Primeiramente Boa noite! Sou novo por aqui, então se já postaram algo semelhante ao que eu estou postando, peço desculpa! Meu Notebook é um, Intel Celeron N3060 com uma SSD de 240 e memoria RAM DDR 3 8GB, eu queria saber na opinião de vocês que entendem Linux, qual séria Distro (Acho que é assim o nome) Pra meu Note, queria uma se possível que fosse mais “Focada“ Em desempenho em jogos. O Windows que eu uso é 2h22 “Lite“ (Ele vem apenas com o essencial) Perdão se o posto ficou muito grande. Obrigado pela atenção de todos!
Olá, tudo certo com você? Eu uso Linux a 2 anos e como jogo nele eu posso te recomendar um Pop!_OS para iniciantes e se você for um pouco mais avançado pode usar o Bazzite que é baseado no Fedora e é bem parecido com o SteamOS da Valve
No caso qualquer versão do Pops?
Bem-vindo @draKath_Noah!
Foco em jogos, eu recomendo o RegataOS ou Big Linux.
Pelo o que pesquisei, a GPU desse processador não tem suporte ao Vulkan. Minha experiência com jogos no Linux sem esse suporte foi extremamente limitada, independente da distro, funcionando apenas alguns jogos nativos e emuladores.
Se você quer puro desempenho, recomendo dar uma estudada no Gentoo e ver umas flags de compilação daora p tu explorar, mas em geral eu te recomendaria ir de debian.
Se tu quer uma distro “gamer“ com foco em jogo, testa bazzite ou cachyos.
Olha, leveza é muito redundante.
Mas sempre sugiro começar pelos clássicos como Debian, Ubuntu e o Pop.
Mas, se quiser pesquisar um pouco mais, tenho um projeto que permite estudar as distros como cartas de Yu Gi OH.
Por exemplo: DistroWiki - Comparação de Distribuições Linux para Desktop
Como o amigo Ariel citou acima, sem suporte a Vulkan a experiência fica bem limitada mesmo, compensa mais deixar um Windows 10 com suporte extendido. Vai ficar limitado a emuladores usando OpenGL ou jogos nativos usando o Linux.
Desculpa pela demora, mas eu recomendo a 22.04, a 24.04 ainda está com o COSMIC lançado a poucos dias, e dependendo se você usa Nvidia, pode selecionar a ISO com Nvidia, senão é só a padrão mesmo
Pois então… Eu já sofri demais com isso hehe! esse negocio de “Distro Otimizada para Games” e “PC Fraco” é complicado. Pois distros otimizadas para jogos exigem um hardware melhor. Cara se quer jogar, vai ter que investir num hardware, no demais em PC fraco apenas jogos muito antigos e passatempos.