Quebrei o sistema mexendo em configurações da gpu

acabei de sair do windows 11 pro zorin os core até então só havia usado linux em uma máquina secundária, uma das primeiras coisas que eu fiz foi ir no site da nvidia e baixar o driver da 1050ti pra linux e instalei, fui abrir o cs2 pra testar e ele está usando a gpu integrada, usando o perplexity eu testei várias coisas como desinstalar o driver e usar a versão que a própria distro recomenda, também tentei forçar o uso da gpu e nada dava certo até que uma hora eu fui abrir o cs2 e o pc congelou, eu desliguei já pistolando e na hora de iniciar me aparece essa maravilha aqui:

preciso de ajuda pra consertar o sistema e fazer os jogos abrirem com a gpu dedicada, agradeço a paciência

edit: nem essa tela ta aparecendo mais, fica uma tela preta sem nada agora e nem consigo acessar o grub, vou parar de mexer antes que eu exploda essa máquina

Olá @GALO_DE_KALSA, tudo bem contigo?

Se você ainda tiver o pendrive que usou na instalação, simplesmente reinstale o sistema - esse é o jeito mais rápido e prático de você voltar a aproveitar sua máquina.

Usando comandos no terminal muito provavelmente seria possível recuperar o sistema, mas pode levar algum tempo uma vez que não sabemos exatamente que comandos a IA sugeriu que você fizesse.

Sobre os jogos usarem a GPU integrada ao invés da dedicada - se for um notebook você precisa configurar algo chamado “Graphics Switching”, o guia da System76 é um dos melhores para usar em distros com base Ubuntu como é o caso do Zorin OS.

Caso seu equipamento seja um desktop, sugiro que desative o gráfico integrado na BIOS e deixe apenas a GPU dedicada ativa. No meu PC de testes (Ryzen 3400G + 3060ti) testei várias distros como Zorin, Mint, Ubuntu, Fedora e todas elas tentavam aleatoriamente usar a GPU integrada em jogos mesmo eu forçando o uso da dedicada e somente desativando na BIOS foi possível impedir isso.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.