Qual o estado atual dos drivers da NVIDIA, especificamente nas placas da linha RTX (Séries 20, 30, 40 e mais recentes).
Nos últimos tempos, vimos movimentações importantes no ecossistema da NVIDIA no Linux, como a adoção massiva dos módulos de kernel abertos (Open Kernel Modules), melhorias contínuas no suporte ao protocolo Wayland e avanços nos drivers abertos.
No entanto, para quem está no dia a dia usando uma RTX — seja para jogos via Proton/Wine, edição (CUDA), a experiência prática ainda varia bastante?
Desde 2019 uso GPUs Nvidia no Linux por conta do trabalho e o resumo é que hoje está mais fácil do que nunca - principalmente se você está nestas séries que ainda são suportadas.
Séries com Suporte Ativo Completo
GeForce RTX Série 50 (Arquitetura Blackwell)
GeForce RTX Série 40 (Arquitetura Ada Lovelace)
GeForce RTX Série 30 (Arquitetura Ampere)
GeForce RTX Série 20 e GTX Série 16 (Arquitetura Turing)
O status das gerações anteriores já não é tão bom, séries GTX 900 (Maxwell), GTX 10 (Pascal) e a TITAN V (Volta) encerraram o recebimento de novos recursos e otimizações ativas de jogos (Game Ready), passando a depender estritamente de atualizações trimestrais voltadas apenas para correção de segurança (com suporte previsto até outubro de 2028).
Bases grandes como Arch Linux, Fedora, Debian, Ubuntu fornecem maneiras práticas de instalar os drivers para as GPUs que ainda possuem suporte, mas se você está usando uma GPU sem suporte provavelmente vai ter dores de cabeça para conseguir uma boa experiência ou vai precisar usar alguma distro focada em hardware antigo que ainda continue oferecendo os drivers necessários por conta própria. Em alguns casos, o Noveau pode ajudar a dar uma sobrevida para GPUs não suportadas mas a perda de recursos será grande na maioria dos casos.
Uma parte grande do meu trabalho é edição de vídeo, o que exige muito da GPU e depende totalmente da aceleração via CUDA. E ao menos na minha experiência com o Davinci Resolve e o Shotcut, o Linux entrega um desempenho muito superior em qualidade e estabilidade quando comparado com o Windows.
Sobre jogos, a conversa é um pouco mais complexa: vejo muitos relatos de perdas de desempenho em relação ao Windows, então, se o seu perfil é ser aquele gamer que luta pelo máximo de frames possível a todo custo pode ser que em algumas situações você se fruste. Porque muitos recursos que existem no app oficial da Nvidia e que no Windows você ativa com 1 clique são bem mais complexos de ativar no Linux ou talvez, ainda nem sejam suportados.
Minha experiência com jogos tem sido ótima, atualmente eu tenho uma 5070ti e jogo num monitor 4K 60FPS, mas minha primeira Nvidia foi uma 1650 e depois uma 3060. Jogo de forma casual e tirando os jogos que sabidamente não rodam por conta de tecnologias anti-cheat eu não me recordo de algo que eu tentei jogar e não funcionou bem. Jogo com frequência No Mans Sky, Path Of Exile, Cyberpunk 2077, Marvel Rivals, Counter Strike 2, Forza 5, Skyrim, Warframe, The Division 1/2, FarCry Primal, Monster Hunter, entre outros títulos - todos rodaram muito bem depois que ajustei de acordo com as limitações do meu hardware.
Só para dar contexto: atualmente uso Debian 13 com Plasma e Wayland, mas frequentemente experimento outras distros e raramente encontro problemas com os recursos básicos.
@eddiecsilva já pensou em criar um script bash ou python para o design especificamente fazer instalação dos drivers nvidia, automatizar todo aquele processo do vídeo que você postou?
Você já usou ele para esse método de instalação dos drivers nvidia e como foi ?, motivo da pergunta é pelo fato de durante o uso do linux com nvidia e gráfico híbrido sempre deu problema, nesse caso apenas olhando para instalação do driver nvidia ele pode teve algum problema ?
Tenho usado o Linuxtoys frequentemente nos últimos meses, provavelmente meu próximo Frankendebian vai usar bastante dele.
A instalação do driver da Nvidia é tranquila, já testei no Debian várias vezes. Ainda não experimentei em outras distros.
P.S.: esqueci de citar gráficos híbridos, eles de fato são um problema. Na maioria dos casos, a melhor opção para ter uma experiência mais tranquila é desativar o integrado e usar apenas o dedicado - nós cenários onde isso for possível.