Por que, com o tempo, soluções tecnológicas começam a piorar, focando em extrair valor do usuário em vez de oferecer? Esse questionamento é o palco de uma campanha do conselho de consumidores da Noruega que está viralizando no mundo todo.
A obsolescência programada é a regra, não a exceção. Infelizmente.
A questão que nesse caso, não é apenas questão de obsolescência planejada. É uma estrategia maléfica de mercado que devemos nos atentar.
“Enshittification” é o processo em que serviços digitais começam bons para conquistar e dominar o mercado, e depois pioram deliberadamente para maximizar lucro, explorando usuários que já estão presos à plataforma.
Em outras palavras:
- Fase inicial: o serviço é excelente para atrair usuários (às vezes até operando no prejuízo).
- Fase intermediária: começa a extrair mais valor dos usuários (anúncios, limitações, preços maiores).
- Fase final: prioriza lucro máximo, mesmo que isso degrade a experiência para todos.
É o resultado direto de um modelo de mercado que recompensa domínio e extração, não qualidade contínua.
A Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação (Cogetic) informa que a Microsoft implementou recentemente uma nova política global para contratos educacionais. A ação resultou na redução da capacidade total de armazenamento disponibilizada às instituições que utilizam seus serviços. No caso da Fiocruz, a mudança implicou em uma redução expressiva do volume de armazenamento, que anteriormente era de 30 petabytes e agora é de cerca de 730 terabytes.
Faz 6 meses que assinei o plano Meli+ com Netflix, Disney+, HBO Max e Apple TV todos sem anúncio por R$147,00 mensais, mas já estou querendo cancelar pois não encontro mais conteúdos interessantes, o qual estava maratonando era “Star Trek“ mas agora ele foi para o Paramount cujo qual não tenho assinatura.
Vou voltar a alimentar meu servidor Jellyfin, só para terem noção da capacidade dele:
CPU: 2x Xeon E5-2680 v4
RAM: 64GB DDR4
HD: 2x Barracuda 6TB + 2x Barracuda 2TB + 4x HD 2,5 de 500GB = Total de 18TB
SSD Nvme: 2x 256GB
GPU: XFX RX 580 OC de 8GB
Conteúdo que tenho armazenado:
Animes Legendados: 1905 títulos
Animes Dublados: 218
Filmes: 1453
Séries: 200
Sim, mas não só para serviços.
Alguns anos atrás eu já tinha percebido com produtos físicos. Desde chocolates até marcas multinacionais. Exemplo é a linha “Vaio” de notebooks: Começou top pela sony, caiu pra mediano, depois ficou ruim sendo vendida para a Toshiba. A estratégia é a seguinte:
- Produto de boa qualidade. Cria-se a fama de boa marca.
- Novos lançamentos continuam caros e começam a ser ser reduzidos paulatinamente em qualidade
- Usuários mais “antenados” percebem que o produto ficou “ruim”, mas uma massa de clientes ainda compram o produto pela fama (superlucro)
- Lucro vai caindo, até ser insustentável e cessa-se a marca/produto/linha.
E tem uma outra que é em menor escala e menor tempo de vida:
- Um grupo cria uma marca com produto de qualidade ruim
- Pessoas compram por ser novidade, verificam que o produto é ruim e não compram mais.
- Produto passa a ser ruim de vendas, fim de vida do produto.
- O mesmo grupo cria uma nova marca de fantasia de péssima qualidade → Ciclo para item 2.
Eu até falava: Vou criar uma marca de bombom ruim e se eu conseguir 1 real de lucro vendendo pra 1% dos brasileiros, ganharei 2 milhões de reais!
A questão de estar mais visível com serviços é pela tendência de troca de produto por serviço, bem como o ciclo ter ficadp muito mais rápido. No caso de notebooks, onde produtos tinham vida de venda de 1 a 2 anos, demorava cerca de 10/15 anos pra fechar o ciclo. Agora em serviços, pode-se mudar as regras a qualquer tempo, ciclos de 2/5 anos. No MeliMais foi menos de um ano pra ficar ruim, na minha percepção.
Enfim, nada novo. A estratégia funciona pois o sistema é focado em gerar lucro. De forma geral não é proibido merdificar, nem mesmo é proibido mentir/ocultar em publicidade (talvez no máximo tenham que colocar uma letrinha miúda na embalagem). Nos serviços, a letrinha miúda vira o “Termo de uso”, um documento em juridiquês, muitas vezes em idioma estrangeiro, e que pode mudar a qualquer momento: Aqueles que concordam, permaneçam como estão. APROVADO! ou ainda “Você é livre para discordar e não usar o nosso serviço que 95% dos seus amigos/clientes só usam ele.”
Acordar pra merdificação é um passo, atuar sobre isso sem pensar nas raízes do comportamento é tomar remédio pra febre. Deve-se tratar a infecção que assola o sistema.




