Quando inicio o Steam disco vai a 100%

Olá a todos.

Toda vez que inicio o Steam meu HD secundário vai a 100% de uso e só para quando eu desligo ou reinicio o PC. Não adianta fechar o Steam, tem que desligar ou reiniciar a máquina mesmo para o disco voltar ao normal. E não, não estou baixando nenhum jogo no momento.

Minha config:

Ryzen 3 2200G

GTX 1650

16 GB Ram DDR4

SSD 120 GB (sistema operacional) + HD 1TB (home)

Sistema: BigLinux

Alguma solução?

Bom dia @JLuizSS!

Pode fornecer mais algumas informações para nos ajudar a indentificar o problema?

A Steam está instalada de forma nativa? Ou em outro formato? Ela está instalada no seu SSD ou no HD?

Além disso, pode colar aqui o resultado do inxi por favor.

inxi -F --filter

Bom dia.

O Steam está instalado de forma nativa e está instalado no SSD junto com o sistema operacional.

❯ inxi -F --filter
System:
Kernel: 6.18.33-1-MANJARO arch: x86_64 bits: 64
Desktop: KDE Plasma v: 6.6.5 Distro: BigLinux based in Manjaro Linux
Machine:
Type: Desktop Mobo: ASRock model: A320M-HD serial:
Firmware: UEFI vendor: American Megatrends v: P10.43 date: 06/25/2025
CPU:
Info: quad core model: AMD Ryzen 3 2200G with Radeon Vega Graphics bits: 64
type: MCP cache: L2: 2 MiB
Speed (MHz): avg: 1600 min/max: 1600/3500 cores: 1: 1600 2: 1600 3: 1600
4: 1600
Graphics:
Device-1: NVIDIA TU116 \[GeForce GTX 1650\] driver: nvidia v: 595.71.05
Display: x11 server: X.Org v: 21.1.22 with: Xwayland v: 24.1.11 driver: X:
loaded: nvidia gpu: nv_platform,nvidia,nvidia-nvswitch
resolution: 1920x1080\~60Hz
API: EGL v: 1.5 drivers: nvidia,nvidia-drm,swrast
platforms: gbm,x11,surfaceless,device
API: OpenGL v: 4.6.0 compat-v: 4.6 vendor: nvidia mesa v: 595.71.05
renderer: NVIDIA GeForce GTX 1650/PCIe/SSE2
API: Vulkan v: 1.4.350 drivers: nvidia,llvmpipe surfaces: N/A
Info: Tools: api: clinfo, eglinfo, glxinfo, vulkaninfo
de: kscreen-console,kscreen-doctor gpu: nvidia-settings,nvidia-smi
wl: wayland-info x11: xdpyinfo, xprop, xrandr
Audio:
Device-1: NVIDIA TU116 High Definition Audio driver: snd_hda_intel
Device-2: Advanced Micro Devices \[AMD\] Ryzen HD Audio
driver: snd_hda_intel
API: ALSA v: k6.18.33-1-MANJARO status: kernel-api
Server-1: PipeWire v: 1.6.5 status: active
Network:
Device-1: Realtek RTL8111/8168/8211/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
driver: r8169
IF: enp6s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full mac:
Bluetooth:
Device-1: Cambridge Silicon Radio Bluetooth Dongle (HCI mode) driver: btusb
type: USB
Report: btmgmt ID: hci0 state: up address: N/A
Drives:
Local Storage: total: 1.02 TiB used: 153.83 GiB (14.7%)
ID-1: /dev/sda vendor: Crucial model: CT120BX500SSD1 size: 111.79 GiB
ID-2: /dev/sdb vendor: Western Digital model: WD10EZEX-75WN4A1
size: 931.51 GiB
Partition:
ID-1: / size: 111.3 GiB used: 19.84 GiB (17.8%) fs: btrfs dev: /dev/sda2
ID-2: /boot/efi size: 499 MiB used: 664 KiB (0.1%) fs: vfat dev: /dev/sda1
ID-3: /home size: 900 GiB used: 114.62 GiB (12.7%) fs: btrfs
dev: /dev/sdb3
ID-4: /var/log size: 111.3 GiB used: 19.84 GiB (17.8%) fs: btrfs
dev: /dev/sda2
Swap:
ID-1: swap-1 type: zram size: 5.83 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/zram1
ID-2: swap-2 type: zram size: 5.83 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/zram2
ID-3: swap-3 type: zram size: 5.83 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/zram3
ID-4: swap-4 type: zram size: 5.83 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/zram4
ID-5: swap-5 type: file size: 512 MiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swapfile/1
Sensors:
System Temperatures: cpu: 39.8 C mobo: N/A gpu: nvidia temp: 37 C
Fan Speeds (rpm): N/A gpu: nvidia fan: 64%
Info:
Memory: total: 16 GiB available: 15.53 GiB used: 4.2 GiB (27.1%)
Processes: 295 Uptime: 1m Shell: Bash inxi: 3.3.40

Os jogos em sí eu instalo no HD, onde está minha Home. (e onde está causando o problema)

A culpa, provavelmente, é a lentidão do HDD mesmo. Rodar qualquer coisa hoje em dia direto de um HDD tá praticamente inviável, as coisas estão pesadas demais. Deve tá atualizando alguma runtime de algum jogo, alguma coisa, e chupando 100% do disco. Recomendo montar o /home num SSD e deixar o HDD só pra armazenamento mesmo, sem rodar nada diretamente nele.

Olá, JLuizSS ! Bom dia.

Analisando o seu inxi, o amigo EntusiastaDeVelharia :speech_balloon: tocou em um ponto real: HDDs sofrem muito hoje em dia. Porém, o detalhe de o uso de disco continuar em 100% mesmo depois de fechar totalmente a Steam entrega o verdadeiro culpado. É um conflito clássico entre o comportamento da Steam e o sistema de arquivos Btrfs em discos mecânicos.

O que acontece é o seguinte: a Steam gerencia milhares de arquivos pequenos e compactados ao mesmo tempo (como o download em segundo plano de Sombreadores/Shader Pre-Caching). O Btrfs tenta fazer a checagem, compressão e gravação em tempo real desses blocos de arquivos, gerando uma fragmentação brutal e uma fila de escrita gigante no HDD. Mesmo fechando a Steam, o Kernel do Linux continua tentando esvaziar essa fila de arquivos no HD em segundo plano, travando o disco até você reiniciar.

Como você está usando o BigLinux (que é super otimizado), podemos resolver ou amenizar muito isso com três passos simples.

1. Desativar o Processamento de Shaders em Segundo Plano (O mais eficaz)

A Steam baixa e processa sombreadores de jogos mesmo quando você não está jogando. Em um HD mecânico, isso destrói o desempenho.

1. Abra a Steam e vá em Configurações.

2. Clique na aba Sombreadores (Shader Pre-Caching).

3. Desative a opção ‘Ativar o processamento em segundo plano de sombreadores do Vulkan’. (Não se preocupe, isso apenas fará a Steam processar os Shaders rapidamente antes de iniciar o jogo, em vez de ficar massacrando seu HD em segundo plano assim que abre o programa).

2. Otimizar a montagem do Btrfs para HDD (Se necessário)

O BigLinux costuma fazer isso de fábrica, mas vale a pena conferir se o seu HD secundário está montado com a flag autodefrag ativa, o que pode sobrecarregar HDDs antigos. Se o passo 1 resolver, você nem precisa mexer aqui. Mas se o problema persistir, vale a pena rodar uma desfragmentação manual no seu HD de jogos via terminal para aliviar o braço mecânico dele: sudo btrfs filesystem defragment -r -v /home

3. Limpar os downloads travados da Steam

Às vezes a Steam entra em loop tentando alocar espaço para uma atualização corrompida.

• Vá em Configurações > Downloads e clique em Limpar cache de download. A Steam vai reiniciar e validar os arquivos de forma limpa.

Dá uma olhada nessa questão do Shader Pre-Caching na Steam primeiro. Desativar essa função em segundo plano costuma salvar a vida de quem usa jogos direto no HDD! Testa aí e conta para a gente se o disco voltou a respirar normal. :+1:

Eu postei uma sugestão aqui, mas o @Danilo_Machado já postou muito melhor explicado. Vai na dele que é sucesso :sweat_smile:

@EntusiastaDeVelharia Meu SSD tem 120 GB, ficando inviável colocar a /home nele. Vou ter que ir quebrando um galho com o HD mesmo, até conseguir comprar um SSD maior.

@Danilo_Machado Os sombreadores já estão desativados, é a primeira coisa que eu faço quando eu instalo o Steam.

Estou rodando o “sudo btrfs filesystem defragment -r -v /home’“ agora e depois vou tentar o passo 3 também e dou um retorno aqui para dizer se deu certo ou não.

Segui os 3 passos que o @Danilo_Machado passou mas não resolveu. To achando que vou ter que comprar um SSD maior mesmo pra resolver isso.

Poxa, que pena que o combo padrão não resolveu de primeira, JLuizSS ! Mas não joga a toalha ainda antes de comprar o SSD novo. O fato de os sombreadores já estarem desativados e o disco continuar travando em 100% mesmo após fechar o programa aponta para duas outras peculiaridades bem específicas da Steam rodando em Btrfs sobre HD mecânico.

Antes de gastar dinheiro, vamos tentar isolar o problema com duas cartadas finais muito eficientes para esse seu cenário:

1. O “Vilão Oculto”: Desativar o Copy-on-Write (CoW) na pasta da Steam

O maior problema do Btrfs em HDs mecânicos é o recurso chamado CoW (Copy-on-Write). Toda vez que a Steam altera um arquivo de jogo (o que acontece aos milhares em segundos), o Btrfs não sobrescreve o arquivo no mesmo lugar; ele grava uma cópia em um setor novo e deleta a referência antiga. Em um HD, isso faz a agulha de leitura disparar e o uso ir a 100% infinitamente.

Podemos desativar o CoW especificamente na pasta onde seus jogos são instalados para fazer o HD se comportar de forma tradicional (sobrescrevendo diretamente os arquivos).

1. Abra o terminal e rode o comando para aplicar o atributo +C (No-CoW) na pasta da sua biblioteca Steam (ajuste o caminho se a sua pasta de jogos estiver em outro diretório da /home):

chattr -R +C ~/.local/share/Steam

*Nota: Esse comando altera o comportamento para os **novos** arquivos que forem criados ali a partir de agora.*

### 2. O Loop de Download do Steam Play (Proton Runtimes)
Mesmo com os sombreadores desativados, a Steam frequentemente entra em um loop infinito tentando validar e atualizar as ferramentas do **Proton** (Proton 8, Proton 9, Proton Experimental). Como o Proton roda em cima de ambientes pesados (Soldier, Sniper Runtime), a Steam fica reescrevendo gigabytes de dados no HD em segundo plano assim que abre, causando o gargalo.

Faça o seguinte teste:
1. Abra a Steam, vá na sua **Biblioteca** e mude o filtro para exibir também as **Ferramentas (Tools)**.
2. Procure por **Proton** na barra de pesquisa.
3. Se houver várias versões do Proton instaladas que você não usa (como versões antigas), clique com o botão direito nelas, vá em **Gerenciar > Desinstalar**. Deixe apenas a que você usa ativamente nos seus jogos (geralmente o Proton 9 ou Experimental).

### 3. Limitar a taxa de download (Alivia o processamento do HD)
Como a Steam descompacta os arquivos ao mesmo tempo em que faz o download, limitar a velocidade da rede faz com que o HD consiga "respirar" e gravar os dados sem estourar o limite de leitura/escrita.
* Vá em **Configurações > Downloads** e ative a opção **Limpar velocidade de download**. Coloque um limite um pouco abaixo da sua internet real.

---

Dá uma chance para o comando `chattr +C` (Passo 1). Ele muda drasticamente a forma como o Btrfs gerencia os arquivos pesados de jogos e costuma devolver a vida para os HDDs secundários! Se mesmo assim não aliviar, aí realmente o gargalo físico do braço mecânico do HD chegou ao limite para as exigências atuais da Valve. 

Testa aí e avisa a gente!

@JLuizSS agora lembrei que o BigLinux usa CoW.

Isso geralmente é bom, mas se ele estiver fazendo snapshots automáticas no seu HD pode realmente dar 100% de uso.

Antes de gastar dinheiro com um SSD novo, tenta desativar o CoW especificamente na pasta onde os jogos da Steam ficam instalados.

Descubra onde está sua pasta da Steam (geralmente em ~/.local/share/Steam ou no caminho do seu HD secundário).

Abra o terminal e rode o comando para desativar o CoW nessa pasta (e subpastas):

sudo chattr +C -R /caminho/da/pasta/Steam

Se melhorar alguma coisa, pode valer a pena formatar seu HD em ext4. Se não funcionar, aí só com um SSD mesmo.

Não é possível, a gente postou quase a mesma coisa no mesmo minuto de novo kkkkkkk

Que sincronia é essa meu amigo :rofl:

@Winizinn02 Verdade e a vontade de ajudar… falta um pouco disso no meu tópico da regressão GPUs AMD…

@Danilo_Machado e @Winizinn02 Eu rodei o comando “chattr -R +C ~/.local/share/Steam” aqui, reiniciei o PC mas não deu resultado.

Eu tentei as outras dicas também. Procurei por “proton” na barra de pesquisa e não tem nenhum proton instalado. (Eu costumo usar o GE-Proton para os jogos Windows)

No Steam, minhas taxas de download fica em torno de 200mb/s mais ou menos na minha net de 500mb/s, não sei se limitar ainda mais vai resolver o problema. Inclusive esse é outro problema que tenho. Meu Steam nunca baixa na velocidade máxima que minha net aguenta. No Heroic Games ele baixa tudo no talo.

Ah, JLuizSS, agora você entregou a peça do quebra-cabeça que faltava! Juntando o uso do GE-Proton, a velocidade travada em 200 Mbps e o Heroic baixando no talo, o diagnóstico fechou.

O seu problema não é a rede, é o gargalo de processamento de escrita do HD.

Deixa eu te explicar o que está acontecendo por baixo dos panos: a Steam funciona de um jeito completamente diferente da Epic/GOG (Heroic). O Heroic baixa o jogo quase ‘pronto’ e só joga no disco. Já a Steam baixa os arquivos altamente compactados. Conforme o download vai entrando a 200 Mbps, o seu processador precisa descompactar esses arquivos na memória e jogá-los no HD ao mesmo tempo.

Como o HD mecânico tem uma velocidade de escrita limitada (geralmente entre 80 a 120 MB/s), o Btrfs tenta gerenciar essa enxurrada de dados gerando uma fila de espera gigante. A Steam percebe que o seu HD não está conseguindo gravar os arquivos na mesma velocidade em que a internet baixa, e ela derruba a sua velocidade de download para uns 200 Mbps para esperar o HD respirar. É por isso que no Heroic bate o talo e na Steam não! O gargalo é a velocidade de escrita do HD, que fica travado em 100% tentando processar o que já foi baixado mesmo depois que você fecha o aplicativo.

(Nota sobre o comando anterior: o chattr +C só funciona para arquivos criados depois do comando, os jogos antigos que já estavam lá continuam sofrendo CoW, o que explica não ter dado efeito imediato).

Para resolver isso de forma definitiva sem gastar com SSD agora, vamos atacar o gerenciador da Steam:

1. Limitar o Download é o remédio (bizarramente)

Parece contraditório, mas se você limitar a velocidade de download na Steam para algo em torno de 80 Mbps ou 100 Mbps (Configurações > Downloads), o seu processador vai descompactar os arquivos em um ritmo que o seu HD consiga gravar em tempo real sem estourar o buffer. Isso vai impedir o disco de ir a 100% e evitar que ele trave o sistema operacional quando você fechar a Steam.

2. Onde estão os arquivos do GE-Proton?

Como você usa o GE-Proton, ele não fica na pasta de ferramentas padrão da Steam, ele fica escondido na pasta compatibilitytools.d. Toda vez que a Steam inicia, ela faz uma varredura profunda nessa pasta para validar os runtimes do Wine. Vamos aplicar o No-CoW direto na pasta de compatibilidade para aliviar o HD:

Bash

chattr -R +C ~/.local/share/Steam/compatibilitytools.d

3. Verifique o espaço reservado para Alocação

Se você tiver jogos muito grandes instalados (como um GTA V ou similar), a Steam tenta pré-alocar espaço criando arquivos gigantescos temporários no HD. Se o HD estiver com mais de 80% de uso, o Btrfs sofre para achar blocos contínuos livres em disco mecânico, gerando o travamento de 100%. Se for o caso, tente deixar pelo menos uns 15% a 20% do HD totalmente livre para o sistema de arquivos respirar.

Faz o teste limitando o download para uns 80 Mbps temporariamente e veja se, após o término de qualquer validação, o HD finalmente volta a respirar em 0%! Se estabilizar, o mistério está resolvido: é a Steam sufocando a taxa de transferência do seu hardware legado.

Sinceramente hoje em dia vc não vai obter muita vantagem colocando sua /home em um HDD externo pois sõ vai sofrer lentidões como meus colegas acima já falaram. O ideal seria vc deixar a tanto a / quanto a /home no SSD mesmo e instalar APENAS seus jogos no HDD pois assim não ficaria concorrendo escrita e leitura com outras coisas da sua /home (como está hoje).

Em resumo, vc pode usar seu HDD para instalar os jogos mas não recomendo que faça isso com sua /home nele (HDD).

O problema é que está em um HD e é mais lento para ler. Steam usa muito o disco e toda vez que abre ele tem que ler os jogos do disco e vai ser lento de qualquer jeito, porque HD é assim. Só se trocar para SSD.

Limitei a taxa de download para 80mb/s como vc disse e baixei um joguinho aqui. Também rodei o comando “chattr -R +C ~/.local/share/Steam/compatibilitytools.d”. Sem sucesso.

O meu HD está 13% usado, não deve ser esse o problema também.

Antes de trocar para um SSD, estava pensando em algumas opções meio drásticas, tipo trocar de distribuição Linux ou mudar o sistema de arquivos (EXT4 por exemplo). Isso poderia resolver o problema?

Como o problema é a leitura de disco que é lenta, trocar de distro pode até dar a impressão que muda alguma coisa, mas acho que não vai dar muita diferença. Lembra quando tinha diversos tópicos em fóruns falando sobre o bug de 100% de disco no Windows? Nunca foi bug, era só o sistema que usava e sempre usou muito disco, e em HD lentos, ficava assim mesmo. Eu só espera o sistema e automaticamente baixava o uso. O que você poderia tentar é abrir a Steam e deixar rodando, que em algum momento, vai cair o uso.

Aquela questão né. pode até ajudar, mas resolver só com um SSD mesmo. Mas sem dúvida é uma boa tentativa sim.

Acabei fazendo aquela loucura que eu disse que estava pensando em fazer. Troquei o BigLinux pelo Manjaro e troquei o sistema de arquivos também (fui do Btrfs para o ext4 nos dois discos). Coloquei a /home na pasta raiz do sistema. Deixei o HD para guardar meus arquivos pessoais e para instalar os jogos. E não é que deu certo :rofl:

Nem sei qual dessas soluções resolveu meu problema, só sei que o Steam parou de “comer” meu HD como antes. Ele só fica no 100% agora enquanto estou baixando os jogos.

Deu trabalho mas valeu a pena. Passei a tarde toda reparticionando os discos e reinstalando o sistema. rsrs.