 
  serial: <filter> 
  Mobo: LENOVO model: LNVNB161216 v: SDK0J40679 WIN serial: <filter> 
  UEFI: LENOVO v: DKCN53WW date: 05/31/2021 
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 27.6 Wh condition: 27.6/30.0 Wh (92%) 
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Core i3-1005G1 bits: 64 type: MT MCP 
  L2 cache: 4096 KiB 
  Speed: 3216 MHz min/max: 400/3400 MHz Core speeds (MHz): 1: 3222 2: 3400 
  3: 3400 4: 3400 
Graphics:
  Device-1: Intel driver: i915 v: kernel 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: i915 resolution: 1366x768~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa Intel UHD Graphics (ICL GT1) v: 4.6 Mesa 21.2.6 
Audio:
  Device-1: Intel Smart Sound Audio driver: snd_hda_intel 
  Sound Server: ALSA v: k5.13.0-39-generic 
Network:
  Device-1: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter 
  driver: ath10k_pci 
  IF: wlp1s0 state: up mac: <filter> 
  Device-2: Qualcomm Atheros type: USB driver: btusb 
Drives:
  Local Storage: total: 931.51 GiB used: 19.64 GiB (2.1%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD10SPZX-24Z10 
  size: 931.51 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 189.84 GiB used: 19.59 GiB (10.3%) fs: ext4 dev: /dev/sda8 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 51.0 C mobo: N/A 
  Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:
  Processes: 278 Uptime: 11m Memory: 3.64 GiB used: 2.07 GiB (57.0%) 
  Shell: bash inxi: 3.0.38 

Desculpa a demora, os projetos do curso tão consumindo bastante meu tempo.
Já agradeço por tentar me ajudar.

Se for isso então é muito desanimador. Eu passei o comando que você indicou e o resultado mostra que o kernel deste Ubuntu é 5.13.0-39-generic x86_64, então deveria ser compatível. Na parte de network o nome “ath10k_pci” é o que aparece quando reinicio meu ntbk como se ele tivesse se desconectado por sei lá qual motivo “the device is gone”.
Já agradeço de antemão a ajuda.

Sobre a desconexão do wifi, você pode tentar desabilitar a economia de energia, com:

# iw dev <interface> set power_save off 

Esse comando me ajudou um pouco. Pelo que entendi ele desliga algum modo de economia de energia. Mas hora ou outra eu verifico pelo iwconfig que esse modo se torna ‘on’. Não sei ao certo, mas não teria como deixar isso em definitivo? Abaixo está uma imagem das informações exibidas quando reinicio o PC após ele se desconectar.

Coloquei no Google o termo ath10k_pci e parei em um forum gringo que informava que o problema seria um bug no firmware e que aparentemente era pra enviar um comando para reinstalar o firmware. Fiz isso o terminal mostrou a reinstalação acontecendo, mas não houve mudança no meu problema.

Para fixar de modo permanente segue o link.