Quanta memória RAM Windows 11 suporta?

Estou tendo novas experiencias com o novo Windows 11 só que percebi que parece que não usa toda memoria RAM tenho fisicamente 8 GB e mostra que tem disponivel 5,0 GB mas nunca ultrapassa esta marca em contato com a Microsoft não sabem informar.
Estou enviando uma imagem.
Se alguém souber agradeço.
memoria

Amigo, eu acho que é o seguinte:
seu pc tem 8gb
no momento, o windows + os programas estão usando quase 3gb
desses 8gb que vc tem, 5gb estão disponíveis para vc usar.

Abra umas guias do chrome no youtube e comece a tocar videos em 1080p, acho que você vai ver que a ram disponível vai diminuir. :slight_smile:

Obrigado pela resposta, mas já realizarei os seguintes testes.
Abri varios aplicativos uns 15 e mais 6 vídeos de 1080p alterou a memoria para 3,9 GB

Abre o powershell e digita Get-ComputerInfo
Vai gerar um relatório com informação geral do seu hardware e você consegue ver :slight_smile:

já usei este comando e ainda po cima ele diz ser Windows 10

1 curtida

Você fez uma instalação limpa ou atualizou do 10 para o 11?

Eu Realizei uma instalação limpa.Acabei de fazer outro teste desabilitei a memoria virtual deixei em zero.
Abri desta vez mais aplicativos e uns 20 videos de 1080p.
Teve uma mudança mas não tão significativa a memoria subiu para 65% de uso
que dá 4,4 GB

isso é um erro da Microsoft, pois o Windows 11 na Build ainda está com o mesmo número de versão do Windows 10.

tanto que o Windows 11 e o update de outubro H2 do Windows 10. ambos mantém a mesma versão 21H2.

Qual a especificação da máquina em questão? Se for a mesma do seu perfil, rapaz… Pode ser zebra do Windows 11 em hardware não suportado.
Só por garantia, abre o powershell, roda o seguinte comando e nos mande um print, por favor: slmgr.vbs /dlv

1 curtida

Ou é um erro de detecção (bug) do Windows (que pode ser corrigido no futuro, já que você disse que fez a instalação limpa) ou é um erro na própria memória (sujeira ou defeito), partindo do pressuposto que estava funcionando perfeitamente até o momento da instalação, julgo ser o primeiro caso.
Como a instalação é recente, acho que o melhor seria fazer uma reinstalação limpa do tipo com formatação “zero fill”.
Observação: você já checou os drivers mais recentes com algum aplicativo dedicado?

1 curtida

Aparentemente esta normal, na imagem no canto superior direito diz que tem 8GB(7,9GB) e lá embaixo diz 2,9GB em uso e 5GB Disponível, que somado da os 7,9GB.
Não percebi nada de errado…

5 curtidas

Amigo, o sistema vai usar a memória conforme a necessidade. Se você começar a abrir vários programas, o uso vai subir normalmente. Não tem nada de errado ai.

2 curtidas

:wave:t2:

Eu acredito que o Intel HD Graphics 3000, que é o vídeo onboard do computador, está usando parte da RAM para ele, então oque sobra para o CPU é oque o Windows mostra neste gráfico.
Ao iníciar o computador, tenta acessar o BIOS e procura por algo de vídeo, shared memory para ver.

Se for isso, então tem um balanço a fazer, se você calcula, programas que usam matemática, planilhas etc, então mais RAM para CPU que Vídeo Integrado. Se usa mais, Editores de Gráficos, Games, daí melhor mais RAM para o Vídeo Integrado.

Edited.: Não tinha reparado nisso, oque o @NidoBr e o @sidneyfmn disseram está certo, Ele está mostrando o disponível e não o total. Exatamente isso. Então oque eu digitei não é válido.
Aquela velha manía de puxar o comportamento das Distros Linux, no meu caso, informações do Bash e comparar como se fossem igual ao Windows. :joy:

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Caro JG22 estou enviando a imagem gerada pelo script.
script