Tenho um irmão com paralisia cerebral. Ele tem 42 anos, mas um intelecto de criança por volta dos 7 anos, não alfabetizado. Ele ama computador, tablet e outro gadgets, mas usa essencialmente para joguinhos e vídeos.
Ele possui um notebook emachines e443-0850 bem fraquinho com cerca de 2gb de ram.
O Windows 10 reclama mto nessa máquina. Já tentei várias distros linux, mas carece de jogos que ele gosta que são típicos dos existentes no Android. Agora instalei o Cloudready que é baseado no Chromium OS, mas como é um sistema majoritariamente para nuvem, acaba ficando mto dependente da internet.
Queria dicas de vocês para um sistema ou outras possíveis soluções para o notebook do meu irmão.
Zorin OS educacional, Escuelas Linux (em castelhano e inglês somente)
E alguma forma simples de portar apps android de forma simples, mas nem ideia de como fazer
Até o ambiente Xfce do Zorin ficou meio enroscado nesse notebook.
Dei uma olhada nos programas incluídos na versão Educacional do Zorin, ele compõe essencialmente softwares educativos para programação e outras coisas mais técnicas, mesmo sendo personalizado para jovens.
Lamentavelmente o Edubuntu acabou, era uma bela distro. O Linux Educacional, feito pelo governo, não tem nova versão desde 2017, e parece que não é nem um pouco leve. Mas vale a conferida… https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/instalacao/
Mds Linux educacional é voltado para a educação não para acessibilidade.
É preciso saber os jogos que você quer colocar na maquina.
Quais jogos seria esses?
A acessibilidade eu não sei que tipo de acessibilidade que é preciso no sistema para o seu irmão.
Eu só sei 1 que é o Horca mais ela é para cegos.
Meu irmão não precisa tanto de recursos de acessibilidade. Ouve e enxerga até melhor que eu rsrsrs… ele só tem um certo comprometimento na coordenação motora, mas consegue usar até um touchpad , ah, ele tbm tem comprometimento intelectual como eu havia dito.
Ele gosta mto de joguinhos como de corrida, simulação de estacionamento de carros, quebra-cabeças, memória, estilo mario bros e esses famosos de Android tipo candy crush, de bolhas, etc.
Dá também para instalar o Sugar em várias distribuições tradicionais.
Há também a opção de instalar o Puppy e seus derivados que são leves, amigáveis para crianças e tem um visual bem convidativo dentro do perfil.
Outra opção, mas não sei quão fácil e utilizável é esse setup, é o Crouton, que permitiria instalar e utilizar apps locais feitos para Linux de desktop (a base é o Debian original, até onde eu me lembro). Isso seria mais para suplementar, porque a variedade desses joguinhos bestas na Play Store é imbatível.
Tem um tal de Kgoldrunner é um joguinho de puzzle que vai ficando mais difícil com o passar do tempo.
Tem este que é de memoria ele vai ficando muito dificil de acordo com que vai acertando a ordem dos sinais visuais Blinken é preciso prestar muita atenção porque o jogo vai rodando ate você uma hora errar.
E tem esse é um daqueles joguinhos de da plataforma “mine game” antigos que a molecada ficava jogando na rua é muito bom Tetris só que é claro eles melhoraram a aparência do joguinho.
As distribuição Linux são muitas as que você pode usar.
Tenha em mente que como o Ubuntu e suas variantes é a mais usada é a que você mais vai achar tutoria na internet.
Infelizmente não existe nenhum, todas as distros mesmo as mais infantis são pensadas para pessoas neurotípicas, pessoas com TDA/TEA/DI são negligenciadas, do mais perto foi o Sugar, mas a interface não é nada convidativa, parece um MVP muito bonito:
Você pode experimentar ele sem instalar pelo navegador aqui
Olha, olhando por esse lado, tem algo que vale a pena tentar, tem um programa chamado GCompris, ele é uma suite completa, tanto infantil quanto educacional, olha a tela de início:
Ele pode ser instalado em qualquer distro, se você achar que vale a pena eu posso abrir um tópico transformando ele (ou tentando pelo menos) numa interface (você liga o computador e ele fica a interface), o único impedimento é precisar de uma placa de vídeo com suporte a OpenGL 2.0
Esqueci de falar, o GCompris tá em inglês só no print, ele tem suporte a português