Qual Shell você usa? E por quê?

Depois do video do Dio eu sempre troco o bash pelo zsh, e vocês qual shell usam?

2 curtidas

O padrão aqui é zsh, e eu acho ótimo

Uso o fish, gosto das cores enquanto digito e a função de completar comandos :eyes:

Uso bash

E utilizo uma configuração para autocompletar histórico de comandos…

Criei um tópico sobre isso aqui no fórum

Coloquei as configurações para bash e zsh

Facilita bastante

2 curtidas

Uso o bash porque é o padrão das distribuições, já sou acostumado com ele e tenho preguiça de instalar e aprender outro rsrs

5 curtidas

FISH é um shell interativo

Uso mais o Bash mesmo. Mas curto também o ZSH e o Fish.

zsh. Uso e recomendo seguir o tutorial da Rocketseat: Terminal com Oh My Zsh, Spaceship, Dracula e mais

1 curtida

“Padrão” que uso desde 2014.

(Saudades da morena e do meu desktop que morreu hoje levando o openSUSE)

2 curtidas

Uso o dash para scripts sem interação e o bash (com ble.sh) como shell “interativo”/principal.

O dash pode ser 4 vezes mais rápido que o bash rodando o mesmo script, e a sintaxe é a mesma só que com coisas a menos, então acho que vale a pena ter ele nessa função.

Cheguei a usar zsh + plugins como meu shell principal por um tempo para ter realce de sintaxe, complete de histórico e o tab melhorado, mas não gostei de ficar malabarizando 2 sintaxes levemente diferentes (zsh no terminal, dash+bash nos scripts). Depois que descobri o ble.sh, que trouxe as coisas que eu gostava nos plugins do zsh pro bash, voltei.

puts que saudades do menu global do mate, pena que não tem pro cinnamon

Que legal! Já conhece o fish? Dei uma pesquisada sobre ele e parece bem legal também

Cheguei a usar o fish também, mas tem o mesmo problema do zsh dos comandos mais avançados serem diferentes (até pior, por que ele nem tenta ser parecido). Me incomoda não poder copiar e colar as coisas no terminal para testar se o script que eu fiz para automatizar alguma coisa funciona.

Exemplo - criar um atalho para o nome de um arquivo
# bash/dash/zsh - mas não fish
ARQ=fotos.zip
# Fish - mas não bash/dash/zsh
set ARQ fotos.zip

Atualmente eu to usando o ZSH com o Oh My ZSH, por que já veio por padrão no Manjaro e não vi motivo pra alterar, mas geralmente uso o BASH, também por que vem por padrão. Já usei o FISH por um tempo e achei ele muito interessante, provávelmente eu volte a usar em algum momento no futuro.

1 curtida

Uso o bash.
Vem por padrão e já atende todas as minhas necesisdaes.

Embora eu goste do Zsh, prefiro o fish, pois gosto quando vou digitando comandos e ele vai mostrando quais podem ser.

(Quem usa ou já usou sabe o que eu estou falando.)

1 curtida

Uso o bash simplesmente por ser padrão.

Vezes mksh, vezes fish.

Não sei se vocês já viram, mas hoje eu estava olhando umas coisas e vi que também tem o Oh My Bash e o Oh My Fish. Eles ainda não tem tanta coisa como o Oh My ZSH, mas são interessantes.

1 curtida

ZSH ou FISH, depende do humor.