Qual o melhor shell: BASH, ZSH ou FISH? Entenda as diferenças!

BASH, ZSH e FISH são os 3 shells mais populares do mundo Linux e até o macOS. Hoje você vai conhecer as diferenças entre eles para conseguir saber qual o melhor shell para o seu uso!

2 curtidas

Foi muito bom, aprender que o ZSH e o FISH oferecem mais recursos e são mais “modernos”.

Como “mero usuário”, o Shell foi uma das coisas que mais demorei a entender – ou “realizar”, como dizem os anglófonos. – Afinal, adotei sempre o princípio de só aprender o que preciso, e somente quando preciso.

O chroot, por exemplo, vi falar inúmeras vezes, nas revistinhas sobre Linux, pelo menos desde 2001 – mas me recusei a lidar com aqueles rituais satânicos, e só instalei meu primeiro Linux em 2007, quando o Kurumin já oferecia um Live CD que se auto-configurava + um instalador ao alcance do comum dos mortais. – Só em 2019 vim a fazer um chroot, ao instalar o Arch pelo método “BTW”, e finalmente “realizei” o que era o chroot, o que fazia, para quê servia.

E foi na 2ª instalação “BTW” do Arch que me vi confrontado com o ZSH. – Eu tinha trazido o bash_history da 1ª instalação, para “povoar” logo o bash_history da 2ª instalação – de modo a usar as setas para cima e para baixo, e apenas alterar o que fosse necessário (diferenças de hardware).

A 1ª instalação tinha durado 2 horas, lendo os comandos num caderno, digitando (com direito a erros), tirando fotos da tela etc.

A 2ª instalação demorou 4 horas – graças a uma gracinha que a ISO do Arch fazia com sua vítima iniciante (não sei se ainda faz!): – Aquilo ali não era o BASH nosso de cada dia, e sim, “um tal de ZSH”.

• Descobrir que aquilo era ZSH…
  • Descobrir “que diabo é ZSH”…
  • Tentar “povoar” o histórico do ZSH…
  • Descobrir que o histórico do ZSH ficou engasgado com o conteúdo do bash_history
  • (tentar mil cositas más)
  • (descobrir mil cositas más)
  • … até descobrir que bastava comandar exec bash – ou apenas bash – para voltar ao mundo conhecido dos últimos 12 anos!
  • Ufa…!

Por sorte, naquele momento eu estava com 2 celulares – pois seria mil vezes mais chato, tentar pesquisar na Web e fotografar os resultados de mil tentativas – com 1 só.

Além de não “incorporar” o bash_history da instalação anterior, o history do ZSH só exibia os 4 comandos mais recentes. – Só depois descobri que precisava comandar history 1, para exibir o histórico desde o início.

Em todo caso, consegui fazer a instalação – em 4 horas – contra as 2 horas da instalação anterior.

Na semana seguinte, só de raiva, instalei outro Arch Linux (em outras partições) – em 2 horas.

Bastava comandar bash, para voltar ao “mundo normal”.

2 curtidas

Pra mim ter um shell onde você se sente muito bem, usei ZSH, Fish + starship, Agora estou usando um shell que poucos gostam, irei dizer assim, um shell simples e sem frescura, totalmente simples, gosto muito disso