Que dica ou conselho você daria para quem acabou de instalar sua primeira distro linux?

Isso é culpa do usuário que não sabe usar o sistema. Se ele simplesmente fizer como no Linux, separar o Administrador/Root com uma senha e usar o sistema como usuário comum com outra senha o comportamento será o mesmo. Pedirá senha pra instalar/modificar qualquer coisa.

Algumas pessoas não fazem isso no Linux e deixam mesma senha de usuário e root, assim como algumas pessoas simplesmente deixam sem senha no Windows e não separam os usuários.

Problema que 90% usa o Windows com a conta de Administrador. É como se usasse Linux como Root todo aberto.

Também é possível configurar o comportamento:

Típico caso de vídeos de dicas no YouTube de gamers falando o que não sabem, mandam desativar pro PC ficar mais rápido, como se fizesse diferença.

O problema de segurança de qualquer sistema é o usuário inapto.

E esse já é meu conselho pro tópico. Não use a mesma senha no Linux pra root e user se está preocupado com segurança.

1 curtida

Nesse caso, estava falando da forma do que vem por padrão numa instalação do Windows para um usuário que acabou de entrar para o mundo da informática e acabou de instalar o Windows ou uma Distro Linux.

----####—

Como pode se dizer que “A CULPA É DO USUÁRIO” se durante uma instalação típica do Windows, a Microsoft não faz nem questão de instruir como o usuário deve instalar o seu sistema de uma forma que ele fique seguro? E ainda por cima, ao concluir a instalação como Admin (que é o padrão), não apareçe nenhum incentivo, tipo: “Agora vamos criar a sua conta para uso para o dia a dia! Deseja cria-la agora?”

Então, não instruir ao usuário a como fazer o que é o correto já durante a instalação, e depois jogar a culpa dizendo que ‘é dele’. Não tenho nem palavras.

A instrução existe. O usuário que não lê e vai no: Next, next, next…

Mas estou totalmente de acordo que pro desatento o caminho não privilegia segurança. Eles deveriam mudar isso. Já cansei de abrir chamado sobre isso.

Também tutoriais de instalação de Linux tem uma qualidade muito superior, em geral as pessoas que o fazem são mais bem instruídas nesse mundo. Tutorial de Windows qualquer uma faz e fala a abobrinha que quiser perpetuando uma série de erros. Então o cara que busca informações do tipo “como instalar tal distribuição” vai encontrar muito mais qualidade nas informações do quem busca “como instalar windows”.

Relaxa, estou me vingando. :smiling_imp: Quando das minhas dúvidas sobre Linux li MUITO essa frase. Interessante como a situação se inverte. Eu me bato com Linux mas já desisti de pedir ajuda por isso. Aqui mesmo no fórum.

Então azar. Se vier informação errada (foi o caso) sobre Windows e eu souber vou rebater. E sobre Linux quando consigo ajudo diferente do usuário Linux médio cheio de cagar regra.

E essa já é minha segunda dica pro confrade do tópico.

Uma das coisas que noto em uma instalação de disto linux é que no seu Next, next, você deve responder apropriadamente - fazendo com que o usuario medite astes de seguir para o proximo passo.

Já a MS mostra um Quadro com belas paisagens de palavras, itens ocultos, flags inprecisas, conteudo não tão bem encaixado na tela com algumas informações de “clique mais para saber mais” quando o usuário quer sóter seu PC instalado. E um botão em destaque, e bem a vista de Próximo.
Isso é incentivo a meditar no que se está fazendo?
E quanto aos tutoriais de pré instalação. Qual é a “fama propagada” do Windows? O SISTEMA QUE JÁ VEM PRONTO :thinking:
Claro que o usuario comum ele não vai querer meditar no que está sendo feito, vai querer o sistema logo. E ainda mais quando sua tela está poluida no momento mais importante, o desejo vai ser logo o de sair dali clicando em Next.

1 curtida

Plenamente de acordo. Perfeito. Deveria vir tudo bloqueado por padrão, já com as contas separadas. E aí sim, depois da instalação um extra optando por fazer alterações - se quiser.

1 curtida

Na verdade é outra falha de UX do Windows, durante a pré configuração do meu notebook em momento algum eu fui perguntado se queria criar uma conta comum todas as contas criadas são administrativas by default

O Linux (ao menos as User Friendly) funciona bem diferente, o root é habilitado por padrão sem possibilidade de login, o usuário criado durante a instalação é um usuário comum mas que pode chamar o usuário root com a própria senha

Na verdade tem uma pequena diferença, separando root e user você coloca a senha do root, se manter o user com acesso ao root, no Windows você não coloca senha e no Linux você coloca a senha do user pra acessar o root, no linux pra se ter o mesmo comportamento do Windows seria necessário usar o root como login

Não tem necessariamente problema usar a mesma senha tanto pro usurário quanto pro root no Linux porque ao habilitar a segunda opção no geral você tem a exata mesma segurança que a primeira

Nessa questão NÃO TEM de forma gráfica ou sem ser em algum dropdown obscuro pela tela de configurações iniciais e se tiver numa atualização atual, só vai chegar nos notebooks e desktops de 1 ano a 6 meses em hardware top de linha

2 curtidas

Talvez eu devesse ter usado o termo/especificado “experiência” pro usuário comum. Aí ficaria mais de acordo com seus complementos. Obrigado.

Nao tenha preconceito com o terminal, no final das contas você vai achar ele a melhor opção

5 curtidas

conselho de usuario iniciante, comum, sem nenhum conhecimento de informatica: Tente, erre. abuse no direito de formartar, peça ajuda em foruns, procure tutoriais, blogs, comunidades. Teste diversas distros até encontrar a que te faça feliz e estude, aprimore-se nela, pois aí sim vc vai ver o quanto é prazeiroso trabalhar com o Linux, muito mais do que com o Windows.

3 curtidas

A dica número 1 é: pesquisar alguma matéria recente com o tema "O que fazer após instalar o [insira a sua distribuição aqui]"

2 curtidas

Baseado na minha experiência:

1- Aprenda as funcionalidades da distribuição, incluindo os atalhos de teclado. Isso aumenta a produtividade, torna o uso do sistema mais fluido e vai evitar que vc fique migrando de um sistema ou interface para outra antes de extrair todas as potencialidades do sistema atual.

2- Evite fazer alterações profundas no sistema, especialmente de aparência. Se quiser mudar algo, faça em uma VM primeiro. Todas as vezes que fiz alterações profundas - e desnecessárias - demais, meu sistema apresentou instabilidades.

3- Apesar do linux parecer complicado num primeiro momento, sempre existirá um modo simples de fazer as coisas ou corrigir problemas. Quase nunca será necessário usar linhas de comandos complicadíssimas no terminal, embora o terminal seja uma ferramenta muito útil e prática.

5 curtidas

Eu sou novato e muitos conselhos foram dados a mim hehe.
Hoje, se fosse falar comigo no passado, diria:

1 - Se permita ter o novo e buscar soluções.

2 - Leia, leia e leia novamente.

3 - Use distros mais amigáveis, mas se permita evoluir com o tempo e decidir o que é melhor para você, sem designar esta tarefa para outros.

4 - O terminal é seu amigo, cole com ele que é sucesso! hehe

5 - Tem dúvidas e não conseguiu entender como resolver? Procure Fóruns, grupos no telegram(alguns, pois grande parcela só serve para desinformar) e vídeos… Sempre vai achar uma comunidade receptiva e pronta para tirar suas dúvidas.

6 - Quando escolher sua distro, participe ativamente dela, do fórum dela, relate bugs(se for o caso), sugira melhorias, se puder doar, doe! O sistema é gratuito, então é o mínimo que você pode fazer para que ele melhore.

7 - Por fim, acredito que uma das melhores maneira de aprender é lendo e tentando ensinar a alguém, ou tentando explicar algo que você já sabe para alguém que é iniciante como você.

4 curtidas

Não se empolgue muito com tutoriais. É importante que você não saia por ai fazendo tudo que dizem que dá para fazer na internet, estude cuidadosamente primeiro.

1 curtida

Se for alterar algum arquivo de configuração, faça uma cópia do original!

5 curtidas

Isso é muito útil. Se fizer cagada, tem como recuperar.

1 curtida

Joe é um dos meus editores de terminal favorito por isso.

Ele sempre cria uma cópia do arquivo com um til depois toda vez que você edita. Sei que é algo scriptável na maioria dos outros editores, mas isso e o estilo de keybinds dele me agrada.

3 curtidas

Acrescentar mais uma.

Cuidado com a comunidade Linux, sempre, em qualquer fórum. Absorva o que vale a pena mas tenha em mente que a maioria usa dois pesos e duas medidas nos comentários.

Também gostam de textões com as manobras mais engraçadas pra justificar as coisas. Ainda que pro usuário comum em nada ajude ou de fato reflita a “experiência prática” com o sistema, seja qual for.

1 curtida

Discordo dessa parte de usar o terminal em somente extrema necessidade o terminal linux é uma coisa tão simples e poderosa mas que o pessoal tem medo de usar por ser uma telinha preta com letra colorida, se vc quiser fazer tudo pela interface, beleza aí é contigo, mas não desestimule os outros a usarem essa ferramenta tão ágil e poderosa, terminal não é passado, é praticidade.

Uma coisa é usar o teminal pra automatizar conhecendo o Universo *nix, outra bem diferente é você usar o teminal pra tarefas básicas como instalar programas, criar e apagar arquivos/pastas e por não ter conhecimento aniquilar o sistema igual está presente em centenas de milhares de posts…

O principal problema do terminal, é ele ser poderoso, por exemplo um simples apt remove pode traumatizar o usuário por tempo indeterminado

Conheça o sistema (como iniciante dificilmente vai conhecer), aprenda a fazer algo visualmente, depois aprenda como fazer de forma automatizada (terminal)

3 curtidas