Qualidade ruim em streaming no linux

Tenho tentado assistir no star plus ou disney plus no linux mint, mas a qualidade sempre fica ruim, já tentei mudar user agent de todas formas como li em um tópico por aqui, instalei navegador pelo wine e sem sucesso. De fato não tem o que fazer em relação ao drm para assistir no linux ou tem alguma maneira?

Nos ajude a te ajudar: Como fornecer boas informações

  • Aqui eu rodo, tanto no FF quanto no Chromium series e filmes da Disney+ em FHD, porém minha experiência foi melhor com o chromium devido a aceleração de hardware funcionar sem dor de cabeça;
  • Você instalou os codecs extras durante a instalação e os do ubuntu-restricted-extras?
    Se não instalou: sudo apt update && sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras
    Por garantia, reinicie a sua máquina e tente assistir a um filme. Lembrando que: a qualidade pode ser que sua internet esteja de graça e, por automático, a qualidade do vídeo esteja reduzindo

Sem sucesso também, até esperei um dia pra ter certeza. Baixei o chrome de novo e nada, tem sempre um padrão, abro o vídeo, 10 segundos depois fica hd e coisa de 2 segundos volta fica com qualidade ruim.
E aqui também tem outro notebook com as quase mesmas configurações que o meu, mas com windows e nele tudo certo.

Tentei abrir o navegador pelo terminal e apareceu esse erro

brave-browser-stable
libva error: /usr/lib/x86_64-linux-gnu/dri/iHD_drv_video.so init failed

poderia ser esse um dos causadores do problema, aqui vejo que nenhum browser tem a opção de aceleração por hardware disponível para poder ativar.

FullHD? Até onde sei o DRM implementando no Firefox e Chrome tanto no Windows quanto no Linux permitem até 720p. Como vc fez pra rodar em 1080p?

Automático. Não toco em absolutamente nada. Abro o Chromium, já como os codecs so restricted-extras instalados e rodo uma série da Disney+

Poderia postar um print do disney plus rodando em 1080p?

image

Meu monitor é 2560x1080, a diferença de 1080p para 720p seria como do vinho para água

1 curtida

Não sei como a Disney fez mas o certificado widevine nos browsers só permitiam até 720p, e em alguns browsers 1080p.

Jg22
se puder, roda no esse comando chrome://gpu pra abrir as configurações do teu chromium e me diz se teu Video Decode e Video Encode estão assim

  • Video Decode: Software only. Hardware acceleration disabled
  • Video Encode: Software only. Hardware acceleration disabled

Ou com o hardware acelereration ativado de forma normal. Acredito que esse possa ser meu problema pra não rodar nem em HD.

1 curtida

Chegando a casa vejo, champs. Eu apenas instalei o Chromium em flatpak e comecei a usar, não fiz firula. Apenas faço isso no FF

Refiz os testes. Tá rodando bem no Chromium até vídeo do youtube em 2k, enquanto no FF o uso de processador sobe mais;

FF



Chromium (Flatpak)

É, no youtube aqui também consigo rodar vídeos de HD para cima, meu problema de fato são os streamigs que normalmente precisam de DRM e por algum motivo que não sei qual, até baixando os navegadores em formato Flatpak, como você disse, não funcinou.
Então não faço ideia do que possa ser, por que até essa parte do chrome://gpu que você mandou tá igual aqui. É a vida, só colocando o windows nesse notebook para vê se não é um problema de hardware. De todo modo, muito obrigado pela ajuda!

Edit: Instalei o windows 10 num pen-drive coloquei pra iniciar no notebook e conseguiu rodar em HD de boa. É triste :frowning:

Se puder confirmar, abre o Developer Tools, clica nos três pontos > More Tools > Media, clica na entrada da Disney que aparecer e vê se nas informações do vídeo realmente diz que a resolução é 1920x1080 ou maior

tenho o mesmo problema aqui, uso qutebrowser tenho o qt5-webengine-widevine na maquina e mesmo assim nem 720p pega, vez ou outra assisto no PC, mas por eu ter toc de não ser em HD acabo indo assistir no celular mesmo (Prime Video)

To com esse problema também. Bem estranho, viu.