Qual seria o melhor preset para exportar vídeo com foco em tamanho reduzido e boa qualidade?

Bom não sou e nem pretendo ser criador de conteúdo, apenas uma necessidade de momento, uma ajuda que estou prestando a minha irmã.

Ela está participando de um curso online que usa a plataforma Zoom, como ela faz plantão, não terá como participar de algumas dessas apresentações, então me pediu ajuda para gravar essas…

Até ai tudo bem, coisa simples, já tinha feito algumas gravações de tela com o OBS Studio, porém nunca tive a necessidade de realizar qualquer tipo de edição e para isso utilizei o Shotcut, como a edição era coisa simples, que consistiu basicamente em cortar algumas partes do vídeo e tampar a barra de ferramentas inferior do Zoom, também foi muito tranquilo!

O problema/susto foi na hora de exportar o vídeo, qual preset usar?
Usei o preset da imagem abaixo e levei um grande susto com o tempo que gastou para renderizar e com o tamanho do arquivo final!

Preset usado:

image

image

image

Segui os 5 pilares da exportação, principalmente obedecendo a mesma Resolução e FPS do vídeo original.

O tamanho do vídeo original capturado com o OBS Studio foi de 559MB (duração 2h44m, resolução 1280x720, fps 30, formato MKV), após editado e renderizado no Shotcut, depois de cerca de aproximadamente eternas 3,5 horas :sleeping:, o tamanho do arquivo final foi incríveis 4,24GB :scream:, mais de 7,5 vezes maior que o arquivo original, sendo que eu retirei cerca de 18min de vídeo, não adicionei qualquer tipo de efeito, mantive a mesma resolução e fps e usei um formato MP4 que é teoricamente mais compacto que o MKV! :thinking:

Com relação ao tempo gasto, cerca de 3,5h, a configuração da minha humilde máquina é a seguinte: :sweat_smile:

Processador: Intel Core 2 Duo E7500 (2,93GHz)
Memória RAM: 4GB
Placa de Vídeo: Nvidia GeForce GTX 560Ti

Como se já não tivesse problemas suficiente, minha irmã mora em outra cidade e tive que upar esses vídeos em sua conta no Google Drive, que estava crítica em termos de espaço, então como medida provisória, até receber aqui, as dicas dos colegas, usei o programa HandBreake, para reduzir o tamanho do arquivo, que foi de 4,24GB para incríveis 433MB, porém gastou cerca de aproximadamente 2,5h para realizar essa compressão!
Fiquei impressionado com a qualidade do vídeo após a compressão, mas demora muito tempo!
Resumindo, para chegar até o tamanho de 433MB, foram gastos incríveis cerca 6h! :sob: :face_with_symbols_over_mouth:

Acho que aqui é o lugar certo para esclarecer essa dúvida, tendo em vista que vários colegas que participam aqui, são criadores de conteúdo @Dio, @Jedi_Fonseca, @henriquead7, @alesonmedeiros

1 curtida

Olá @D3N1S tudo beleza?

Edição e conversão de audio/vídeo são assuntos bastante vastos e que escondem algumas armadilhas ao longo do caminho. Temos alguns conteúdos que pode te ajudar a preparar seu OBS e ser mais produtivo.

Aqui tem um guia muito completo para configurar o OBS de ponta à ponta e aqui temos uma preset de exportação de conteúdo usando o Winff.

Mas adiantando um pouco, uma das formas de você reduzir o tempo seria utilizar a codificação via GPU (Nvenc) mas não consegui confirmar se esse recurso está disponível nessa placa de vídeo (mas me parece que não). Tirando isso, outros paliativos seriam diminuir um pouco os bits de áudio e na pior das hipoteses usar 480p ao invés de 720p.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

@eddiecsilva, quanto ao OBS Studio, estou mais que satisfeito com a qualidade/tamanho do arquivo final.

O grande problema esta mesmo na parte de exportar o vídeo, o pior deles o tamanho final do arquivo, fora o elevado tempo de renderização…

Vou dar uma olhada, obrigado!

Algum valor específico, para um bom resultado?

No vídeo do OBS o Dio sugere algo entre 6000 para streaming e 15000 para captura local. Possivelmente o número mágico é próximo desses exemplos.

Mas lembro que até não muito tempo atrás eu capturava com 2500 e não era exatamente ruim.

:vulcan_salute:

1 curtida

Dei uma olhada na taxa de bits de áudio do HandBreak, que utilizei para comprimir o arquivo de 4,24GB para incríveis 433MB, e o padrão é 160, não tenho nada a reclamar do áudio, na próxima vez que for usar o OBS Studio e o Shotcut irei usar esse valor em ambos para ver como fica o resultado final. :vulcan_salute:t2:

Nunca usei o Shotcut, mas em termos de conversão de vídeo via CPU o maior vilão é o presset de uso de CPU, seguido da qualidade como um todo, índice de qualidade quando o bit rate é variável, outra coisa é tentar marcar ali usar codificador via hardware. como @eddiecsilva falou, usando assim a GPU, pode ficar mais rápido, mas costuma afetar com peso ou o tamanho ou a qualidade do vídeo.

1 curtida

@romulopb, irei marcar tal opção e ver se da alguma diferença significativa no tempo de renderização!

image

Usando a opção de “Codificador via hardware - h264-nvenc” e alterando a taxa de bits para 160k, o resultado foi catastrófico, o tempo de renderização foi de 2h10m e o tamanho do arquivo final 4MB. :sweat_smile:
Resumindo, um arquivo sem vídeo e sem áudio! :stuck_out_tongue_winking_eye: :face_with_symbols_over_mouth: :hear_no_evil: :see_no_evil: :poop: