ola, estou em duvida entre xanmod ou o kernel generico do zorinOS e queria pergunta a vcs se podem me recomendar um kernel para essas configs
sistema:zorinOS
cpu:i3-6100U
kernel atual:6.17.0-35-generic
ssd:480gb
ola, estou em duvida entre xanmod ou o kernel generico do zorinOS e queria pergunta a vcs se podem me recomendar um kernel para essas configs
sistema:zorinOS
cpu:i3-6100U
kernel atual:6.17.0-35-generic
ssd:480gb
o melhor kernel é o padrão da sua distro preferida. um kernel tipo xanmod só é indicado se você tiver alguma exigência muito específica. fora isso, deixe do jeito que está.
Só reforçando.
Só troque o kernel se tiver problemas de compatibilidade, lentidão, bugs etc. Se estiver tudo funcionando normalmente só deixar como está. Se trocar, a chance de piorar é muito maior do que melhorar hehe. Time que tá ganhando não se mexe.
isso mesmo. o mais provável é que não haja ganho nenhum de desempenho. só se tiver realmente uma necessidade muito, mas muito específica. o kernel do zorin já é muito otimizado. creio que você não conseguirá nada mais significativo em termos de desempenho.
mas vc pode instalar, por curiosidade. pode até deixar no seu zorin. mas não espere milagres.
Salve, tudo bem contigo?
De forma geral, usar um kernel novo acaba sendo mais benéfico para hardwares mais recentes - porque são adicionados suporte para tecnologias novas que não existem nos processadores antigos e nem sempre essas tecnologias são portadas para versões antigas do kernel.
Apenas trocar o kernel não vai realmente fazer algum milagre pelo desempenho do seu computador, este teste abaixo mostra alguns exemplos de como a diferença de desempenho nem sempre é tão fácil de identificar.
Se tiver alguma dúvida específica sobre isso, é só compartilhar aqui.
![]()