Edge: leitor de PDFs
Usei o Google Chrome a minha vida inteira e sempre me atendeu perfeitamente. Mas, essa semana, resolvi experimentar o Firefox e estou me saindo muito bem com ele. Vou passar um mês usando o Firefox e depois deliberar sobre qual dos dois me atende melhor. Enfim, se ambos me atenderem perfeitamente bem, optarei por ficar no Firefox por (teoricamente) respeitar mais minha privacidade e por acha-lo mais personalizável.
Firefox.
Estou gostando bastante do desempenho no meu ubuntu.
Estou ficando meio cabreiro com as coisas que o Google fica armazenando dados nossos. kkk
No meu desktop, eu uso simultaneamente o Firefox e o Vivaldi, mas na verdade, tenho um leque maior de navegadores, principalmente para situações em que estou trabalhando com muitos dados e mapas e acabo ficando com pouca memória. Por exemplo, os mesmos feeds RSS que eu tenho no Firefox pelo Feedbro, também tenho no newsboat
, que está configurado para abrir links no w3m
. Em algumas situações, uso o SeaMonkey e evito tanto o Firefox quanto o Vivaldi. Se eu preciso listar os links de uma página, para, por exemplo, fazer um download massivo pelo wget
, utilizo o lynx
.
Poll atualizada:
- Google Chrome
- Firefox
- Vivaldi
- Brave
- Microsoft Edge
- Chromium
- Outro
0 votantes
Já atualizei
Obrigado!
Escolhi há uns 10 anos, e não lembro os motivos exatos. Eu ainda usava muito o Windows, e o hardware parece que “envelhecia” rapidamente, ano a ano, ─ em parte, porque os sites também foram ficando cada vez mais abusivos (e eu ainda não usava bloqueador).
Eu já tinha trocado o Internet Explorer por Netscape, Opera, Chrome, Firefox. ─ No Linux (começando a engatinhar), eu já tinha usado Konqueror, Iceweasel, entre outros, sem problemas.
Mas em dualboot (Windows + 2 distros), eu precisava sincronizar os Bookmarks, e isso reduzia as opções.
A certa altura, achei que o Chrome forçava menos do que o Firefox, ou criava menos problemas, ou rodava mais redondo.
Não lembro exatamente quando passei do Chrome para o Chromium. Sei que em 2012 eu já usava o Chromium, porque tive problemas com ele no Debian, e voltei ao Chrome. Tempos depois, o repositório “sumiu” da configuração do Debian, e acabei trocando o Debian pelo Mint.
Não fazia sentido usar Chrome, se todas as distros que eu conhecia na época ofereciam o Chromium nos repositórios-padrão.
Depois de começar a sincronizar os Bookmarks, ficou difícil usar outro navegador, pois primeiro eu teria de exportar os Bookmarks, depois importá-los no Firefox, em seguida sincronizar o Firefox, para poder usá-lo também nas outras distros… ─ E se eu acrescentasse meia-dúzia de novos Bookmarks no Firefox, teria de fazer a operação inversa, ao voltar ao Chromium. ─ Resultado: hoje só uso Firefox raramente, e pelo menor tempo possível. Se preciso guardar um link, copio para um arquivo TXT. Dá menos trabalho.
Portanto, nenhum problema com o Firefox, que eu me lembre. Só questão de não complicar minha vida.
Eu acabei contornando esse problema usando um site chamado Bookmark OS.
Então, no trabalho eu uso Google Chrome Enterprise (por obrigação), em casa (no computador pessoal) eu uso o Firefox.
Teve um tempo atrás que eu era um dos puladores de Navegadores (testei até alguns made in China) mas devo dizer que os únicos que me agradaram foram o Chromium e o Firefox.
O Chromium é simples e compativel com tudo (que eu testei).
O Firefox pra mim ele é “O CARA”, eu adoro ter opções de customização isso o Firefox tem de sobra, quando falo em customização não me refiro apenas a aparência do mesmo mas sim a um up de funcionalidades/plugins, mas provavelmente o principal motivo deu continuar no Firefox é o “Modo Desenvolvedor” que me atende completamente e eu gosto mais deste modo do Firefox do que o do Chrome ou Chromium e outro motivo é que já faz tantos anos que uso o Firefox que eu simplesmente sei resolver qualquer problema que aparece e até hoje ele nunca me deixou na mão seja em quesito de compatibilidade, desempenho ou segurança.
Um ponto importante: eu sou o tipo de cara que sempre trabalha com umas 10 abas abertas no navegador, nos últimos testes que realizei (a uns 6 meses atrás) o Firefox consumia menos RAM do que o Chrome/Chromium, o Chrome/Chromium só consumia menos RAM se fosse para trabalhar com no máximo 3 abas abertas.
Uso Firefox. Pra fazer o download do Chrome e do Edge.
Cadê a opção “Min”?
Acabei de achar a mesma função no Edge de Linux (Perfis) e passei essa semana testando substituir o Chromium pelo Edge no meu uso.
Só pelo fato de ele não passar um tempão iniciando (problema que o Chromium tinha mesmo depois de eu tirar praticamente todas as extensões e migrá-las pro FF) já era um plus pra mim, e pelo visto ele está segurando as pontas mesmo sendo uma versão beta (Ok, é um browser Chromium, a única coisa beta para Linux aqui é o anotador de PDFs).
Nesse ritmo daqui a 3 polls vamos ter a opção “Baixo a página com wget e filtro o texto com o Emacs”.
¨Vou até os servidores que hospedam a página desejada, conecto um cabo USB do Data Center ao computador e procuro o index que desejo, depois filtro o texto manualmente abrindo os arquivos e os editando¨
Onde está o Netscape nessa pesquisa?
Que legal! Achei até um mapa cronológico do FF e outros navegadores:
https://foxkeh.com/downloads/history/history-original.pdf