Qual o jeito mais rápido e prático de redimensionar imagens no Linux?

No Windows, quando eu queria redimensionar uma unica imagem eu simplesmente clicava com o botão direito e em “editar” pra usar o paint só pra isso, e quando eu queria redimensionar muitas de vez pra mesma resolução, tinha um progaminha mt simples pra isso.

Qual a melhor alternativa aqui no Linux? As vezes no meu trabalho eu preciso redimensionar mais de 10 imagens de uma vez só pra ficar tudo do mesmo tamanho.

Olha o último vídeo do Diolinux, ali tem 2 apps que mexem em imagens… e tem o Curtail, tbm permite encolher imagens facilmente

1 curtida

Pesquise pelo programa imagemagick

https://itectec.com/ubuntu/ubuntu-how-to-scale-all-images-in-a-folder-to-the-same-width/

$sudo apt-get install imagemagick

$convert -resize 50% source.png dest.jpg
ou
$convert -resize 1024X768 source.png dest.jpg

ou o comando mogrify, mas cuidado esse substitui a imagem original pela nova, algum desses comandos:

$mogrify -resize 960x528 *.png
$mogrify -resize 960 *.png
$mogrify -resize 960x528! *.png

ou um frontend:

1 curtida

Em algumas distros, uso o imagemagick integrado no menu de contexto do Dolphin.

Antigamente, essa integração dependia de um pacote Kim4, mas ele desapareceu de algumas distros com KDE Plasma 5 mais recente.

O PCLinuxOS criou um pacote Kim5, mas é exclusividade dele.

No Arch, ele deve ter desaparecido, pois em Maio tive de instalar / construir pelo pamac.

Para não entupir demais o menu de contexto, habilitei apenas as opções que costumo usar.