Quebrei o zorin 17.1

na tela de login na primeira inicialização ele quebrou touch e como não sei com teclado ir navegando até alguma opção para desligar acabei forçando, quando inicio ficou tudo normal mas depois de uns 3 min ligado sistema quebrou de vez, reiniciei e quebrou de novo até o ponto de o ssd perder o boot. Estou usando a rotação de tela, deixando na posição retrato.

Estou usando um Gateway i5 da terceira eu acho, sem video dedicado. 6gb ram.

Re instale a distro

iria formatar agora e o sistema voltou à vida… mas o uso no geral não está sendo bom, wifi perdendo sinal ou desconectando, agora touch… mas… mas… mas…

Sugestão: depois que fizer a instalação e configurar o que você gosta, instale o Timeshift e faça um backup (imagem do sistema).

Assim, da próxima vez que o sistema quebrar ou ocorrer algo do tipo, basta restaurar a imagem do sistema e você já terá o sistema instalado e configurado.

O backup ocupa cerca de 15 a 18GB (dependendo do que você instalar antes de fazer o backup).

Obs: É necessário salvar o backup em uma partição ou driver à parte do sistema.

2 curtidas

Só reinstale o sistema, e deixe tudo na nuvem para evitar perdas. É o melhor a se fazer

1 curtida

Algumas combinações de teclas são importantes de saber:

• Alt + F4 Fecha a janela atual. Pode ser que em algumas interfaces gráficas, surja uma confirmação para para encerrar a sessão.
  • Ctrl + q Método alternativo de fechar alguns programas. É similar ao Alt+F4, mas o atalho é recebido pelo programa como comando para sair, enquanto o Alt+F4 vai enviar um sinal de terminação.
  • Ctrl + Alt + Del Usado historicamente para reiniciar o computador. Em muitas interfaces faz surgir uma confirmação para reiniciar o computador. Com as setas e “Enter” é possível reiniciar/desligar/encerrar sessão na maioria das distros.
  • Ctrl + Alt + Backspace Usado historicamente no Linux para fechar o servidor gráfico, ou seja, fechar abruptamente a interface gráfica, encerrar todos os programas do usuário rodando e apresentar a tela de login. Ultimamente está caindo em desuso e muitas distribuições não o implementam.
  • Comandos exclusivos do kernel Linux (Funciona só em algumas distros, pois precisa habilitar a função na compilação do kernel):
    • Discos para somente-leitura Alt + PrintScreen + u: Remonta todos os sistemas de arquivos para somente leitura, para evitar perda de dados no reinício/desligamento forçado.
    • Reiniciar: Alt + PrintScreen + b: Reinicia imediatamente. Pode corromper o sistema de arquivos se ele não estiver em somente-leitura! É muito similar a acionar rapidamente o botão no computador.
    • Desligar: Alt + PrintScreen + o: Desliga imediatamente. Pode corromper o sistema de arquivos se ele não estiver em somente-leitura! É muito similar a acionar o botão no computador de forma longa.

Também dá para configurar as ações do botão do computador nas configurações da interface gráfica. Eu configurei aqui para, ao apertar o botão, o sistema entra em modo de suspensão.

Na BIOS também é possível configurar o comportamento do botão de desligar na maioria dos computadores modernos. Fiz isso recentemente no computador da minha mulher que estava “acionamento rápido” como “desligamento imediato”. Daí configurei “acionamento rápido” para “nada” e “acionamento longo” para “desligamento imediato”.

2 curtidas