Qual o melhor notebook para rodar Linux em 2020/2021?

Quais as melhores opcões de notebooks hoje para linux? AMD ou Intel?

Quero trocar de notebook, e achei o Asus Zenbook 14 muito prático por portabilidade e tal, mas não permite upgrades, o que acham dele? Pretendo rodar ou o Kubuntu ou o Pop Os.

1 curtida

Depende muito. Qual o uso que você vai fazer? Jogos, office, web? Além dessas questões, também há a compatibilidade de hardware, eu por exemplo, uso um Lenovo Ideapad S145 com Ryzen 7, e das distros que testei nele, havia algumas coisinhas que causavam certo incômodo, no Pop!_OS ele demorava muito para encerrar, e devido à interface GNOME, ficou pesado demais pra memória RAM. Já no Manjaro, sempre ao iniciar ou desligar, ele dava erro na hora de salvar o estado de brilho da tela (algo que nem afeta muita coisa). O que eu mais recomendo é ver notebooks que já foram testados com a distro, no geral os sites das distros disponibilizam uma lista enorme com notebooks que rodam ela sem problema nenhum. Caso não ache nenhuma lista, tente pesquisar com palavras chave, como: notebook+asus+zenbook+14+kubuntu
Caso ache bastante coisa sobre, é um ótimo sinal, significa que muitas pessoas já testaram e se tiveram algum problema, este já foi solucionado.
Outra boa opção é procurar por notebooks que já venham com algum sistema de base Linux instalado, além de te salvar alguns bons reais, também serve como garantia de que um sistema Linux roda nele.
Minhas recomendações são os notes da linha Thinkpad da Lenovo. Espero ter lhe ajudado.

3 curtidas