Qual o melhor desktop na sua opinião?

Eu acho que o gosto por desktops é bem relativo e depende da pessoa. Tanto que por isso existe a briga de quem gosta do KDE e de quem gosta do GNOME kkkkkk
É que ultimamente eu ando indeciso sobre qual desktop escolher. Não sei se uso GNOME, não sei se uso KDE, não sei se continuo no Cinnamon… parece que nada tá perfeito. Qual é a sua opinião sobre o melhor desktop?

Eu gosto do KDE por conta da sua capacidade e facilidade de customização. Sempre me atendeu muito bem.

Vixe… você tá perguntando se a melhor religião é X, Y, ou Z…! – Isso não costuma dar certo.

Minha opção pessoal, particular – válida apenas para mim apenas para "o meu caso pessoal!? – KDE Plasma.

Mas, cada caso é um caso. – Cada pessoa, é uma pessoa.-- E a beleza do “software aberto e livre” (FOSS), é que cada um de nós pode escolher o que achar melhor, e fazer o que bem entender.

KDE Plasma aqui tb. Gostei muito do Cosmic, e do Cinnamon. Gnome pra mim só com várias modificações (a lá ZorinOS).

[ ]'s

vai depender do gosto/uso/hardware…
atualmente estou testando para hardaware antigo,
mas nao muito, seria de 2010,
mas pode ser para hardwares mais novos…

tenho tendencia a KDE, mas pode ser qq um :goblin:

Isso depende muito do seu fluxo de trabalho.

Eu, pessoalmente, gosto muito da GNOME justamente por conta da workflow dela (como os workspaces dinâmicos e o canto ativo), isso foi algo que eu tentei replicar no KDE, mas não fiquei contente com o resultado, infelizmente.

Então assim, embora eu não concorde com muita coisa que a GNOME faz, como não fornecer suporte nativo a ícones na maldita área de trabalho e nem muita customização (nativamente) a workflow dela ainda é o que me prende.

Se tiver um ssd extra, eu lhe diria pra dar uma testada em cada uma e ver em qual você se adapta melhor.

Olá @admzinhu,

Eu já usei algumas, gosto bastante do KDE, por sua personalização e por se parecer bastante com o Windows, gosto também do gnome, com 2 ou 3 extensões para dar uma melhorada, hoje uso o cinnamon com algumas personalizações, e estou gostando da experiência.

Abraço.

Depende do que você quer. Se você usa uma distro que se atualiza continuamente, o Gnome é a pior escolha possível.

Já se você usa uma distro em que os pacotes tem grandes atualizações a cada versão da distro, pode ser que o KDE não seja uma boa escolha.

Pessoalmente, a minha escolha pessoal são duas: Openbox (pela possibilidade de personalizar do zero) e o XFCE (pela simplicidade do ambiente).

O meu primeiro sistema operacional foi windows XP e acabei acostumando com o ambiente classico de barra embaixo o botão de menu no canto esquerdo etc. então usei ubuntu unity com meu primeiro contato com linux acostumei muito com a barra na esquerda, depois que testei ubuntu com gnome não consegui acostumar pq parece que a barra na esquerda do unity não ocupava muito espaço de tela, gnome com extensão pra mim é um eterno Frankenstein.

Depois testei o mint com cinamon, mas sentia que o computador ficava muito pesado comendo memória.

Desde então migrei pro Kubuntu e nunca mais sai.

GNOME. Pra mim atende tranquilo.

Boa tarde,

Eu já experimentei um pouco de tudo dos DEs

Usei Gnome 2 e era bem tranquilo mas depois que mudou para o 3 deixei de gostar

Houve um boom no íncio do KDE 4, fiquei lá uns tempos, era excelente, com imensas possibilidades de personalização … mas desde que deixou de mostrar o systray com Xorg, também o abandonei

Agora tou no XFCE, é super leve, estável e personalizável.
Tem a vantagem que não é tão volátil a mudanças, a única desvantagem é que as atualizações para o XFCE são poucas, mas como é mais estável prefiro !

Boa tarde, galera. Sem sombra de dúvidas o melhor DE é o Gnome! Mesmo sendo preciso se valer das extensões para realizar customizações, ainda assim é, indiscutivelmente, o melhor DE de todos! O Gnome não é apenas uma UI (interface gráfica), mas sim todo um ecossistema de UI + softwares criados para ele, inclusive com mentiria aos desenvolvedores a fim de tornar uma experiência padrão em todos os softwares da gnome core e da gnome circle!

Isso não quer dizer que o KDE Plasma não seja bom, muito pelo contrário, é um ótimo DE, todavia, ainda abaixo do Gnome.

O XFCE é um excelente concorrente, todavia, ainda precisa se adequar totalmente ao Wayland. Uma vez que isso ocorra, baterá de frente facilmente com Gnome e KDE Plasma!

Verdade, quem puder/quiser dar uma “sapeada” pelo universo gnome:

Isso depende do que você pretende usa uma distro para o uso no seu dia-a-dia. Escolha uma distro encaixe e remove algumas coisa necessárias.

No meu caso uso para programação e raramente eu jogo. Então preferir o Fedora 44 GNOME (depois de testa várias distro) tive problemas de desempenho com Fedora mesmo com 16G RAM ele travar 40%-50% por causa do meu fluxo de trabalho.

Então removi/desinstalei placa de vídeo RTX 3050 por causa do drive proprietário e o sistema está perfeito para mim agora.

Meu conselho é:

• escolha uma que ajuste a você.
  • deixa o mais universal possível caso um dia queria mudar de distro.
  • anotar as configurações ou instalações que são importantes e específicas para você, isso ganha tempo. (Eu passei 1h só para tenta lembrar extensão específica, se eu tive anotado era outra história)

Hoje prefiro KDE Plasma, no dia que background apps funcionar para todos aplicativos não somente flatpak testo o gnome denovo :grin: .

Enlightenment desktop e Pantheon desktop.

Pra mim é o KDE… Sempre tem boas novidades e tudo o que preciso já vem nativo na DE, já o Gnome pra ficar minimamente “aceitável” preciso instalar extensões de terceiros, e isso não me conformo. Podem falar “Ah, mas o o KDE vem com trocentas opções e personalizações”. Então, você não é obrigado a usar tudo, mas tenho quase certeza que se você quiser usar “algo a mais” já vai ter a opção lá NATIVA na DE. Não fico dependendo de extensões de terceiros.

Mas, vai de cada um… O velho clichê “Você que vai decidir”

Eu aqui uso o Plasma no note pessoal e o Ubuntu Unity no do trabalho. #escolhasaleatorias

Não é bem uma questão de opinião, mas tecnicamente o Desktop mais refinado HOJE no mundo Linux é o KDE Plasma.

Eu particularmente conseguiria trabalhar bem com qualquer uma das mais populares (Gnome, Cosmic, cinnamon, xfce e suas versões modificadas que vem por padrão em algumas distros. Mas o KDE plasma, tem meu coração…