Qual o melhor linux para recuperar arquivos de um SSD estragado?

Eu estava usando um ssd nvme m.2 no meu notebook com o windows 11, onde eu guardava meus arquivos pessoais. Porém, o notebook às vezes não detectava o ssd e não iniciava o sistema, e eu não sabia o motivo. Um dia, o ssd parou de funcionar de vez e eu fiquei sem acesso aos meus dados.

Para tentar recuperá-los, eu comprei um adaptador portátil de nvme e conectei o ssd em outro notebook (Como se fosse um pendrive). Os arquivos apareceram, mas quando eu tentei abri-los, o computador travou e mostrou uma mensagem de erro.

image

Eu me lembrei de que um amigo me dizendo que o Linux poderia acessar um HDD melhor do que o Windows. Isso é verdade? Eu consigo recuperar os dados do meu SSD pelo Linux? Qual é o procedimento? Qual distro é mais adequada para essa situação?

Manda para uma loja especializada em recuperação de dados, é a minha sugestão, mas se não tem condições você pode tentar usar ferramentas gratuitas para isso.

1 curtida

Opa, tudo bem?

Esse é uma afirmação meio abrangente, mas Linux pode ajudar eventualmente sim.

Qualquer sistema em modo live (antes de instalar) pode tentar te ajudar a acessar HDs de outros sistemas, o Linux Mint pode ser uma boa opção, mas pode ser qualquer uma, realmente.

Existem distros voltadas a clonagem de disco e recuperação também, como o Rescuezilla:

https://www.youtube.com/watch?v=NvZa_PsKjLU

Além disso, existem diversas ferramentas que podem ser instaladas em qualquer Linux praticamente para recuperar dados e fazer reparos: Top 20 Best Linux Data Recovery Tools to Recover Deleted/Corrupted Files | DigitalOcean

Boa, sempre uma opção também se forem dados extremamente importantes.

@Dio @aguamole Nossa eu to tão chocado com o Linux, eu nunca havia usado antes, e assim eu já tinha tentado de tudo no windows pra recuperar os arquivos, até paguei por programas, fora outros esquemas e no Linux acessou de primeira, meu deus, como assim? Eu baixei o Linux Mint, eu só achei estranho que fica uma barra preta em cima, estou pensando em baixar o ubuntu, ouvi falar que é a referencia dos linux, vou começar a usar pra ver melhor, por que eu gostei muito da experiencia, obrigado pela ajuda pessoal!

1 curtida

Sorte sua que é SSD, no meu caso perdi dados importantes num HDD que morreu, ele até liga mas não acessa nada, nem adianta usar Linux.

Ja aconteceu isso comigo e eu tinha todas as fotos da minha infancia e adolescencia, pensa num odio

Qual o jeito de ver a saude do NVME no fedora, quero ver se o meu nvme ainda da pro gasto

Kaisen Linux

1 curtida