Oi comunidade!
Eu apenas queria saber que ferramentas e/ou recursos vcs acham que ainda falta no Pinguim.
Comentem se lembrarem d alguma!(vou procurar
)
Oi comunidade!
Eu apenas queria saber que ferramentas e/ou recursos vcs acham que ainda falta no Pinguim.
Comentem se lembrarem d alguma!(vou procurar
)
certificado digital. parece que o tiger linux implementou
Interessante, parece que implementaram os certificados A3, vou ver como funciona e se já está disponível em outras distros.
…
Certificados Digitais A3: quase todos os modelos de certificados digitais A3 (token USB) tem driver compatível com o TigerOS, bastando baixar, instalar e usar.
Não me parece exatamente uma “implementação”, acho que é apenas uma nota sobre o Linux ter os Drivers necessários. Pelo que vi, basta instalar o pacote correspondente.
De qualquer forma, é interessante saber que tudo funciona perfeitamente no Pinguim.
tem que ver com os desenvolvedores.
depende, mas acho que algo que valide o kernel para recurso anti-cheat, assim permitir que usuários de linux utilizem algum programa ou games online sem ser reconhecido como cheat
Na minha opinião: drivers!
Mas isso não “falta no Linux”, pois não é o kernel que tem que fazer isso…
Os fabricantes não se interessam pois os usuários são minoria, os usuários são minoria pois não encontram a versatilidade que o Windows possui, o Linux não tem a mesma versatilidade pois não há drivers, daí a gente volta pro começo do parágrafo rsrsrs
Que eu me lembre já está sendo desenvolvido algo para este fim, que me lembre se chama “Multi-Kernel”, na teoria ele rodaria o jogo num próprio Kernel seguro,e seu sistema em outro.
Até lá, ou as empresas dão suporte pro Pinguim(dificilmente) ou a comunidade faz o que faz de melhor, Contornar.
É um loop bem irritante rsrs.
Nossa sorte são os próprios usuários e grandes empresas do Opensource que fazem drivers comunitários justamente por isso.
Acho que algumas distros carecem de uma ferramenta gráfica simples de formatar pendrive. Algumas implementam (acho que o Mint se não me engano tem…). Muitas pessoas não sabem como utilizar os gerenciadores de disco (e vamos combinar, alguns são realmente bem complicados). Formatar pendrive em linux poderia ser tão simples quanto um clique direito e “Formatar pen-drive”). Daí abre uma janela, vc escolhe formato, rótulo e pronto… seria mais convidativo para os iniciantes.
Acredito que se houvesse uma maneira de utilizar um leitor de digitais, seria uma coisa boa. Não comprei ainda um acessório para isso porque não sei se funciona. Além do mais, para ser honesto, não utilizo meu notebook fora da minha casa, e não o utilizo para trabalhar. Mas que seria bacana se houvesse a possibilidade, seria.
nesse caso, um ssd externo com windows 10 instalado com dual boot e secure boot e com script para tirar os bloatware para deixar mais leve
O que sinto mais é falta é de algo tipo a tecnologia de driver WDDM (Windows Display Driver Model) para criar monitores virtuais. Sei que tem deskreen, mas não permite as mesmas interações do WDDM que eu usava muito no windows 10.
Concordo, a única “nota” é que quem precisa implementar isso são os Gerenciadores de Arquivos(Ex: Dolphin do KDE) já que a maioria das Distros não usa apps próprios nessa parte,apenas remodelações ou padrões da base.
(Ps: até amanhã povo,só vou poder criar novas respostas de meio dia por ser uma conta nova)
(Ad: Fato curioso é que o Dolphin do KDE não tem tal função por questões de filosofia(simplicidade e ser “apenas” um File Manager) e também segurança (formatar é uma ação de baixo nível e requer root/sudo,coisa que o Dolphin desvia a todo custo)
Linux tinha que sincronizar com o relógio da BIOS sem alterar. Quem tem dual boot, sabe disso. Vou entra no Linux arruma a hora e por algum motivo bagunça o que tá na bios.
Eu tinha um thinkpad e430 que tinha leitor de digitais e funcionava no Linux, mas precisava instalar uns drivers por fora. Era daqueles modelos bem antigões que tu “arrasta” o dedo no sensor, mas funcionava até que bem. Moderno não sei como fica.
Isso você tem que trocar o formato da hora na própria BIOS ou se não me engano pelo próprio Linux, pra ele seguir o formato que tá lá.
Aqui:
Agora ficou minimamente melhor, pelo que ví, a maioria dos sensores antigos e notebooks da ThinkPad já funcionam meio “Plug-And-Play” ou pela lib libfprint. Agora,os notebooks modernos usam sensores criptografados ,de codigo fechado, sem drivers, e no momento sem nenhuma engenharia reversa
.
Curioso que alguns dos pontos levantados o Linux Mint já possui:
O Nemo permite formatar pendrive;
Também podemos formatar pendrive por este outro programa que esta no Linux Mint.
O Linux Mint consegue funcionar com leitor de digital, inclusive ele permite substituir a senha do “sudo/root” para autenticar pela digital;
eae,
Hummm.quando disseram formatar pendrive na GUI eles estavam se referindo no Próprio gestor de arquivos (como no Windows, “Botão direito → Formatar”),não sabia que o Nemo tinha nativamente : ) ,sei que o Dolhin tem um Plugin pra isso.
Acho que sim,tinha visto algo,o maior problema são os Drivers para que os sensores funcionem nos apps ![]()
Hm,acho que no KDE tem algo para isso, é o krfb-monitor(abre monitores virtuais via VNC/KRFB).
Eu já usei ele algumas vezes para criar um monitor virtual para usar um Kindle como monitor secundario.