gente eu tava pesando em fazer um Overclock no meu pc, pra ele conseguir rodar f4d2 e pay day 2 e rodar alguns jogos melhor, so q o f4d2 pede Pentium 4 3.0GHz e o pay day 2 pede Intel Dual Core 2 GHz,então vcs acha q eu tenho q almentar quanto pra conseguir rodar esse 2 jogos?
config do meu pc: pentium e5700 3.0ghz 4gb de ram ddr3
to pedindo a ajuda de vcs pq o meu prossesador ja tem o numero de ghz pedido então n sei o quanto eu tenho q almentar pra poder rodar esse jogos
Velocidade de Clock não é o primordial, IPC sim. Podemos ver bem isso na época dos AMD’s FX’s vs Intel Cores de Microarquitetura Sandy Bridge em diante, onde um i7 mal chegava a 4ghz e dava uma surra em um FX 8350. OverClock não é magia, não será capaz de transformar água em vinho, fora que precisa:
Ser um CPU desbloqueado;
Ter uma fonte que possua margem;
Uma placa mãe que não passe mal ao aumentar o core clock, ou até mesmo pelo BCLK (que por sinal, é deveras arriscado).
Esse E5700 dará conta desses dois jogos sem overclock desde que não queria rodar eles além dos 1080p, a questão maior é a placa de video, qual placa você tem?
Pay day vai precisar de uma boa placa de video para rodá-lo enquanto que f4d2 dependendo do video onboard vai conseguir rodar nas configurações med ou low.
mas eu n tenho placa de video, c acha q se eu fizer um overclocl de 1.0ghz vai da pra rodar esse jogos ou n?
e mesmo se n der pra rodar os 2 jogos la vc acha q o pc aguenta fazer esse overclock de 1.0ghz pq ai pelomenos isso almentaria meus fps nos jogos q eu ja jogo
oq c acha?
O ganho de fps será mínimo e não é garantido que você consiga subir isso tudo, pois existe algo chamado “loteria do silício”. Sem querer estragar a festa, mas não faça OC, ainda mais não tendo experiência sobre o assunto.
Fazer overclock não irá aumentar o desempenho em jogos, pois você continuará limitado pelo fraco chip gráfico da placa-mãe. Trocar de processador também não adiantará, uma vez que o chip gráfico na placa-mãe continuará sendo o mesmo… Esses processadores não têm vídeo integrado, o chip fica na placa-mãe.
Como eu disse anteriormente, o problema aí é a falta de poder gráfico (placa de vídeo).
pera, então o meu pc n tem chipe grafico integrado e o chip grafico q o meu pc usa e um q esta integrado na placa mãe???então eu tenho q colocar uma placa de video no meu pc?? se s qual vc me recomenda?
As placas de vídeo estão com valores muito elevados. O mínimo recomendado para jogar seria a RX 550. Contudo, ela está com preço muito inflacionado, e tenho indicado a GT 1030 GDDR5, que é um pouco mais fraca, mas está com preço menos absurdo. Abaixo desse nível não compensa comprar, porque você só encontrará placas que são muito mais fracas que o vídeo integrado de processadores modernos.
Somado a isso você precisa checar a fonte, e imagino que a sua seja genérica. As fontes de qualidade mais baratas do mercado atualmente seriam Corsair VS 450, PCYes! Electro V2 White 450W, Redragon RGPS 500W, Pichau Nidus 500W…
Você precisa informar o modelo da placa-mãe. Para complementar o upgrade, o ideal seria verificar se há compatibilidade para comprar um Core 2 Quad. Você também pode checar se tem como colocar mais 4GB de memória RAM.
Sendo bem sincero, é um computador muito antigo e investir nele pode não valer a pena.