Quantod gigas usar nas partições de home e raiz?

Estou fazendo uma instalação limpa e dessa vez decidi ter uma partição separada para meu home. Quantos % do meu armazenamento total eu devo utilizar na minha home?

Meu esquema de particionamento:

• Boot
  • Home
  • Raiz

(escolhi usar swapfile ao invés de uma partição de swap dessa vez)

Observação, tenho disponível 223.57gb de armazenamento disponível.

Além disso, recomendariam partição de boot para quem tem placa mãe BIOS Legacy?

Para o boot, geralmente <1GB deve ser suficiente (a Arch Wiki recomenda cerca de 300 MB, enquanto o PopOS é meio beberrão e pede pouco mais de 1GB).

Para o /, recomendo ver esse tópico. Há algumas considerações a se fazer dependendo do uso que você vai fazer dessa partição:

O resto, use para a /home.

Eu usaria dessa forma:
0,57GB com /boot
63GB com /
160GB para o /home

Dependendo da intenção de usar muitos programas que são instalados na raiz eu consideraria aumentar o / para 73GB e diminuir o home para 150GB.

Quanto a recomendação de utilização de partição de boot em razão da BIOS Legacy eu vou ficar devendo sugestão, já entrei nesse mundo da tecnologia com sistemas em UEFI.

Essa parte do /boot depende bastante da organização da distribuição.
No meu Debian os arquivos de boot costumam ocupar relativamente pouco espaço nessa partição.

Eu uso meu sistema sem uma partição de boot separada, ela fica na mesma partição do sistema, lá no diretório /boot mesmo, aqui funciona de boa. eu uso o modo Legacy BIOS.

Em meu desktop, a maioria dos meus apps são instalados no diretório /home mesmo e o que é instalado na raiz costuma ser leve.

Eu particularmente recomendo deixar entre 40 ~ 50Gb pra raiz e o restante para o diretório /home.
Por experiencia uso, para partição de boot eu uso no minimo 8Mb, até 500Mb de espaço tá bom.

Dica: use aplicativos como o baobab que tá ajuda a saber qual diretório pesa mais, voce pode redimensionar o espaço sempre que necessário.