Qual ROM de Android vocês me recomendam? (Privacidade)

Estou escolhendo uma ROM para Android focada em privacidade e mínima, mas o foco mesmo é privacidade. Achei duas as mais legais, GrapheneOS e CopperheadOS. GrapheneOS por não ter nenhuma app ou serviços do Google pré-instalados, foi a que mais me cativou.

Tem ainda o LineageOS que parece mais consolidada.

Aparentemente estas ROMs podem ter alguma incompatibilidade com apps do ‘Google Play Store’, inclusive os bancários, alguém pode me esclarecer se isto procede.

O que acham?

2 Curtidas

A antiga eelo (atualmente /e/) segue uma proposta parecida.

E Foundation

2 Curtidas

GrapheneOS tem suporte apenas para um número limitado de aparelhos (Google Pixel, basicamente) e não pude testá-lo. Mas, aparentemente, funciona como outras ROMs que já usei, mas com maior foco em segurança.

CopperheadOS é closed-source, pago e também suporta apenas o Google Pixel. Logo, precisa confiar na palavra neles, o que acredito não se enquadrar muito na busca por privacidade.

Lineage é universal, funciona em tudo kkk

Os aplicativos bancários devem funcionar, mas é complicado dizer sem testar. Quando eu estava usando uma ROM sem os serviços da Google, não tive problemas com Itaú e Nubank. Acredito que apenas os apps da própria Google ou que tenham alguma integração fundamental com ela apresentem alguma incompatibilidade.

1 Curtida

só de usar a play store você tá cedendo dados de graça pra Google, não tem maneira de escapar disso a não ser não usar a mesma e usar alternativas como a aurora store + microg ou simplesmente não usar
Independente da rom, usando os apps da Google não tem escapatória

1 Curtida

Seu esclarecimento foi muito pertinente, obrigado.

Sei que é muito difícil eliminar a vigilância imposta, principalmente por conta da dependência gerada destes softwares, entretanto algo precisa ser feito, talvez não elimine o problema, mas deve haver uma redução dos dados fornecidos.

É traçar uma linha e forçar cada vez mais uma reversão desta situação indecente.

O ideal mesmo era poder instalar uma distro Linux para mobile - mas por enquanto, fica no sonho (aqui no Brasil); as empresas e comunidade ainda não se mexem pra isso, o que é uma pena

Replicant os 100% livre

1 Curtida

Parece que falta incentivo… Não sei como anda este projeto, aparentemente não é animador, olhei o GitHub deles e não há atualização há 3 anos.

Ubuntu Touch é um sistema operacional grátis de código-fonte aberto para smartphones e tablets. É uma alternativa aos sistemas operacionais móveis mais populares do mercado. É compatível somente com alguns dispositivos.

1 Curtida

eu não acho que vc precisa de uma custom rom pra ter privacidade honestamente
bloqueou todas as permissões de todos os apps e desinstalou os apps que vc acha que são perigosos, pronto! não precisa de mais nada

eu uso a LineageOS atualmente só porque é o mais atualizado (meu aparelho tá parado no android 8, com a custom rom eu consigo usar o android 10, e o 11 tá vindo pra ele)

procede, o que acontece é que a google criou o chamado “safetynet” que é umas apis que ajudam a descobrir se o telefone foi “violado” ou não, se vc tem bootloader desbloqueado ou tem root (e não atende a alguns outros requísitos), alguns aplicativos vão deixar de funcionar pra vc, como o pokémon go por exemplo. MAAAAAAS como estamos falando da informática e tudo é possível, existem custom roms que fazem umas trapaças e conseguem enganar essa api (apesar de que vc pode só atender os requísitos que a api quer, mesmo nas custom roms)

problemas com custom rom até agora só tive com o banco next, os outros bancos (banco do brasil, nubank e inter) todos funcionaram normalmente
e claro, tem o netflix e o ifood também que não deixa vc nem baixar da play store

1 Curtida

Você afirma isto porque o Android é um sistema Open Source, e algum código suspeito seria notado uma hora por alguém e certamente não seria implementado? Seria isto?

Mas estes Android’s OEM são confiáveis tratando-se de idoneidade?

Eu não confio.

na verdade nem pensei isso, eu tomei em conta meu motorola (costuma-se dizer que motorolas usam um android bem perto do puro), pensando por outro lado realmente tem uns androids bem suspeitos (o xiaomi da minha irmã tem propaganda nos apps da própria empresa, é ridículo)