Que fim levou o mIRC, o 'dinossauro' das salas de bate-papo e chats online?

Que fim levou o mIRC, o ‘dinossauro’ das salas de bate-papo e chats online?

Dando continuidade à série “Que fim levou?”, sobre softwares, marcas, empresas, produtos e serviços que fizeram sucesso no passado, o TecMundo relembra hoje o mIRC, um dos primeiros programas para conversas em tempo real pela internet. Surgido antes do ICQ e do MSN Messenger, ele é considerado o “ancestral” dos mensageiros instantâneos.

Criado em 1995 por Khaled Mardam-Bey, o mIRC é um programa para Windows que funciona como cliente de Internet Relay Chat (IRC). Este protocolo surgiu em 1988, desenvolvido pelo universitário finlandês, Jarkko Oikarinen, que queria adicionar recursos de comunicação ao vivo em redes BBS.

Sala de bate-papo no mIRC. (Imagem: Reddit/Reprodução)

Responsável por introduzir o conceito de salas de bate-papo abertas, o IRC permitia que qualquer pessoa se juntasse à rede, bastando ter um programa específico instalado no computador e uma linha telefônica para se conectar à internet. O mIRC é um desses “softwares cliente”.

Para tornar a BBS da Universidade de Oulu mais funcional, Oikarinen desenvolveu o primeiro servidor IRC. A rede da instituição, que servia para enviar mensagens uma ou duas vezes por dia, passou a permitir conversas em grupo e a oferecer privilégios aos administradores como a expulsão de usuários por mau comportamento.

Leia mais em: Que fim levou o mIRC, o 'dinossauro' das salas de bate-papo e chats online? - TecMundo

2 curtidas

Eu amava o Mirc, em 1997, com meu 486 DX2 66 e minha internet discada, passava a madrugada de sexta para sábado quando só pagava 1 pulso, conversando com meus amigos. Época maravilhosa.

2 curtidas

Eu também, tenho saudades desse tempo, a internet era mais lenta na conexão e na disseminação de informações, Não era esse “frenesi”, informação em tempo real como é hoje em dia.

1 curtida