Qual melhor Linux para ter mais desempenho em jogos (Notebook Fraco)

Primeiramente Boa noite! Sou novo por aqui, então se já postaram algo semelhante ao que eu estou postando, peço desculpa! Meu Notebook é um, Intel Celeron N3060 com uma SSD de 240 e memoria RAM DDR 3 8GB, eu queria saber na opinião de vocês que entendem Linux, qual séria Distro (Acho que é assim o nome) Pra meu Note, queria uma se possível que fosse mais “Focada“ Em desempenho em jogos. O Windows que eu uso é 2h22 “Lite“ (Ele vem apenas com o essencial) Perdão se o posto ficou muito grande. Obrigado pela atenção de todos!

1 curtida

Olá, tudo certo com você? Eu uso Linux a 2 anos e como jogo nele eu posso te recomendar um Pop!_OS para iniciantes e se você for um pouco mais avançado pode usar o Bazzite que é baseado no Fedora e é bem parecido com o SteamOS da Valve

3 curtidas

No caso qualquer versão do Pops?

Bem-vindo @draKath_Noah!

Foco em jogos, eu recomendo o RegataOS ou Big Linux.

2 curtidas

Pelo o que pesquisei, a GPU desse processador não tem suporte ao Vulkan. Minha experiência com jogos no Linux sem esse suporte foi extremamente limitada, independente da distro, funcionando apenas alguns jogos nativos e emuladores.

2 curtidas

Se você quer puro desempenho, recomendo dar uma estudada no Gentoo e ver umas flags de compilação daora p tu explorar, mas em geral eu te recomendaria ir de debian.

Se tu quer uma distro “gamer“ com foco em jogo, testa bazzite ou cachyos.

Olha, leveza é muito redundante.

Mas sempre sugiro começar pelos clássicos como Debian, Ubuntu e o Pop.

Mas, se quiser pesquisar um pouco mais, tenho um projeto que permite estudar as distros como cartas de Yu Gi OH.

Por exemplo: DistroWiki - Comparação de Distribuições Linux para Desktop

Como o amigo Ariel citou acima, sem suporte a Vulkan a experiência fica bem limitada mesmo, compensa mais deixar um Windows 10 com suporte extendido. Vai ficar limitado a emuladores usando OpenGL ou jogos nativos usando o Linux.

Desculpa pela demora, mas eu recomendo a 22.04, a 24.04 ainda está com o COSMIC lançado a poucos dias, e dependendo se você usa Nvidia, pode selecionar a ISO com Nvidia, senão é só a padrão mesmo

Pois então… Eu já sofri demais com isso hehe! esse negocio de “Distro Otimizada para Games” e “PC Fraco” é complicado. Pois distros otimizadas para jogos exigem um hardware melhor. Cara se quer jogar, vai ter que investir num hardware, no demais em PC fraco apenas jogos muito antigos e passatempos.

2 curtidas