Bom não sou e nem pretendo ser criador de conteúdo, apenas uma necessidade de momento, uma ajuda que estou prestando a minha irmã.
Ela está participando de um curso online que usa a plataforma Zoom, como ela faz plantão, não terá como participar de algumas dessas apresentações, então me pediu ajuda para gravar essas…
Até ai tudo bem, coisa simples, já tinha feito algumas gravações de tela com o OBS Studio, porém nunca tive a necessidade de realizar qualquer tipo de edição e para isso utilizei o Shotcut, como a edição era coisa simples, que consistiu basicamente em cortar algumas partes do vídeo e tampar a barra de ferramentas inferior do Zoom, também foi muito tranquilo!
O problema/susto foi na hora de exportar o vídeo, qual preset usar?
Usei o preset da imagem abaixo e levei um grande susto com o tempo que gastou para renderizar e com o tamanho do arquivo final!
Preset usado:
Segui os 5 pilares da exportação, principalmente obedecendo a mesma Resolução e FPS do vídeo original.
O tamanho do vídeo original capturado com o OBS Studio foi de 559MB (duração 2h44m, resolução 1280x720, fps 30, formato MKV), após editado e renderizado no Shotcut, depois de cerca de aproximadamente eternas 3,5 horas , o tamanho do arquivo final foi incríveis 4,24GB , mais de 7,5 vezes maior que o arquivo original, sendo que eu retirei cerca de 18min de vídeo, não adicionei qualquer tipo de efeito, mantive a mesma resolução e fps e usei um formato MP4 que é teoricamente mais compacto que o MKV!
Com relação ao tempo gasto, cerca de 3,5h, a configuração da minha humilde máquina é a seguinte:
Processador: Intel Core 2 Duo E7500 (2,93GHz)
Memória RAM: 4GB
Placa de Vídeo: Nvidia GeForce GTX 560Ti
Como se já não tivesse problemas suficiente, minha irmã mora em outra cidade e tive que upar esses vídeos em sua conta no Google Drive, que estava crítica em termos de espaço, então como medida provisória, até receber aqui, as dicas dos colegas, usei o programa HandBreake, para reduzir o tamanho do arquivo, que foi de 4,24GB para incríveis 433MB, porém gastou cerca de aproximadamente 2,5h para realizar essa compressão!
Fiquei impressionado com a qualidade do vídeo após a compressão, mas demora muito tempo!
Resumindo, para chegar até o tamanho de 433MB, foram gastos incríveis cerca 6h!
Acho que aqui é o lugar certo para esclarecer essa dúvida, tendo em vista que vários colegas que participam aqui, são criadores de conteúdo @Dio, @Jedi_Fonseca, @henriquead7, @alesonmedeiros …