Queda de wi-fi e touchpad congelando sistema

Boa noite pessoal.
Informo que sou novo no fórum, assim como sou novo no assunto de Ubuntu/Linux então de antemão já peço desculpas se o que vou perguntar é alguma besteira muito grande.

Sou aluno de um curso de programação web uma das exigências do curso é a utilização do sistema operacional Linux o qual eles recomendam o Ubuntu inclusive na forma de dual boot. Fiz a instalação do Ubuntu (20.04 LTS) na minha máquina (notebook lenovo ideapad s145 B2DJ0002BR) e estou tendo 2 empecilhos:

  1. Após algum tempo de uso do sistema (tempo de uso bem aleatório que pode ser daqui a pouco ou após algumas horas) o WI-FI simplesmente para de funcionar e não consigo acessar nem a opção de buscar rede e só consigo voltar ao normal reiniciando o meu ntbk. Ao reiniciar algumas vezes aparece uma tela preta com algumas linhas de código. Pelo pouco que entendo eu consigo verificar que ele identifca que houve falha no componente ath10k(que acredito ser minha placa de rede), como se ele tivesse sido removido (device is gone). Logo após consta também a informação “crash on firmware”. Eu até busquei alguma forma de atualizar o firmware e a forma que encontrei com o comando fwupd informa que não há nada a atualizar. Como sou novo no mundo do Linux possa ser alguma configuração que me falte fazer. Tentei pesquisar no google e até achei algo que me fez sentido, mas o post é antigo, a conversa não evoluiu e não há uma resposta pra me ajudar (Estações perdendo conexão com Ubuntu apos um tempo). Estando no windows eu não tenho este problema. Só que por conta do curso agora fico mais tempo utilizando o Linux.