Qual Sistema de arquivos Linux é mais rápido? EXT4, XFS OU BTRFS?

Uma das decisões que você tem que tomar quando vai instalar qualquer distro Linux é o Sistema de arquivos do Linux! São vários para escolher, EXT4, XFS e BTRFS mas qual deles é o mais rápido?

1 curtida

para um usuário “normal” de desktop, qualquer um serve. é difícil afirmar quem é o melhor com um processador basicão e os benchimarking com 0,0000000000000000000000 milésimos de diferença não devem ser realmente importantes.

eu nunca me preocupo com isso, sempre botei ext4 e tá muito bom. até pq com SSD creio que as “diferenças” tornem-se ainda mais insignificantes.

1 curtida

Para unidades flash, dizem ser o F2FS. Negativamente é dito que pode ter problemas em máquinas com instabilidade de energia, nisso penso que pode ser ideal para um notebook com SSD por conta da bateria.

No meu uso tenho notado que parecer ser um pouco mais rápido, e o que não gostei foi que não consegui redimensionar tal partição num modo iive (usei o GParted e não permitiu fazer isso mesmo instalando, claro, o pacote f2fs-tools).

1 curtida

Pra SSD eu recomendo BTRFS. Já é projetado para esse tipo de armazenamento.

Sistema de arquivos mais rápido depende do tipo de uso que você vai dar a ele, para banco de dados por exemplo o XFS se sai muito mais rápido para consulta, gravação e manipulação de arquivos grandes comparado aos demais files system, mais se manipular arquivos pequenos (menos de 100mb) ele é bem mais lento, JFS se sai melhor nesse senário. F2FS muito bom para pendrives e dispositivos moveis que não possuem muita capacidade, e se acha uma boa ideia criar partição dedicada para jogos usando F2FS ele é péssimo para loading, EXT4 e BTRFS saem melhor nesse caso. (F2FS esta em constante mudança então seu desempenho depende da versão do Kernel utilizado).

Cada distros possuem melhor adaptação para determinados sistemas de arquivos, Fedora e OpenSUSE adotam BTRFS , Red Hat o XFS, Debian, Ubuntu e derivados mantém o EXT4 como melhor solução, então se não for nada muito especifico eu manteria o file system que vem por padrão na distro.

2 curtidas

Verdade! Ainda tem uma infinidade de opções de tunning para os sistema de arquivos, que, se for entrar no detalhe comparativo, fica extremamente complexo. Aposto que qualquer sistema, feitos certos ajustes, pode se tornar o melhor se comparado aos outros com aa configuração padrão.