Qual o grau de compatibilidade do Google Docs com os formatos proprietários do Microsoft Office?

Sempre utilizei suítes de escritório offlines/locais, já me disseram que a suíte em nuvem do Google tem uma boa compatibilidade com o MS-Office, para quem usa, tem alguma incompatibilidade corriqueira entre os arquivos criados em um e outro, elaborados em formato proprietário da Microsoft como acontece com outra suítes, ou é tranquilo?

Para mim, sempre foi tranquilo.
Não utilizo arquivos muito rebuscados e, para meu uso, sempre teve uma compatibilidade excelente. Sem contar que você pode editar o arquivo DOCX diretamente, sem precisar convertê-lo para gdoc (obviamente, os recursos de edição diminuem).
Mas, 100% mesmo, nem o próprio Office Web lhe garante.

2 curtidas

Diariamente eu faço essa troca entre Docs e Ms office. Comigo a compatibilidade sempre foi muito boa, tanto para docx, xlsx e pptx. Eventualmente aparece algo um pouco desconfigurado no docs, mas no geral funciona muito bem.

1 curtida

Mas, dá para editar de boa o arquivo desconfigurado e colocar tudo em ordem de novo não é?! E problema com alguma macro, recurso de slide, já teve?

Office 360 não tem o mesmo grau de compatibilidade do Ms-Office convencional?

Algo que tenho notado é que os formatos proprietários terminados em “x” (mais recentes) é que são realmente a grande fonte de problema de compatibilidade entre as suites offices, .doc, ppt, .xls, são tranquilos em geral.

Dá pra editar tranquilo, os problemas que enfrentei foram mais em relação a coisas automáticas criadas no word que depois abri no docs, tipo sumário e numeração de seções, e naquela opção de controlar alterações, que fica meio estranho quando eu altero no docs e abro no Word depois.
Não me lembro de ter trabalhado com macros, então não sei te dizer se dá problema, mas imagino que possa acontecer.
Só uma ressalva que o editor de planilhas do docs é muito ruim, melhor fazer no sheets e depois inserir no docs.

1 curtida

Não 100%. As ferramentas de edição são também um pouco limitadas (como configurações de tabelas no Word, por exemplo).
Mas se você, como eu, usa documentos não muito rebuscados ou planilhas básicas e apresentações sem pretensão de concorrer ao Oscar, diria que estará bem servido com o Google Docs ou com o MS Office Web.

1 curtida