Qual o segredo da leveza do ChromeOS?

Se o Chrome é pesado e o ChromeOS usa a base do navegador (+ kernel Linux) qual o segredo de sua leveza? Os “genes” do Gentoo (otimização) ou o fato de muita coisa rodar em nuvem?

2 curtidas

O Chrome OS joga tudo que é possível pra RAM isso somado a melhorias no próprio shell, o protocolo gráfico são pelo menos 90% do motivo

2 curtidas

Semelhante ao que Puppy faz? Quem você diria que é mais leve um Puppy ou um ChromeOS?

Acho que é graças a otimização no código focada pra computadores com baixo recurso computacional (provavelmente obtido pela experiencia da equipe de desenvolvimento no Android)

1 curtida

Instale a versão mais leve que você conseguir encontrar do Linux e depois remova todos os possíveis bloats que ainda sobrarem nessa versão, depois instale o Chrome e use apenas o Chrome para fazer tudo, está ai a sua explicação.

Claro que isso é uma explicação grosseira, mas a verdade é que o que temos no Chrome OS no seu âmago, realmente é um kernel com quase mais nada, que apenas serve de “cama” para o navegador e alguns outros serviços para virtualização de programas de outras plataformas, como Android.

6 curtidas

Fora os méritos do Gentoo, eu até gostaria de ver um Alpine + Chrome, porque não vai ser muito diferente disto.

Você acha o Alpine tão leve quanto dizem? “Inquebrável” sabemos que é pela modularidade.

É a base de containeres docker.
A versão básica tem em torno de 5 MB, já a instalação por volta de 130MB.

1 curtida